quinta-feira, 6 de novembro de 2014

What you see is what you get

Tenho mil e um defeitos. E mil e uma características que provavelmente não são do agrado de muita gente.

Quando partem para cima de mim com arrogância, consigo ser ainda mais arrogante (e uso e abuso da ironia). Sou teimoso até dizer chega. Sou orgulhoso (tem sido o que mais tenho moldado em mim, porque já fui exageradamente orgulhoso... hoje em dia estou bastante mais moderado...). Quando estou magoado/triste/chateado, sou brusco e distante. Tenho um acordar difícil (elevado ao expoente máximo quando acordo com barulho ou com luz, ou quando me falam muito na primeira hora após acordar). Sou refilão. Sou pessimista (mais com os meus botões do que aquilo que demonstro aos outros). Sou ciumento (dentro do limite do razoável - e este ponto vai bater com o próximo). Não tenho paciência para cenas. Não admito que me levantem o tom de voz (ninguém ganha mais razão por gritar) - e sou o primeiro a virar costas quando isso acontece. Não admito que me desliguem o telefone na cara e passo-me por completo. Sou impulsivo e muitas vezes acabo por dizer o que não quero e/ou não penso e/ou não sinto. Sou saudosista. Sou estupidamente ingénuo (já fui mais). Sou asneirento. Tenho uma auto-estima mais baixa do que devia. Sou perfeccionista e demasiado exigente comigo próprio - acho sempre que deveria ter feito melhor (determinado texto não ficou como eu queria; em determinada situação profissional deveria ter sido mais assertivo; etc). Odeio que me respondam com um "porque sim" ou um "porque não". Tenho um feitio do carago. E podia continuar a lista...

Dizia eu que tenho mil e um defeitos.
Mas há um que não me pode ser apontado: ser dissimulado. Não o sou. Não sou falso, não sou hipócrita, não sou mentiroso. Não mostro aquilo que não sou. Não há quem possa dizer que veio ao engano. Sou curto e grosso, doa a quem doer. Não levo ninguém ao engano, quem me conhece sabe exactamente o que pode esperar de mim - de bom e de mau.

Há muita gente dissimulada. Que vai escondendo os seus defeitos no fundo da gaveta, com a secreta esperança que nunca sejam encontrados. Ao menos, os meus defeitos estão à vista. Tenho-os às carradas. Mas ao menos sei que quem gosta de mim e me rodeia, é por tudo aquilo que eu sou. Com tudo o que tenho de bom e com tudo o que tenho de insuportável (e eu sei que tenho dias em que sou insuportável xD).

Por isso é que sei que me rodeio dos melhores: são aqueles que, mesmo sabendo que tenho um feitiozinho peculiar, me aceitam como sou; são aqueles que sabem que quando me pedem uma opinião não vão ter paninhos quentes e palmadinhas nas costas, mas sim uma opinião absolutamente sincera, ainda que às vezes possa ser dura de ouvir. As pessoas sabem sempre com o que podem contar da minha parte. E eu posso ter muitos defeitos, que os tenho, mas também tenho orgulho em não papar grupos...

Sinceramente? Há coisas que vou moldando em mim, mas faço-o por mim. Mas no fundo orgulho-me da pessoa que sou. Ou como já disse uma vez neste blog, em resposta à pergunta "O Roger criança teria orgulho do Roger de hoje?": O Roger de hoje é aquilo que o Roger criança queria ser. O Roger adulto é a prova de que o Roger criança soube interiorizar os ensinamentos que lhe foram passados, a educação que lhe foi transmitida, os valores que lhe foram incutidos. Sou o homem em que me queria transformar. Há sempre coisas a moldar, obviamente, todos as temos. Mas, com todos os meus defeitos, acho que sou, cada vez mais, o ser humano que queria ser.

6 comentários:

  1. Uau... Sem tirar nem pôr. :) A vida vai-nos moldando... através desses ensinamentos que interiorizamos. Beijinhos grandes Rogerzinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida molda-nos, sem dúvida. É uma aprendizagem constante! Mas o carácter, esse não muda :)

      Beijinho

      Eliminar
  2. Somos parecidos ;) mas a mim acrescentamos picuinhas eheh.
    Eu acho que os nossos defeitos fazem parte de nós e quem gosta de nós gosta com os defeitos incluídos. Claro que também temos qualidades que ultrapassam aquilo que chamamos defeitos. O amor descobre o lado melhor do que parece defeito :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho as minhas picuinhisses, todos as temos :P
      Porque também somos animais de hábitos e manias :P

      Os defeitos fazem parte de nós. Mas há quem opte por escondê-los. No meu caso, posso ser uma grande merda, mas ao menos sou uma merda visível xD

      Beijinho

      Eliminar
    2. Oh não digas isso! Também não te rebaixes dessa maneira ai!
      Mas sim somos todos feitos de feitios e manias de qualquer forma quem vem e gosta tem que ficar connosco, com ou sem defeitos!

      Eliminar
    3. Lol foi apenas maneira de falar :P no sentido de não haver quem me possa apontar o dedo e dizer que me julgava uma coisa e descobriu outra. Não levo ninguém ao engano, não há quem possa dizer que esperava o brinde e calhou-lhe a fava. Tenho os meus defeitos, características, manias e picuinhisses bem visíveis xD

      Eliminar

Real Time Web Analytics