terça-feira, 25 de novembro de 2014

Quando eu meto uma coisa na cabeça, o objectivo é só um: a vitória!

Digo muitas vezes, meio a sério meio a brincar, que não há ninguém mais obstinado que eu. Quando meto uma coisa na cabeça, vou até ao fim. Sou muito mais emocional do que racional, mas quando traço um objectivo, só paro na meta.

Lembram-se da "Operação Chega de Sustos"? Vejam este post de Junho (clicar aqui para abrir).

Pois que atingi o meu objectivo inicial de sair dos 90kg, estou com 88,5kg (para 1.88m) - quando comecei esta jornada, pesava 96kg. Sobretudo à base de uma alimentação mais regrada, onde não deixei de comer o que gosto, mas passei a ter mais cuidados com a alimentação. Passei a comer menos de cada vez mas mais vezes por dia. Não tenho nenhuma "dieta" por assim dizer, mas também fiz um esforço para comer menos "porcarias". Como o que me apetece, mas de forma mais regrada. Por exemplo, se me apetecer McDonald's hoje, como! Mas já não como 3 ou 4 vezes por mês como fazia antes. Tentei disciplinar-me um pouco mais nesse sentido.

E tive mesmo de fazê-lo, porque infelizmente o exercício físico teve de ficar para trás. Devido a um pequeno susto cardíaco há uns meses atrás, fiquei proibido de fazer grandes esforços físicos, pelo que as corridas tiveram de parar. Actualmente vou apenas fazendo umas caminhadas. E os ensaios da banda também vão servindo para perder algumas calorias ahahah :P

Quanto ao café, consegui abolir os dois cafés diários que bebia antes de começar esta mudança de hábitos. Agora é muito raro beber café, só mesmo naqueles dias complicados em que me sinto meio zombie, e mesmo assim só bebo um.

A meta mais complicada era a do tabaco. Quem fuma ou já fumou, sabe que é dos piores vícios de deixar. E considero que essa foi a minha maior vitória. Deixei de fumar há 1 mês! Mas ainda não me considero ex-fumador... Porque quando saio à noite ainda não consegui evitar fumar 1 ou 2 cigarros - o álcool puxa o tabaco... Pelo que sou actualmente o que se chama de "fumador social" - e é por isso que tenho evitado ao máximo sair à noite. É porque quero conseguir ser não-fumador a 100% dentro de pouco tempo!

Apesar de todas as condicionantes, tenho orgulho do que consegui. Fiz mais por mim e pela minha saúde nestes últimos meses do que nos últimos 7/8 anos. Nem sempre foi fácil, admito. Sobretudo no que diz respeito à batalha do tabaco... Há dias em que o stress aperta e começa a surgir aquela vontade... É nesses dias que fico verdadeiramente insuportável - um enorme pedido de desculpa e um enorme obrigado a quem me tem aturado. Tenho noção que fico mais irritável, com menos paciência, mais brusco nas palavras e nas acções.

Concluindo, sou cada vez menos uma bomba-relógio no que à saúde diz respeito!

No post de Junho também escrevi isto:
"Os 27 vão também ficar marcados por outro tipo de mudanças. Tenciono, mais do que nunca, olhar para a frente. Calar muitas bocas, muitos profetas da desgraça e muita gente com a mania que é esperta. Tenciono tornar-me mais confiante, tenciono dar um rumo à minha vida. Enquanto não aparece "a tal", vou dedicar-me a mim e ao trabalho. Quero voltar a ser distinguido como trabalhador do ano! Vou dedicar-me às pessoas que valem a pena e mandar foder as que não valem. E quero ser digno da "tal", da "the one". E como tal, vou levantar a cabeça e travar todas as batalhas que tiver a travar, não vou fugir de nenhuma, não vou pôr a minha vida nas mãos de ninguém. Vou tomar as rédeas da minha vida e da minha felicidade. It's me against the world ;)"

A esse nível, as coisas podiam estar melhores, podiam... Acho que precisava de um boost de auto-estima, que a coisa já viu dias melhores... Mas uma coisa é certa: cada vez aturo menos bullshits. Estou a ter cada vez maior capacidade de mandar foder quem não merece a minha atenção, estou cada vez mais focado em mim, no que eu quero, no que eu preciso, no que me faz feliz. Nunca fui politicamente correcto, mas acho que estou cada vez mais focado no meu bem-estar. Pela primeira vez na vida, acho que estou a conseguir pôr-me à frente dos outros. Sempre vivi muito em função dos outros - não do que os outros pensam (era o que faltava!), mas do que os outros precisam. Anulei-me muitas vezes em função do bem-estar alheio. Burro velho não aprende línguas e há coisas que estão no meu ADN e que nunca conseguirei mudar. Mas consigo moldar, isso sim. E aprendi que não consigo fazer bem a ninguém se não conseguir fazer bem a mim próprio acima de tudo. Não corro atrás de ninguém, fica quem quer ficar, e esses eu valorizo cada vez mais. E vira costas quem quer virar. Não tenho que provar nada a ninguém, não tenho que correr atrás de ninguém, não tenho de ficar onde não me sinto bem, não tenho que mendigar nada a ninguém. Migalhas dão-se aos pombos. Ao meu lado quem quiser, contra mim quem puder. Ponto.

No meio disto tudo, sei que estou a calar alguém. Alguém que mandei foder há algum tempo atrás, e que estou-me a cagar se algum dia vai saber destas minhas vitórias. Mas era alguém que duvidava da minha determinação. Alguém que achava que eu não ia ser capaz de mudar os meus hábitos, alguém que achava que eram palavras da boca para fora. Mas só digo: quem ri por último, ri melhor.

19 comentários:

  1. :D Fico muito contente por ti Roger! Eu nunca duvidei da tua determinação ;) Força! Beijinhos P.S. Agora é que é a sério... Boa noite! ihihihi

    ResponderEliminar
  2. Comecei a há pouco tempo a seguir o blog, pelo que ainda não sabia destas metas. Parabéns! Não sou fumadora, mas sou completamente viciada em café, pelo que imagino que não deve ser fácil lutar contra a tentação. Força e continua no "bom caminho"! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, sê bem-vinda :)
      O meu maior vício era mesmo o tabaco, embora o café também fosse um hábito diário. Mas o tabaco era de longe a maior luta.
      Obrigado pela força :)

      Eliminar
  3. Parabéns pelas metas atingidas :) agora é manter esses hábitos e deixar completamente o tabaco, vamos lá. Força :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês :)
      Não falta muito para ser verdadeiramente um ex-fumador, isso é certo :)

      Eliminar
  4. Parabéns Roger com essa determinação vais conseguir ser feliz certamente. O preocupar-te contigo e com quem te quer bem em primeiro lugar, é um passo gigante e determinante. Gostei de saber.
    Já tenho idade para ser tua mãe e friso o que os anos me dizem: quando não se gosta de nós o gostar dos outros é aquilo a que chamo "dependência." e um dia esvai-se ou esvai-nos ...O gostar dos outros é algo que tem de vir de dentro do "ser" , o que surge naturalmente . Sorte nisso e continua! :)


    Beijiiinho rapaz e força nessa determinação de atingir metas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sorriso :)
      Palavras sábias as tuas, é isso mesmo :)
      A determinação é um dos meus nomes do meio!

      Beijinho e obrigado mais uma vez

      Eliminar
  5. Muito bem, fico extremamente contente e orgulhosa por ti, tudo vale a pena quando a alma não é pequena e quando se quer conseguimos muita coisa ;)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Teresa :)
      Com muita força de vontade tudo se consegue, e eu sou de ideias fixas :P
      Beijinho

      Eliminar
  6. Clap, clap, clap. :D
    Estou tão feliz e orgulhosa por ti. :D Fui uma das que adivinhei que a mudança teria de incluir o deixar de fumar e vejo que vais no bom caminho. Mas não desanimes se tiveres alguma recaída. É perfeitamente normal. Tens é de dar um passo de cada vez.
    Muita força amigo. :) :) Tu vais conseguir. :)
    beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigado :D
      De facto tenho feito as coisas ao meu ritmo, e acho que tem sido fundamental no sucesso. Por exemplo, se me armasse em valentão e tentasse deixar de fumar completamente de um dia para o outro, acho que acabaria por ter uma bruta recaída... Por isso fui traçando as coisas à minha medida, consciente das minhas metas mas não sendo demasiado duro comigo próprio e tendo noção que há dias de merda em que a tentação de pegar no cigarro é levada ao extremo, e por isso às vezes faz pior o stress de não vacilar do que matar o vício pegando num cigarro (que muitas vezes já nem sabe bem e ao fim de duas ou três passas já o estou a apagar). Basicamente estou a fazer as coisas ao meu ritmo mesmo :)

      Obrigado pela força :)
      Beijinho

      Eliminar
  7. orgulho no vipzinho ^^
    fico muito contente (:
    quando há esforço, tudo se consegue! :D
    beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado vipzinha :D
      Com esforço e com força de vontade não há impossíveis ;D
      Beijinho

      Eliminar
  8. Encontrei o teu blog hoje um pouco por acaso. Mas quero-te deixar os meus parabéns! :) Deixar um vício nunca é fácil, especialmente um como o tabaco. A nicotina é uma substância que acalma; é daqueles vícios que não é só mental, mas também tem a ver com reações do corpo. E permite-me ser muito honesta. O meu pai e a minha mãe foram os dois fumadores. O meu pai nunca o conheci fumador. A minha mãe sim e os filhos foram os principais responsáveis por isso. O que eu aprendi foi que nunca se deixa de ser fumador por completo. A minha mãe já não tem qualquer ligação ao tabaco e ainda diz que muito raramente, há certas situações que lhe induzem a vontade de fumar um cigarro. Por isso, mentaliza-te que vai ser um loooooonnnnnnnnnnnnnngggggggggggggoooooooooo processo. Mas já fizeste o mais difícil :) Agora é só continuares.

    E aqueles ante e penúltimo parágrafos deixaram-me sem palavras; parece que o que escreveste são palavras que me pertenceriam mas que tu as roubastes :p

    Desejo que possas deixar os obstáculos todos para trás e atingir tudo o que pretendes :)
    "Nenhum obstáculo é tão grande se a sua vontade de vencer for maior"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :)
      Antes de mais, sê bem-vinda :)

      Obrigado pelas tuas palavras. De facto, o vício do tabaco é provavelmente um dos mais complicados do mundo. Quem não fuma por vezes não tem consciência da dificuldade que é deixar de fumar. E sim, concordo quando dizes que nunca se deixa de ser fumador por completo - basta a vida descambar por qualquer motivo, que o primeiro pensamento é logo "preciso de um cigarro". Mas tenciono levar esta batalha até às últimas instâncias ;)

      Quanto aos parágrafos que referes, ainda bem que as minhas palavras causam alguma identificação :P
      E concordo em absoluto com a tua citação. Não há nada maior do que a força de vontade :)

      Eliminar

Real Time Web Analytics