terça-feira, 31 de março de 2015

Saudades do sorriso da minha mãe...

Se o génio da lâmpada existisse mesmo, eu não precisava de pedir três desejos... Limitava-me a pedir um, o mais importante de todos: que a minha mãe voltasse a sorrir.

A minha mãe é das pessoas mais divertidas que conheço. Nasceu no Centro do país, mas tem pormenores que fazem lembrar as mulheres do Norte. De sorriso aberto, sem papas na língua e com um sentido de humor que adoro. A minha mãe é verdadeiramente inspiradora. E eu tenho saudades de a ver sorrir...

Não consigo imaginar o que é perder o amor de uma vida... Eu perdi o meu pai, e a minha mãe perdeu o homem com quem partilhou a vida durante mais de 30 anos... São dores diferentes, mas ambas dolorosas... Sobretudo porque a minha mãe viu o meu pai morrer.

Não reconheço a minha mãe agora... A boa disposição que a caracteriza desapareceu. Tenho saudades daquela alegria contagiante que me fazia sorrir sempre, mas sempre, que falava com ela ao telefone. Tenho saudades de a ver lutadora, forte, inspiradora. E tudo isto dói-me ainda mais por estar longe dela... Por não a poder abraçar, por não a poder confortar, por não poder dar-lhe força, por não poder ajudá-la a sorrir... As (quase) duas semanas que estive em casa aquando o falecimento do meu pai souberam a pouco, no sentido em que a minha família precisava mais de mim e eu precisava mais da minha família...

O meu pai morreu, e acho que levou um bocadinho da minha mãe com ele... O que eu via nos meus pais era aquilo que eu queria para mim "quando fosse grande": amor puro, amor sincero, amor verdadeiro. Um casamento que era realmente feliz, que era realmente alimentado. Um amor que transparecia no olhar, no sorriso, na cumplicidade. Mais de 30 anos depois, não tenho dúvidas que os meus pais continuavam a ser doidos um pelo outro. Mas o meu pai partiu cedo demais, e sem que ninguém o esperasse. E a minha mãe perdeu a alegria de viver que a caracterizava... Quero trazer a minha mãe de volta mas não sei como... Sei que ela vê em nós, filhos, e nos netos uma motivação para viver, mas quero mais que isso. Quero a minha mãe de volta. Por isso... Pai, onde queres que estejas, ajuda-a... Manda-lhe a força que ela precisa, manda-lhe de volta a garra e faz renascer a mãe. Por favor... Nós precisamos dela...

12 comentários:

  1. Oh Roger... ao modo que falavas... conseguia sentir a tua angústia. Faz tudo parte do processo de luto... Sim, é demorado... Mas ela (vocês) vai superar. Só o tempo desfoca a atenção da dor cravada na alma e no peito. Desejo que seja rápido. Beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que o tempo ajuda (dizem que sim, pelo menos)... Mas isso não evita que eu sinta falta da alegria da minha mãe... :/
      Obrigado.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Sei o que sentes, senti o mesmo quando perdi o meu irmão uma parte da minha mãe também foi com ele e infelizmente nunca mais voltou a ser a mesma mulher/mãe que eu conheci :(
    Infelizmente a vida tem destas coisas. Desejo-te muita força! Sabes que sim*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há coisas que nos mudam para sempre... Também para mim nada mais será igual depois do falecimento do meu pai...
      Obrigado Teresa.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Percebo e tocam-me as tuas palavras, também tenho um filho que acompanha os pais de longe como tu e nas mesmas circunstâncias, para trabalhar..
    Só te digo que, na altura que partilhaste o teu sofrimento de perda nem consegui comentar.Pensei o que seria estar no lugar da tua mãe...no lugar de um filho longe...:( . Agora ao ler novamente as tuas palavras sobre o assunto , senti dor ..emocionei-me novamente.

    Também sou pessoa de largos sorrisos , mas perder o Amor da nossa vida , o braço que nos tem apoiado toda uma vida , deve ser muito duro ! São muitos anos de cumplicidade .. é uma parte de nós que se esvai..

    A tua mãe vai voltar a sorrir, dá-lhe tempo , dá-lhe tempo para ela o fazer por ti , pelos filhos que tem . pela famila que tem , por ela ...Não te culpes por aquilo que poderias fazer se estivesses perto ,porque no fundo até á distância todo o apoio é sentido por uma mãe....dá-lhe tempo!

    Um grande abraço de mãe para ti Roger e muita força.

    Beijiiiinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu dou-lhe todo o tempo do mundo, porque eu próprio também sinto que ainda preciso muito do meu tempo para lidar com tudo isto... Mas, ainda assim, dói muito deixar de reconhecer a minha mãe. Ela, que sempre foi uma pessoa tão bem disposta e de sorriso fácil, está num mar de dor imenso, está quase irreconhecível... Custa muito... E custa mais por estar longe, sim, porque não a posso apoiar e ajudar como queria e devia... :(

      Obrigado Sorriso, beijinho grande e abraço maior

      Eliminar
  4. Tenho a certeza que ela voltará a sorrir. Acredito que vá ser sempre uma mulher diferente do que era. É natural que assim seja. Afinal de contas, perdeu o amor da vida dela. Mas tenho a certeza que o sorriso vai voltar. Até lá, apoia-a da melhor forma que podes. Mesmo à distância, seguramente dás-lhe conforto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço por isso... Mas dói-me tudo, ao vê-la assim :(
      Só quero que volte a sorrir...
      Obrigado Pequena *

      Eliminar
  5. Eu não consigo imaginar uma situação destas para mim. Digo sempre (e espero mesmo que a ciência e a medicina o permitam) que quero que os meus pais deixem este mundo quando já tiverem para lá de 100 anos. Mas não deixo de me sentir do tamanho de uma ervilha ao ler-te. Ela voltará a si - perder a outra metade não é fácil. Mas há alguém aqui que a ajuda :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perder os meus pais sempre foi o meu maior medo... E perder um pai é das maiores dores que podemos ter na vida...
      Eu quero muito ter a minha mãe de volta... Dói demais vê-la desta forma :(

      Eliminar
    2. Também é o meu. Não gosto nem de pensar nisso. Acredito que sim, que doa bem mais do que aquilo que imagino. Mas ela recuperará, acredita que sim :) mas leva o seu tempo... não sei dizer quanto :/

      Eliminar
    3. Leva tempo, sim... Nunca é fácil fazer o luto das pessoas que mais amamos...

      Eliminar

Real Time Web Analytics