terça-feira, 16 de dezembro de 2014

"A noite"

"A noite é daqueles que se embebedam ou drogam para esquecer todos os desgostos de amor.
É dos poetas, que metem os sonhos no papel.
É de todos aqueles que se escondem da pressa dos dias.
É dos decadentes que procuram o brilho nas luzes da cidade.
É dos amantes, que amam com todas as suas forças e não recebem esse amor de volta."

Por: Pedro Rodrigues
 
Como noctívago que sou, não podia deixar de me identificar com este texto.
É esta a magia da noite: é um mundo à parte. Não há a azáfama do dia-a-dia, não há barulho, todo o ambiente é propício a nos deixarmos levar pelas nossas divagações. Não é por acaso que a grande maioria dos meus posts são escritos à noite - mesmo nos meus dias de folga podia andar mais por aqui, contudo é raro fazê-lo. É à noite que me sinto melhor a escrever, parece que o meu cérebro está mais desperto agora do que em qualquer outra hora. Talvez porque à noite sou ainda mais eu próprio, sem o stress e as preocupações que me ocupam durante o dia, sem a pressão do trabalho, sem interrupções por isto ou por aquilo.

Sempre precisei muito do meu tempo e do meu espaço. O dia-a-dia é desgastante e à noite preciso de descomprimir. Não tenho um trabalho das 9h às 18h, não tenho horários fixos que me permitam ter rotinas organizadas - tanto posso entrar às 08h, como às 11h, como às 13h; tanto posso sair às 19h, como às 21h, como às 23h. Por um lado é bom, não há dias iguais e monótonos. Por outro lado, obriga-me a organizar os meus dias de forma sempre diferente. Seja como for, preciso de descomprimir, e normalmente isso só acontece à noite. 
 
Já tive namoradas a quem fazia confusão este meu "modo de vida", digamos assim. "Ah, chegas a casa às 23h, vens exausto, porque é que vais para o PC em vez de te ires deitar???". A resposta é simples: porque me sabe bem este tempo para mim. Para escrever, para ouvir música, para jogar, para ler blogs, para ver mails, para ler notícias, para ver um filme ou uma série, para me alapar no sofá a fazer zapping na TV, seja o que for. É o tempo que tenho para fazer o que gosto, é o meu tempo de lazer. Se foge aos horários ditos normais? Sim... Quantas e quantas vezes só vou dormir às 2h, às 3h ou às 4h da madrugada... Mas sabe-me bem e faz-me bem. Quando comecei a trabalhar e a não ter horas fixas para nada, chegava a casa tão exausto que acabava por ir dormir. Só que ao fim de algum tempo comecei a dar em doido: não tinha tempo de lazer, não descomprimia!
 
Preciso muito do meu tempo. E a noite ajuda. Sempre gostei muito da noite, sempre fui noctívago. Lembro-me de ter tipo 12 anos e de ficar acordado até bem tarde nas férias e aos fins-de-semana. A noite sempre me tranquilizou, sempre me ajudou a relaxar. E até mesmo a criar. As melhores coisas que escrevi na vida (textos e músicas), foram escritas de noite... As melhores ideias que tive apareceram de noite. Já cheguei ao cúmulo, várias vezes, de estar quase a dormir, surgir-me uma ideia para escrever e voltar a levantar-me.

A noite é-me boa companheira. Não sou nem nunca serei uma morning person, porque é à noite que me sinto mais livre.

2 comentários:

  1. Eu também apesar de não ser noctívaga, posso dizer que a noite acalma-me e muito e já me aconteceu como a ti, estar quase a dormir e ter uma ideia xD
    Dizem que a noite é boa conselheira e é verdade :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A noite é a melhor conselheira, todo o ambiente é propício a isso :)
      Beijinho

      Eliminar

Real Time Web Analytics