domingo, 9 de novembro de 2014

Amizade entre duas pessoas de sexos opostos: possível ou impossível? (parte II)

No post anterior lancei o desafio, neste post vou debater o assunto.

Um conhecido Youtuber português abordou este assunto há alguns meses. E sinceramente lamento que ainda haja pessoas com uma opinião tão disparatada. Podem ver o vídeo aqui (clicar para abrir), não o posto directamente no tasco porque me recuso a postar atrocidades com as quais não me identifico. É por causa de gajos como o Sake que as mulheres dizem que os homens são todos iguais e só as queremos comer... Lamentável, absurdamente machista. Basicamente o Sake defende que nenhum homem quer ser amigo de uma mulher, só quer levá-las para a cama e só aceita ser friendzonado porque mantém a expectativa de uma noite louca de sexo. O que vale é que, a avaliar pelos comentários ao vídeo, há mais gente a achar que este gajo é um perfeito idiota!

Eu tenho amigas, que nunca vi de outra forma (nem no sentido emocional, nem no sentido sexual). E ponho as mãos no fogo em como isso nunca vai acontecer. Claro que tenho olhos na cara, claro que vejo que determinada amiga é gira. Trata-se de ter olhos na cara! Todos nós, mediante a subjectividade que é o gosto pessoal de cada um, sabemos dizer se uma pessoa do sexo oposto é gira, seja ela nossa amiga ou não! Mas isso não quer dizer que eu lhe queira saltar para cima!

Um homem e uma mulher podem ser amigos sem segundas intenções. Claro que isso, a meu ver, depende do início da relação de amizade. Se quando conhecemos a pessoa há logo uma atracção, uma química, um clima... Vai haver sempre uma tensão sexual reprimida! Porque foi alguém que, à primeira vista, nos fez disparar a pulsação! Aí não há como fugir. Mas se não existir esse clima, não vejo porque é que um homem e uma mulher não podem ser só amigos. E eu tenho amigas que nunca vi de outra forma! Tenho amigas que considero como irmãs. E agora tenho que fazer um parêntesis, antes que os meus amigos pessoais comecem com as boquinhas do costume. Isto porque uma ex-namorada minha foi, durante muito tempo, a "gémea" (por termos personalidades praticamente iguais) - desde então oiço piadinhas sobre incesto -.-' A C. S. foi um caso à parte, foi uma situação completamente diferente... É um facto que, até perceber que estava apaixonado, não olhei para ela de outra forma; mas também é um facto que, analisando as coisas a frio e à distância de 7 anos, os sinais sempre estiveram lá... A relação foi sempre demasiado especial para ser uma simples amizade. Adiante...

É importante não confundir uma coisa... Como eu disse nos comentários do post anterior, acho essencial que uma relação amorosa parta de uma base de amizade. É a base mais importante. Não acho que possa haver amor sem amizade. Cada vez acredito menos naquela história de "conhecemo-nos, houve uma tensão sexual, houve uns beijos... há um mês que estamos a ver no que isto dá". Chamem-me radical ou o que quiserem, mas aqui nunca haverá amor. Isso de ver no que é que dá, numa situação dessas, é apenas algo físico. É passar um bom momento. Para mim, uma ligação emocional surge sempre de uma amizade. É a partir desse ponto que o sentimento pode eventualmente evoluir. E agora respondendo à Buxexinhas: em alguns casos, o envolvimento é impossível. Porque podes ser muito amiga de alguém, gostar da maneira de ser dessa pessoa, mas ter noção que não combina contigo. Dou-te um exemplo muito pessoal: tenho uma amiga que conheço há vários anos, gosto imenso dela, damo-nos super bem e já tivemos 2 flirts em ocasiões distintas. Mas nunca veria nela uma potencial relação. Porque vemos as relações de forma completamente diferente, seríamos os seres mais incompatíveis à face da terra. E gosto imenso dela, mas não vejo nela o perfil que aprecio numa mulher.

Voltando à questão do vídeo do Sake, há apenas uma coisa com a qual até concordo. Mulheres deste mundo, acreditem quando os vossos namorados vos dizem que o amigo X vos quer saltar para cima. Porque há coisas que são notórias aos olhos de outro homem. Qualquer homem consegue ver quando outro está interessado (emocional ou sexualmente) numa mulher. Foi por isso que uma vez tive de recusar e "fugir" a um jantar de despedida de uma amiga, sabia que ia ser topado porque eu já estava mais do que caídinho, mas isso são outros quinhentos :P A piada é que ela achava que era por orgulho (a propósito de uma vida financeira que na altura não estava fácil) e ficou lixada comigo por isso, acusou-me de ter um orgulho idiota. Quando, meses mais tarde, soube o verdadeiro motivo, voltou a ter vontade de me bater... Porque o sentimento naquela altura já era mútuo, e chegou a dizer-me "se eu soubesse o verdadeiro motivo nunca te tinha deixado faltar ao jantar". Preso por ter cão e preso por não ter, portanto xD

Para concluir, como também disse num comentário ao post anterior:
Para mim, uma namorada terá que ser sempre uma amiga primeiro. Mas uma amiga não será necessariamente uma possível futura namorada, ou uma possível "friend with beneficts". Ou seja, não concebo uma relação sem amizade (talvez por isso é que as minhas relações mais intensas e sérias derivaram de grandes amizades; e aquelas que foram por impulso nunca resultaram realmente), mas concebo amizade sem segundas intenções.

8 comentários:

  1. Agora percebi o comentário ao 'Twins'! :P Enfim, comentando o post... Esse vídeo é uma anormalidade sem tamanho! Até me deu náuseas. Eu defendo e acredito num tensão sexual... É inata e institintiva, feromonas e afins. Daí a que queira ir para a cama com todos os meus amigos, poupem-me. Tenho alguns melhores amigos homens, que também sei que não há envolvimento... pelo menos da minha parte. Mas não posso falar pela deles e a verdade é que existem muitas brincadeiras nesse sentido. Nunca acontecerá nada... mas será porque deixei (deixámos) clara a friendzone? Por isso é que digo NIM! Sei do que sinto, e para mim, como mulher, é perfeitamente possível ser amiga sem segundas intenções. EU sou assim com os meus melhores amigos. Mas não ponho as mãos no fogo por eles... simplesmente por algo instintivo. :) Eu sou como tu, nunca me apaixonei por alguém que não seja amigo primeiro. A minha questão é... Tu sabes o que queres e sentes, mas e os outros? Será que não és tu a impor os limites e está lá o desejo do outro lado? ;) Tu podes sempre falar por um lado e afirmares que há amizade sem segundas intenções, porque é o que sentes... Mas nunca poderás ter a certeza absoluta do que está do outro lado, nunca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como vês, "twins" já tem uma longa história por trás :P

      Compreendo o que queres dizer, a verdade é que nunca sabemos o que se passa do outro lado. Tens toda a razão. Só posso falar por mim, claro. Não posso garantir que as amigas que tenho não me vejam de outra forma. Contudo, continuo a acreditar que é perfeitamente possível haver amizade sem segundas intenções :)

      Eliminar
  2. Eu também já vi esse vídeo do sake e concordo contigo, faz-nos a nós mulheres pensar que os homens são todos iguais e vulgares -_-'' mas pronto há excepções como é óbvio.
    Mas sim também tenho amigos(homens) que para mim são como irmãos e que foram um grande apoio em determinados momentos da minha vida, daí serem importantes mas nunca passará disso. Eu até costumo dizer que os vejo como sendo gays xD (peço desculpa se ofendi alguém, não tenho nada contra esta orientação sexual é apenas uma forma de dizer que nunca terei nada com eles).
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O vídeo é do mais absurdo que já vi. E é uma generalização idiota. E é esse género de generalizações que fazem com que as mulheres achem que somos todos uns grandes cabrões. Não somos, não todos!

      Ahahah agora fizeste-me rir. Sabes porquê? Porque às vezes sai-me como desabafo "eu devo ser tipo o amigo gay, mesmo sem o ser" xD porque quando me apaixono, oiço SEMPRE um "és a melhor pessoa que conheço", "és o melhor amigo do mundo" e coisas assim do género, mas nunca chega xD

      Mas vá, brincadeiras à parte, é isso mesmo. Há amigas/os que não vemos mesmo de outra forma :)

      Beijinho

      Eliminar
  3. Eu que ia dar a minha opinião...falaste tudo o que eu queria! É isso mesmo :)
    O amor falha sem amizade, mas a amizade vence sozinha!

    http://www.saladosilenciocorderosa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Possível se não houver atracção física...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que eu digo: depende sempre do começo de tudo, se sentes logo uma atracção ou uma química com aquela pessoa. Se isso acontecer, esquece, vai haver sempre tensão sexual. Se não acontecer, é perfeitamente possível ser apenas amizade.

      Eliminar

Real Time Web Analytics