sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

À distância sofre-se mais

Já é suficientemente angustiante termos um ente-querido no hospital. Mas a angústia aumenta exponencialmente quando estamos longe. Sentimo-nos impotentes, a tantos quilómetros de distância não podemos fazer nada. E as horas que não passam?! Isso é o pior de tudo... Aguardamos notícias, sempre a olhar para o telemóvel, sempre a pensar "mas que raio, já devia haver novidades" quando conhecemos perfeitamente a realidade dos hospitais portugueses e as esperas intermináveis das urgências... 

É incrível como eu, noctívago assumido, tantas vezes perco a noção das horas quando me ponho a jogar, a ver um filme, a ver qualquer coisa na net, whatever. Mas quando se espera notícias do hospital, parece que a mente não fica entretida com porra nenhuma. Não há filme que nos prenda, não há jogo que nos vicie, nada! Absolutamente nada!

Sei que a dada altura me deitei no sofá, com a TV ligada, a ver nem sei o quê. Acabei por adormecer, já a noite ia longa. Acordei, já o dia estava a nascer, com o toque do telemóvel. Foi só um susto, felizmente. E agora ficam as marcas de uma noite mal dormida: muito sono, muitas dores de cabeça, muito cansaço, pouca paciência e uma cara de meter medo ao susto. Mas fica também o alívio de não ter sido nada de grave.

(É curioso: quando estou presente quando estas situações acontecem, ou quando mesmo distante estou acompanhado por alguém, tenho um sangue-frio incrível... E logo eu, que sou todo coração... Mas nestas alturas, não sei como, sou muito mais cabeça... Reajo com rapidez, sou prático e pragmático. Mas quando fico sozinho, aí é que me começa a bater... Já tive N situações em que, sendo muito fácil perder a calma e o auto-controlo, eu conseguia manter-me focado e racional. Mas quando me cai a ficha e extravaso as emoções, é o descalabro... E hoje estou assim... Sinto-me como se tivesse sido atropelado por um camião...)

11 comentários:

  1. Ainda bem que foi só um susto. ;) E agora recuperas na próxima noite. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, felizmente não passou de um susto.
      E já recuperei, já descansei :P
      Beijinho

      Eliminar
  2. Percebo-te perfeitamente.

    A distância que me separa do meu núcleo duro (família e amigos) é pequena (cerca 65km), mas é o suficiente para eu me sentir impotente. Sou capaz de passar horas sem dormir, não há trabalho que me faça afastar o pensamento e o lado racional só volta a existir quando chego perto deles. Da última vez, ligaram-me era 2h, a minha avó tinha ido para o hospital … e eu acho que não ouvi mais nada do telefonema. Sai de casa disparada e fiz a viagem em menos de 15 min., mas quando cheguei fui a primeira a ter o sangue-frio necessário para falar com os médicos, avaliar as opções e tomar decisões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou assim, no que toca ao sangue-frio. Naquele momento, consigo ter toda a racionalidade necessária, o que não deixa de ser estranho para um gajo tão irracional como eu :P

      Quanto à distância, os quilómetros que me separam do meu núcleo duro são muitoooos mais. E por isso é que digo que se sofre mais à distância...

      Eliminar
  3. Já passou...respira fundo , a vida tem dessas coisas ..

    Percebo bem essa forma de reagir... Há alturas que a inércia de tudo querer fazer e nada poder, transforma os minutos em horas e o tempo de espera mata ,massacra. E o pior ,o pior é a distância ...

    A descompressão desses momentos é terrível , desaba-se ..

    A situação agora exige descanso ..tranquilidade.

    Um fim de semana decansado Roger.. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior é sem dúvida a distância... Um gajo sente-se impotente, não pode ajudar, não pode fazer nada... É o pior mesmo...

      Mas já passou, foi só um susto felizmente :)

      Beijinho e bom fim-de-semana para ti, Sorriso :)

      Eliminar
  4. Sim, realmente não é fácil. Mas eu sou exactamente como tu... :) Um beijinho de força

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Buxexinhas :)
      Foi só um susto, felizmente!
      Beijinho

      Eliminar
  5. Só agora vi este texto, só para veres como estou longe de tudo e todos(tenho que melhorar esta parte). mas já está tudo bem? Espero que sim, infelizmente sei o que é sentir essa dor :(
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa imenso, não é? :(
      Já está tudo bem, felizmente não passou de um susto. Mas já está tudo bem, obrigado :)
      Beijinho *

      Eliminar

Real Time Web Analytics