sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Lembrete para o Roger do futuro

Aquele momento em que percebes que tens mesmo de deixar de contrariar as tuas intuições, porque mais tarde ou mais cedo elas revelam-se absolutamente correctas. E ao perceberes isso, percebes também que, ao contrariares aquilo que é real mas que queres forçar-te a não ver, foste manipulado e acabaste a viver uma mentira. Quando todos os sinais estavam à vista, preferiste ignorá-los e acreditar na palavra de pessoas que juravam ser incapazes de mentir (e agora vês que levaste com mentiras atrás de mentiras) - porque continuas a ser o ingénuo de merda que sempre foste, que acredita na palavra de honra de alguém. O pior cego é aquele que não vê... E tu não viste, em tempo útil, aquilo que era evidente. A tua intuição viu, mas tu preferiste ignorá-la. Começa a dar-lhe ouvidos sempre, porque ela tem sempre razão. Essa sim, nunca te falha. 

Definitivamente, há mesmo pessoas que não valem um caralho. E dessas, meu amigo, a única coisa que podes querer delas é distância. Caso contrário... Elas sufocam-te, manipulam-te, tentam fazer-te acreditar que és tu que estás a agir mal, tentam fazer de ti o mau da fita perante o mundo, tentam colar-te o rótulo de desconfiado e inseguro. E tu dás por ti a pedir desculpa, às vezes nem sabes bem porquê - ou se calhar até sabes: porque tu és assim, odeias magoar seja quem for, odeias ferir as sensibilidades alheias. Mas do outro lado afinal está um sorriso cínico e hipócrita, vindo de quem não olha a meios para atingir os fins. Vindo de quem mente com quantos dentes tem na boca, que se vitimiza até à quinta casa, só para te fazer sentir uma culpa que não tens.

Lembra-te sempre de quem és, Roger do futuro. Não deixes que ninguém tenha a capacidade de te destruir. Tu sabes que dormes de consciência tranquila, que ninguém te pode apontar o dedo nessa situação - porque agora sabes que, em todas as vezes que te passaste e explodiste, tinhas razões para tal. E lembra-te: mantém a calma quando existirem terceiros a mandar críticas para o ar - também eles estão a ser manipulados, também eles estão cegos e acabam por tomar as dores de quem lhes faz a cabeça. E mantém a convicção que ninguém pode fingir ser aquilo que não é durante muito tempo. Tu sabes que, mais tarde ou mais cedo, a verdade virá ao cimo. Porque as pessoas que não valem um caralho não precisam que ninguém as enterre, elas enterram-se sozinhas. Nem o maior mentiroso compulsivo da história da humanidade conseguiria manter uma farsa durante muito tempo, porque o tempo vai fazendo das suas, a memória não fixa todos os detalhes e a coerência vai ficando pelo caminho. Então mantém-te tranquilo, tu sabes que a justiça tarda mas não falha. Tu sabes que quem não vale um caralho vai acabar sozinho na vida. E se, no meio da solidão, chamarem por ti, tu sabes o que tens a dizer: "vai-te foder".

Lembra-te, Roger do futuro, nunca desacredites a tua intuição. Chama-lhe dom, chama-lhe o que tu quiseres, mas tu sabes que tens uma intuição apurada. Tens um olfacto mental que facilmente detecta onde é que as coisas começam a cheirar mal. Não podes é, continuamente, ignorar esses sinais. Não podes deixar-te levar por jogos psicológicos de pessoas que até podes apelidar de sociopatas - não demonstram empatia, são egoístas e manipuladoras. Mantém-te fiel a ti mesmo e não deixes que ninguém ouse tentar fazer de ti o mau da fita, quando a tua consciência te diz que estás a agir bem. Não deixes que te voltem a tirar a dignidade.

E, não menos importante, aprende a refriar os ímpetos. Tu sabes que, quando descobres a verdade e te sentes injustiçado, tens vontade de confrontar. Dentro de ti tens aquela vozinha que repete até à exaustão aquilo que lhes queres dizer na cara: "oh minha besta de merda, como é que foste capaz de me mentir olhos nos olhos durante tanto tempo???". Mas controla-te... Respira fundo e mantém-te tranquilo. O desprezo é a maior arma para quem não vale a pena. Deixa-os viver as mentiras que eles quiserem, porque sabes que serás sempre infinitamente mais feliz do que eles - mesmo nos dias em que te sentes infeliz, estás sempre acima deles. Porque vives a vida com verdade, e isso é priceless.

Retém a lição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Real Time Web Analytics