terça-feira, 15 de julho de 2014

Notas blogosféricas (e um pedido de opinião)

- Tenho sido um blogger desnaturado, eu sei. Tenho sido pouco assíduo nas visitas aos vossos blogs, ando pouco presente. Mas tal como disse aqui (clicar para abrir link), estes meses são muito complicados. O trabalho é intenso, o que deixa pouco tempo (e paciência, confesso) para andar muito pela blogosfera. E mesmo nas folgas, tenho aproveitado para descansar, para pôr o sono em dia quando possível, para relaxar e para ir à praia de vez em quando. As folgas são-me essenciais para recuperar as energias. Até Setembro, o ritmo de trabalho continuará meio louco, por isso esta minha menor assiduidade blogosférica ainda se vai manter mais uns tempos... Sorry about that...

- Esta minha menor disponibilidade na blogosfera reflecte-se também na limpeza que devia fazer na lista de blogs que sigo... Calma, não se assustem, não vou deixar de ler os vossos blogs! Eu explico: tenho na minha lista muitos blogs que entretanto foram eliminados ou que foram deixados ao abandono há muitoooos meses. Tenho que fazer uma limpeza nessa lista...

- Ainda no seguimento do ponto anterior... Já tenho uma lista considerável de blogs que espreitei e que quero ler melhor, para eventualmente passar a seguir. Mas aí entra outra vez a falta de disponibilidade... Ainda não consegui tratar dessa tarefa... E aproveito ainda este ponto para deixar aqui uma nota: eu não sigo ninguém por favor, nem a pedido, nem como retribuição de me seguirem. Os blogs que sigo, sigo porque me cativam. Porque gosto do que leio, porque me identifico. Não faço da minha presença blogosférica uma troca de galhardetes. E digo isto porque nestes 7 anos como blogger tenho-me apercebido diversas vezes de bloggers que passam a constar na lista de seguidores, eventualmente fazem um comentário e depois desaparecem. Eu volto a dizer: há blogs que estão nos favoritos do meu browser para espreitar mais a fundo assim que haja uma maior disponibilidade da minha parte. Mas eu não faço fretes nem ajo por obrigação... Tal como espero que façam o mesmo comigo. Não é o número de seguidores ali do lado direito que me importa muito, o que me importa realmente são aqueles que me lêem por gosto, que têm prazer em comentar-me e em debater ideias comigo. Esta é a minha postura, na blogosfera e na vida.

- Ando com saudades de escrever textos de ficção... Mas ando com uma brutal crise de criatividade. E a verdade é que os meus textos de ficção não eram só ficção... Tinham um fundo de verdade. Nasciam de uma situação ou de um desejo (normalmente partilhado). E desde que a minha vida amorosa passou a inexistente, parece que não sai nada... Não gosto de forçar a escrita, mas nos dias em que me senti algo inspirado tentava escrever e nem assim conseguia... E também por isso quero uma opinião sincera da vossa parte: acham que os meus textos de ficção são alguma coisa de jeito? Não é o tipo de escrita onde me sinto mais à vontade, e como tal nunca fiz disso prática comum. Mas gosto de escrever umas coisinhas. A questão aqui é: o que escrevo a esse nível tem algum interesse? Ou devo dedicar-me a pesca? :P Podem ler alguns desses textos seguindo a tag "Rasgos de inspiração", clicando aqui, para formarem uma opinião. Obrigado desde já!

10 comentários:

  1. Olá, desde já aproveito para dizer que entendo essa falta de tempo e não há problema, pelo menos quando voltares voltas em força :D
    Quanto ao facto de seguires blogs ou não, percebo também não forço ninguém a seguir o meu e quando eu sigo um blog é porque gosto e porque de certa forma me identifico, quem gosta fica e posso ter poucos seguidores mas como se costuma dizer o nº não importa o que importa é a qualidade não é assim?
    Em relação à escrita, acho que sim deves continuar a escrever os teus textos de ficção, nota-se que a escrita corre-te nas veias. Eu digo por mim podes escrever textos de ficção ou outra coisa qualquer porque sai sempre tudo muito bem ;) quem me dera a mim ter essa qualidade(eu só escrevo umas vezes mal, outras vezes pior ahah). Beijinhos e continua :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em finais de Setembro já devo voltar em força, é por essa altura que a vida profissional volta a acalmar :P
      É isso mesmo, o número de seguidores é o que menos importa. Eu valorizo muito mais a interacção nos comentários :)
      Obrigado pela tua opinião :) eu gosto muito de escrever, mas tenho noção que a ficção não é bem a minha praia :P
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Espero por ti em finas de Setembro então :P
      Eu também valorizo mais a interacção nos comentários, de que me vale ter um número exorbitante de seguidores e nem metade comentar o meu blog? Para isso não vale a pena né?
      Quanto aos textos de ficção(ainda) se não forçares muito vais ver que consegues fazer um bom texto :D e não vamos pensar que seja uma praia pensa que são umas férias xD só fazes quando queres.
      Beijinhos*

      Eliminar
    3. Ahahah nem as férias faço quando quero, mas isso são outros quinhentos xD
      Obrigado :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Tendo em conta que sou uma recente leitora sinto necessidade de justificar: as minhas visitas nada têm a ver com troca de galhardetes. Fi-lo inicialmente porque apreciei comentários feitos noutro blog que acompanhado e continuei porque - conforme referi noutro post - me identifiquei com muito do que aqui li. :)

    Quanto aos textos de ficção acho que no caso de a sua escrita proporcionar prazer deverão continuar. Li alguns e gostei bastante. E concordo que é daquelas coisas que nos dá num momento e noutro não. Quando a inspiração regressar porque não publicar? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma, não precisas de justificar nada, essa nota não foi "um ataque" a ninguém. Foi apenas uma nota, tendo em conta o que vou vendo por essa blogosfera fora ;)
      És bem-vinda aqui ao tasco obviamente :)

      Quanto aos textos... Pois, o problema é mesmo o regresso da inspiração ahahah :P
      É um tipo de escrita que não é a minha praia, que não me sai naturalmente. Acaba por fluir à medida que vou escrevendo, mas não começa naturalmente. Por isso é que quis a vossa opinião sobre a qualidade desses textos :)

      Obrigado :)

      Eliminar
  3. Pescar dá sempre jeito. :p
    Mas aquilo que escreves tem interesse, ficção ou não.

    E quanto aos primeiros tópicos, partilho da mesma opinião que tu. Aliás, nota-se. :p
    E comentar, só quando acho que devo mandar umas postas de pescada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas no que toca à ficção, não é o tipo de escrita onde me sinto mais à vontade :P

      Ahahah as tuas postas de pescada são sempre bem-vindas aqui :P

      Eliminar
  4. Eu acho que já te disse isto..mas tu teimas em não ouvir os mais velhos :p
    Eu sou da opinião que deves fazer o que te faz feliz, neste caso escrever o que bem te apetecer! O blog é teu e se quiseres escrever nem que seja sobre o tempo ou sobre dedos dos pés.. escreve miúdo :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neverzinha, escrever sobre dedos dos pés é que não xD
      Só pedi uma opinião, porque não é o tipo de escrita em que estou mais à vontade e às vezes sinto-me um bocado um zero à esquerda no que toca à escrita ficcional :P

      Eliminar

Real Time Web Analytics