sexta-feira, 27 de junho de 2014

Estou bem e recomendo-me, obrigado!

Por mais voltas que a vida dê, o meu passado vai perseguir-me, é a conclusão a que chego. Parece que o facto de ter sido muito imaturo e instável emocionalmente até aos 19/20 anos deixou-me um rótulo. Devo ter levado com um carimbo na testa e agora sou aquilo e nada mais. Como se as pessoas não crescessem, não amadurecessem, não passassem a encarar as coisas de uma forma mais adulta. Aos olhos de muitos, parece que continuo a ser o puto que se fascina tão depressa quanto perde o interesse, o puto que nunca está muito tempo sem namorada - mas esse puto ficou, felizmente, na adolescência. 

É a única explicação que arranjo para todos os dias alguém me dizer "e namorada?", "então e esse coração?", "precisas é de uma gaja que te anime". É isso e o facto de cada amiga, colega ou conhecida ser uma potencial namorada aos olhos dos outros.

O meu coração está bem e recomenda-se. Está como deve estar: no sítio, tranquilo, sossegado. Não confundam estar sozinho com estar só. Ninguém é mais feliz com namorada se primeiro não souber estar sozinho, se não souber gostar de si próprio, se não souber deixar o coração acalmar de vez em quando. A minha última relação acabou há cerca de 3 meses e, depois de tempos conturbados, estou cada vez mais tranquilo. Não preciso de casos, de flirts, de amizades coloridas, de crushes, de one night stands. E menos ainda de me apaixonar... Confesso-me numa fase em que tenho medo de me apaixonar... É um facto... Confesso que nesta fase da minha vida tenho medo da rejeição. Medo de ficar na friendzone - sou sempre "o ombro amigo", "o melhor amigo que se pode ter", "a melhor pessoa que conheço", "cada vez existem menos como tu", e dificilmente passo disto (ultrapassei a friendzone apenas uma vez). Medo de sofrer. Porque quero, mais do que nunca, poder assentar. Quero muito ser pai e esse sonho está cada vez mais longe, pelo menos até encontrar a mulher certa...

Não sei se serei o homem certo para alguém, se sou "o tal" para alguma mulher. Mas confesso-me cansado deste jogo de tentativa-erro... Tenho medo de voltar a entregar-me a alguma mulher e voltar a sair magoado...

Se estou carente? Estou. E tenho perfeita noção disso. E é por isso mesmo que não quero asneirar. Quando estamos carentes, deixamos que essa carência nos turve a vista. Fica fácil deixarmo-nos levar, mesmo quando sentimos que aquele caminho não é o correcto. Fica fácil confundir sentimentos. E eu quero evitar a todo o custo entrar por esses caminhos. Quero estar na minha onda, tranquilo. Se estivermos em paz connosco próprios, teremos o discernimento necessário para sabermos o que queremos, quem queremos e como queremos. E é esse exercício que eu estou a fazer: tentar ter cada vez mais discernimento, tentar ter um conhecimento cada vez maior acerca de mim próprio, tentar atirar-me menos de cabeça (acabo invariavelmente de focinho no chão, mais tarde ou mais cedo). Estou a tentar ser racional (aleluia!), é meio caminho para não ceder à carência, confundir sentimentos e voltar a ficar na merda - é um ciclo vicioso...

As coisas acontecem quando têm de acontecer. E não posso garantir (ninguém pode) que não me apaixone brevemente. Mas não tenho pressa, isso é certo. Estou tranquilo e isso chega-me para estar bem.

27 comentários:

  1. Primeiro tu, depois os outros, neste caso a futura tal. :D será uma felizarda com certeza!
    Tudo ao seu tempo, tudo acontece quando tem de acontecer, não é preciso forçar as coisas.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se "a tal" realmente existir, não tenho a mínima dúvida que eu é que serei o sortudo ;)
      Não sou a sorte grande de ninguém, sou demasiado complicado e tenho uma bagagem demasiado forte para tal :P
      Mas não tenho pressa. Dizem que a idade e a maturidade trazem tranquilidade, e eu começo a entrar nesse caminho :)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Oh também não é preciso ser assim, digamos que serão a sorte um do outro(assim está melhor) ;)
      Todos temos complicações,ninguém é perfeito e se fossem nada teria a mesma piada, o melhor de uma relação está no desafio, no facto de puderes encontrar alguém que entendas e que te entenda a ti, isso não é fácil, daí estarem todos à procura do mesmo. Ter uma relação é muito mais do que conviver,é aceitar o desafio, aceitar a pessoa e entendê-la, mesmo que isso implique a própria pessoa não se entender a ela mesma, mas saber que tem alguém que torna tudo mais simples. Todos temos um passado isso é verdade mas chega-se, como eu por exemplo cheguei a um ponto em que queremos um futuro(pois ficar preso ao passado não faz bem à alma não é assim?).
      Não tenhas, pensa positivo e eu sei que tudo irá correr bem, sei mesmo! :D beijinhos

      Eliminar
    3. É isso mesmo. Em tempos (já longínquos, felizmente) também eu andei preso ao passado. Até abrir os olhos e perceber que para a frente é que é o caminho. O futuro é que interessa :)
      Talvez um dia tudo corra bem, tudo possa bater certo. Mas até lá, não quero voltar a entrar em caminhos errados. Há quem diga "enquanto não conheces a pessoa certa, diverte-te com as erradas". Pois bem, eu cansei das erradas. Como disse no post anterior, nem sempre sei o que quero, mas sei sempre o que não quero :)
      Beijinho

      Eliminar
    4. Ainda bem que esses tempos já passaram,pois eu também pronto sou rapariga e esse lema do ''diverte-te com as erradas'' não gosto xD até porque se fizeres isso agora é mais difícil encontrar quem nos queira mesmo(tendo em conta que só vamos para cotas), por exemplo eu só tenho 22 anos e já estou a viver há 3 anos com a mesma pessoa, nunca pensei nisso com 16/17 anos até porque sempre pensei em ser independente.
      Acho isso muito bom, podes não saber o que queres mas sabes o que não serve para ti, chega de experiências não é assim? Beijinhos ;)

      Eliminar
    5. Atenção, "divertir com as erradas" não tem qualquer conotação machista. Até porque pode ser aplicado a homens e a mulheres.
      O que eu queria dizer é que actualmente procuro mais do que procurava antes, entendes? Acho que estou mais exigente, mais ciente daquilo que quero e que me faz bem. E sim, chega de experiências :P
      Beijinho

      Eliminar
    6. Ok desulpe sim :P pensei que tinha conotações machistas e sim pode ser aplicado a homens e a mulheres mas é ''feio'' brincar com os sentimentos dos outros é só por isso.
      Exigente é bom, quem vier que venha para te fazer acima de tudo Feliz!
      Beijinhos

      Eliminar
    7. É apenas uma expressão, não tem a ver com brincar com os sentimentos de ninguém porque eu também não sou assim :P
      É uma mera expressão, que no fundo significa "enquanto não conheces a pessoa certa, não estejas preso/a e vai aproveitando a vida". Eu é que já me cansei desse jogo de tentativa-erro. Só isso :)

      Eliminar
  2. Resumidamente... é fodido!
    Um gajo bem tentar estar "equilibrado", mas "carente e equilibrado" por norma dura pouco! Um dos dois cede...

    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, meu caro. É fodido conseguir equilibrar a balança. Mas eu estou determinado em conseguir, neste momento sei que a carência só me ia lixar mais. Nem sempre é fácil, há dias em que parece que a carência pode vencer-me a qualquer momento. Mas tenho de ter juízo, preciso de ter juízo...

      Aquele abraço

      Eliminar
  3. Eu trato-te da carência! :p se quiseres, claro! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És muito prestável, mas dispenso os teus serviços ahahah :P
      O meu campeonato é outro :P
      E neste momento, o meu campeonato até é o do mundo, bendito futebol :P

      Eliminar
    2. Posso ser a madrinha desta união bonita? ;-) lolol

      Eliminar
  4. Na época em que deixei de me preocupar com o assunto...conheci MorMeu e não queria, porque não queria namorado nenhum...estava cansada de sofrer. Mas quando é inevitável...não vale a pena fugir...são em Outubro 20 anos juntos...

    O teu/ vosso momento vai acontecer: Tenho a certeza disso...basta não correr atrás...quando isso acontece encontram-se as pessoas erradas pelo caminho...é a pressa...

    Jinhoooooooosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que é isso mesmo: a pressa leva a encontrar as pessoas erradas. E é isso que eu quero evitar. Prefiro esperar pelo inevitável ;)

      Beijinho

      Eliminar
  5. Roger parece que estou a ter um Déjà vu. Como tal digo-te o que disse a um amigo ontem, passo a citar "Antes de olhares para "nós" olha para o "eu""

    Se estiveres bem contigo o resto vem por acréscimo, acabas por nem dar conta quando a "tal" aparecer... ela vem e fica, ponto, e quando te deres conta, ou quando tiveres outro momento de reflexão, tarde de mais. Dás por ti apaixonado. Não podes é deixar que o medo controle as tuas acções.
    A felicidade não é vitalícia, é feita de momentos, ptt vão existindo várias "tais". A "tal" essa só existe no momento em que o é :)

    Dois beijos R**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que queres dizer com "as várias tais". Mas tenho uma visão um pouco diferente - mais ingénua talvez. Claro que quando te apaixonas e te dás por inteiro, julgas sempre que aquela é A pessoa. E apaixonas-te várias vezes ao longo da vida. Mas acho que para pessoa há alguém que dá aquele click, aquele encaixe perfeito. E acho que deve ser aí que percebemos que aquilo é diferente de tudo o que já vivemos até então. O que pode acontecer é algumas pessoas encontrarem a sua metade, e outras não e como tal passam a vida à procura... Não sei qual será o meu caso, mas desde que seja feliz... ;P

      Beijinho

      Eliminar
  6. Relações não determinam quem nós somos. Acho que muita gente devia adoptar o teu plano. Assim evitavam-se muitas relações "forçadas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora disseste tudo: relações "forçadas". Quando procuramos muito alguma coisa, acabamos por nos desviar do caminho, na busca incessante pela perfeição que depois não se revela assim tão perfeita. Por isso é que neste momento prefiro ser encontrado do que encontrar :P

      Eliminar
  7. Eu estou em busca dessa tranquilidade, dessa paz interior. A descrença é demais e preenche-me cada espaço do coração ;) Mas tudo faz parte de um caminho e de uma evolução. Concordo plenamente com o que dizes... o pior é que o racional só funciona qd o o emocional está sossegado... e isso não é permanente :P Tentar já é meio caminho certo? Tudo a seu tempo... Vais encontrar tudo o que procuras ou melhor... esperas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre fui mais pelo lado emocional. E é também por andar atrás dessa tranquilidade que estou a tentar manter-me racional. Porque também eu estou descrente. Mas acima de tudo quero estar bem comigo próprio, é meio caminho para estar bem com o mundo :)

      Eliminar
  8. Respostas
    1. A teoria é mais fácil do que a prática :P
      Mas as reflexões interiores, as introspecções, ajudam-nos a encontrar o nosso caminho ;)

      Eliminar
  9. Com certeza és o homem certo para alguém (às vezes, só para complicar, para mais do que um alguém). E precisamente por estares a trilhar esse caminho de serenidade, um caminho que se baseia em não confundir "estar sozinho com estar só", é que tenho certeza que a magia da atracção da pessoa certa vai manifestar-se.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um caminho que não é fácil de trilhar. Como todos os outros, tem hesitações, obstáculos, tentações. Mas algum dia o meu lado racional tinha que vir à tona, right? :P

      Eliminar

Real Time Web Analytics