terça-feira, 19 de maio de 2015

Selvajaria no seu estado mais puro...

Perante o que se passou no último domingo, fico com maior convicção que, infelizmente, há cada vez menos gente a gostar de futebol e cada vez mais gente a gostar de violência. O futebol tornou-se uma desculpa para praticar a violência, tornou-se uma desculpa para instigar ódios. E aqui não há santos nem inocentes: todos os clubes têm a sua quota parte de energúmenos. Não é uma coisa exclusiva de clube A ou clube B. Já vi coisas de adeptos do meu clube que me envergonham enquanto sportinguista, e acho que o que se passou no domingo devia envergonhar os benfiquistas. Tanto o que se passou em Lisboa, como o saque no estádio do Vitória (material desportivo roubado, WC's queimados e vandalizados, bar roubado e destruído).

E acrescento mais uma coisa: a actuação da polícia em Guimarães foi vergonhosa, mas, a meu ver, em Lisboa foi ajustada, dada a situação. Num espaço público, perante tamanha multidão, se a polícia não agisse, as coisas iriam ficar absolutamente descontroladas, pondo em perigo ainda mais pessoas e, inclusive, os atletas, equipas técnicas e dirigentes do Benfica. Por esse mundo fora, já vimos várias situações de multidões em pânico que acabam em esmagamentos, com dezenas de mortos e centenas de feridos. Acho inadmissível e incompreensível ouvir adeptos a dizerem que a polícia estragou a festa. Não, foram alguns benfiquistas que estragaram a festa! É um facto que, num ou outro caso, possa ter havido excesso de força e excesso de autoridade por parte da polícia - como é o caso do agente que foi filmado a dizer "vai para o caralho, mama aqui" enquanto fazia gestos com o cassetete. Isso é de reprovar! Mas num todo, mediante o arremesso de pedras e garrafas que estava a pôr em causa a segurança de todos os presentes, a carga policial justifica-se. A coisa estava a ganhar contornos de batalha campal e a polícia tinha que zelar pela reposição da ordem pública.

Eu sou defensor das rivalidades. Mas não desta forma! Acho que a rivalidade saudável beneficia o futebol em particular e o desporto no geral. E quando falo em rivalidade saudável, entenda-se que falo de picardias comedidas (no domingo recebi imensas mensagens de amigos benfiquistas, naquela picardia saudável), de cânticos, de desejar que os rivais percam sempre. Esse tipo de rivalidade é saudável e é o que alimenta a paixão pelo clube, é o que alimenta o ADN de um clube - por exemplo, acho ridículo que no final do Benfica-Porto vários jogadores tenham acabado aos abraços e beijinhos, sobretudo no jogo que era: um clássico, que estava a decidir à partida o título de campeão. Mas fiquemo-nos pela rivalidade saudável, por favor! Episódios como os que ocorreram no domingo, como os que ocorreram no Sporting-Benfica, como os que ocorreram no Vit. Guimarães-Sporting, and so on, em nada dignificam o futebol português.

E até digo mais... Adoro a festa que as claques do meu Sporting fazem no estádio. Os cânticos são arrepiantes e não é por acaso que as nossas claques são consideradas das melhores. Dou o exemplo deste ano: quando o Sporting foi a Londres jogar com o Chelsea, ou quando o Sporting foi ao Dragão para a Taça de Portugal, nem parecia estar a jogar fora, tal era o apoio audível nas transmissões televisivas. Mas com isso, não tapo o sol com a peneira: muitas vezes, as claques servem de refúgio para negócios ilícitos. Aposto que muitos elementos das claques de todos os clubes pouco ou nada ligam a futebol, querem é porrada e confusão. E aí eu sou muito radical: os envolvidos deviam ser proibidos, para sempre, de meter os pézinhos nos estádios. E, em situações como a deste domingo, os clubes deviam ser punidos a jogar à porta fechada. Era o que eu faria! Depois do rasto de destruição que os benfiquistas deixaram no estádio do Vitória e depois do perigo público que representaram para os cidadãos em Lisboa, o que mereciam é que não houvesse "festa do título" nenhuma na última jornada!

Estas palhaçadas têm que acabar! Um adepto não pode sentir-se inseguro ao festejar um título, com medo de acabar agredido, esfaqueado, ou afins!

2 comentários:

  1. Só tenho uma palavra para isto: ANIMAIS! É tudo um bando de animais! Eu, como benfiquista, tenho vergonha de tudo o que se passou. É inadmissível que uma festa, uma celebração, acabe da forma triste como acabou. E, no marquês, só tenho pena daquelas que caíram no chão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais. É como eu digo no título: selvajaria no seu estado mais puro. É triste. E é isto que mancha o futebol e o destrói...

      Eliminar

Real Time Web Analytics