terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Não ponho a minha vida nas mãos de ninguém, sou eu que assumo o risco das coisas que faço!

"Por isso responde-me: sofrer por amar?, ou sofrer por nunca ter amado?
- ....
O que dói mais: a ausência de amor?, ou a desilusão de um amor?
O que custa mais: nunca ter tido?, ou já ter perdido?
O que te dói mais?
- ...
- És tu que decides. A vida é tua – como gostas tanto de dizer - apenas tua. Por isso faz com que seja mesmo tua. Não a dês a ninguém. Não a ofereças.
Se não te decides, por estares confuso, por teres medo, por te achares demasiado importante para decidir a tua própria vida, alguém decidirá por ti.
- ...
Se não o fazes, porque podes fazer depois, alguém fará antes de ti, alguém tomará o teu lugar no amar que tanto queres, no lugar que tanto desejas, e tu? nada de nada para o conquistar; alguém chegará na linha da frente ao beijo que tu desejas, ao sabor do lábios que te fazem sonhar, e tu?, nada de nada para os saborear; alguém se aproximará do abraço que tu sempre ansiaste como teu, ao aperto que tu sempre quiseste sentir, e tu?, nada de nada - nem para abraçar o que é teu te mexes.
Quantas vezes já abraçaste quem amas – hoje, por exemplo?
E amanhã, também não vais abraçar?

Como queres ter, se não te mexes?
Como queres decidir, se nunca te decides?
Como queres fazer, se nunca fazes?
Não te percas na confusão da decisão. Pensa. Age. É útil para não te confundires.
Mas jamais deixes de viver - de te mexeres, de decidires, de fazeres - por estares confuso.

Mais vale um confuso vivo do que um morto esclarecido.

Tu escolhes. Tu decides.

Tu sabes."
  

Tal como eu digo ali no meu perfil, sou um espectador das vivências alheias e um participante activo nas que me sobram. Não abdico de correr o risco de tomar as minhas próprias decisões. Umas serão acertadas, outras serão erradas, essa é uma conclusão que a vida traz. Mas assumo o risco de travar as minhas próprias batalhas. Assumo o risco de amar, assumo o risco de gostar, assumo o risco de não gostar, assumo o risco de fazer, assumo o risco de dizer. Só assim a vida faz sentido. Mesmo que depois fiquem as marcas de guerra, mas serão essas cicatrizes que, quando eu for velho, vão mostrar que "este gajo viveu". Trilho os meus próprios caminhos, ultrapasso os obstáculos e chuto as pedras que vão surgindo. Só assim faz sentido...

2 comentários:

  1. O que mais doí?... A ausência de Amor , de afectos .

    O que mais custa?...... O ter perdido ......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a primeira, discordo da segunda. Acho que nunca ter tido é pior, é a tal ausência de amor.

      Eliminar

Real Time Web Analytics