domingo, 6 de julho de 2014

A vontade que bate mais forte cá dentro...

Não sei onde, como ou quando se começou a manifestar a minha vontade de ser pai. Porque desde sempre que é um sonho, uma vontade, um desejo. O maior de todos. Desde sempre que lido com crianças (tenho uma família grande) e sempre tive gosto nisso - e diz quem sabe que tenho jeito. Muitas vezes tomei conta do meu irmão mais novo, dos meus primos, do meu afilhado, ... Por isso, querer muito ser pai sempre foi o reflexo da relação que tenho com as crianças e foi algo que foi surgindo naturalmente.

Mas há alturas em que essa vontade se acentua. Há alturas em que fica realmente difícil continuar a adiar este sonho. Mas a verdade é que não me resta outra hipótese. Não tenho a estabilidade necessária para tal, tenho uma vida demasiado complexa para me aventurar nessas andanças. E para além disso, falta-me a mãe para a criança. Falta-me a mulher certa para mim e a mãe certa para os meus filhos. Falta-me alguém com quem partilhar a vida, constituir família. Não quero ser pai só por ser. Quero que os meus filhos sejam o fruto de algo, que sejam um desejo comum. Não quero ser pai a qualquer custo, quero ser o pai dos filhos da mulher que me arrebate de vez o coração.

Confesso, pela primeira vez neste blog, que já me passou pela cabeça (em mais do que um momento da vida) adoptar. Sozinho. Mas em Portugal? Se já é um processo burocrático penoso e muito demorado para casais, quanto mais para um gajo sozinho... E depois lá está: faz-me sentido que um filho seja um sonho comum, o projecto de um casal, o passo seguinte na vida de um casal, e não um "capricho" (entre aspas!) da minha pessoa.

Por isso, ser pai é o eterno sonho adiado. É aquele desejo que continua bem forte cá dentro, mas que felizmente não me mata a racionalidade. Não há nada na minha vida que esteja encaixado no sítio certo para poder ponderar ser pai agora. Eu quero ser o melhor pai do mundo, e não há nada na minha vida que esteja em condições para poder sê-lo. A vida amorosa é inexistente, a vida profissional demasiado agitada e complexa, a saúde financeira está presa ao ninho (ajudar os meus pais é, de há uns anos a esta parte, a minha maior prioridade)... Que pai seria eu agora? Não seria certamente o pai que almejo ser. Por isso, continuo à espera do momento certo e da pessoa certa. Desejando secretamente (ou não tão secretamente assim) que não demore muito tempo...

24 comentários:

  1. Meu caro, neste aspecto, eu estou, neste momento, numa fase diametralmente oposta!
    (finalmente, usei o termo "diametralmente", era algo que queria muito fazer)

    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oposta no sentido de não quereres ser pai?

      Aquele abraço

      Eliminar
    2. Neste momento, dadas as circunstâncias, não.

      Eliminar
    3. As circunstâncias podem mudar, meu caro ;)

      Eliminar
  2. Tudo a seu tempo, meu caro Roger. E vocês, homens, podem ser pais até bem mais tarde. Já nós, mulheres, com o passar da idade, vamos vendo o sonho a ficar mais longe. Também quero muito ser mãe, mas não vejo forma de isso acontecer num futuro próximo. E isso deixa-me triste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, e sei que ainda sou novo e isso tudo...
      Apenas é uma vontade muito forte :)
      Quanto a ti, digo-te o mesmo que disse ao SOG: as circunstâncias podem mudar ;)

      Eliminar
  3. Tenho em mim que estás demasiado focado nessa questão de seres pai. Leio-te há pouco tempo e vejo muitos textos em que te focas bastante nas tuas relações, no teu desejo de seres pai e no passado. Não te conheço para te aconselhar ou dar lições de vida, mas penso que tens de começar a mudar o modo como pensas nessas questões.

    Repara que, ao longo da nossa vida, atraímos para nós mesmos aquilo que julgamos que merecemos. Atraímos as pessoas que estão na mesma energia que nós. Atraímos aquilo que, muitas vezes, não queremos porque, no fundo, nunca parámos para pensar no que andamos a fazer errado e como podemos mudar isso.

    Vou deixar o conselho de que comeces a mudar a forma como vês as tuas relações e o teu desejo de ser pai. Começa então a olhar para o modo como tens reagido, lidado e feito as coisas ao longo das mais diversas situações. O ser humano é um animal de hábitos, se continuas a fazer tudo da mesma maneira nunca vais poder evoluir na tua caminhada enquanto pessoa.
    Ao mesmo tempo, aconselho-te a cortares laços com aquilo que te prende e não te deixa avançar para o futuro que desejas para ti. Visualiza-o, pensa no que tens de fazer para o conseguires e limpa a tua vida das pessoas que não são as acertadas para caminharem do teu lado. Por último, rodeia-te das pessoas certas. Conhece as pessoas certas. Foca-te naquelas que realmente têm os mesmos valores que tu e os mesmos objectivos e sonhos para o futuro. Não vale a pena investires emoções, sentimentos, energia e tempo numa relação que sabes que está condenada desde o princípio apenas porque tu achas que vais conseguir mudar alguma coisa naquela mulher.

    Tens de saber aquilo que queres e fazer por isso. Mas também tens de saber avaliar as pessoas que te vão aparecendo no caminho porque no meio de uma delas está aquela que vai caminhar do teu lado.

    Boa sorte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, bem-vinda :)

      Eu sou resolvido com o meu passado. Demorou o seu tempo até conseguir fazê-lo, mas consegui. Sei que às vezes pode não transparecer muito, pelo que escrevo aqui. Mas o blog não é um local de desabafo? ;)

      Eu não tenho medo de introspecções. Aprendi a fazê-las e são-me essenciais. Não tenho medo de reflectir, de ir aos locais mais escondidos de mim. E é por isso mesmo que não tenho qualquer problema em, de vez em quando, expor aqui essas mesmas introspecções. A melhor forma de nos conhecermos a nós próprios é encarando-nos de frente, não fugindo dos nossos lados mais pessoais.

      Quanto a ser pai... Não estou desesperado em sê-lo. Mas é um desejo muito forte, um sonho muito antigo, uma vontade muito grande. Até porque, não sei se já tiveste oportunidade de divagar aqui no tasco e de ler esses posts, mas eu já estive muito perto de ser pai. Se "o bichinho" já andava por cá, mais forte ficou... E não vejo problemas em falar sobre isso ou em continuar a alimentar esse desejo. Porque é o que mais quero na vida.

      Seja como for, obrigado pelos sábios conselhos e pela tua perspectiva :)

      Eliminar
    2. Também não vejo problemas em falares e escreveres sobre isso ;)

      Apenas penso que deves focar-te, primeiro, em conheceres alguém que tenha os mesmos sonhos e objectivos de vida que tu. E depois então começar a fazer para tornar esse sonho realidade.

      A questão é: sabes o que tens a fazer? ;)

      Eliminar
    3. Sim, eu sei que esse é o primeiro passo :)

      Respondendo à tua questão, eu sei o que tenho a fazer, naquilo que depende de mim. Mas as coisas não dependem só de nós :P

      Eliminar
  4. Há-de acontecer quando tiver de acontecer. E esse será o momento perfeito. Não desesperes. ;)
    E sim, parece-me que vais ser um "melhor pai do mundo". :) :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, a vontade é muita mas a racionalidade não fugiu :P
      Obrigado :)
      Beijinho

      Eliminar
  5. Percebo o que sentes, também tenho alturas na minha vida em que a vontade de ser mãe ultrapassa o facto de pensar em ter uma vida ainda mais estável :)
    Mas por enquanto há que ''lutar'' para poder dar um lar aos meus futuros filhos ou filhas!
    Beijinhos*

    idecidetobehappy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São os instintos paternais, os relógios biológicos... Há quem não os tenha, há quem os tenha mais tarde e há quem os tenha mais cedo. Eu já os tenho há muito tempo :P
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Neste momento a vontade não é muita para ser mãe, porque não existe pai para os filhos nem grandes condições para criar e educar uma criança. Admito que já existiu, e não me importava de ser mãe nova (não é que seja velha mas percebes a ideia), só que não vou ter filhos sabendo que não possuo as mínimas condições para os criar - agora não as possuo. Não vou estar à espera de ter as condições ideais, porque senão nunca vou ter filhos, só que como também não há pai não penso muito nisso agora. Se engravidasse "por acaso" agora teria de ponderar bem se levaria a gravidez para a frente sou sincera. Não é bonito de dizer, mas sabendo que não tenho condições e pondo a hipótese de o pai nem estar interessado em ser pai era complicado.
    Quanto ao adoptar é uma hipótese que ponho e bem forte de acontecer. Já andei a pesquisar sobre isso e sabendo como o mundo está complicado para arranjar um moçoilo que me ature vi as regras para adoptar como pessoa singular e só se pode candidatar, se ainda me recordo correctamente, aos 30, daí que até lá muita coisa pode acontecer...

    Este testamento todo para dizer que percebo a tua vontade. Mas a primeira coisa é encontrar alguém para ser mãe dos teus filhos, porque momento certo pode nunca surgir, pelo menos como desejamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo.
      No país em que vivemos, as condições ideais nem sempre surgem. Mas há um mínimo desejável, que ainda não atinjo :P
      As coisas acontecem quando têm de acontecer... Até lá resta-me esperar :P

      Eliminar
    2. Que não seja uma espera longa :)

      Eliminar
  7. Rogerzito, tudo tem um tempo... Se calhar agora é hora de investires na consolidação da tua vida para mais tarde realizares com segurança esse sonho. Nós construímos a nossa vida mas a verdade é que há coisas que não acontecem por acaso. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei isso tudo, Buxexinhas :)
      Mas a vontade não desaparece, e sim, o instinto paternal tem dias em que está aos berros ahahah :P

      Eliminar
  8. Olha eu acredito que tudo vem no tempo certo :) Nota-se que é mesmo um grande desejo teu e acredito mesmo que no momento certo, quando tudo estiver "no lugar", vais realizar esse desejo :)

    R: Hahaha então somos dois xD Eu ao fim de duas ainda estava a sentir dor mas fiz-me de forte... só que depois não aguentei e disse que me estava a doer... Saí de lá o Quasimodo xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que o tempo encarrega-se de nos trazer as coisas certas na altura certa. Com tempo tudo ficará no devido lugar :)

      R: Ahahah como eu te entendo xD saio do dentista sempre com a maior cara de retardado ever :P

      Eliminar
  9. Acho essa tua vontade de ser pai, deliciosa! :) Nota-se que falas com muito carinho e de forma muito ponderada, como pessoas que és. Ainda tens muito tempo pela frente para concretizares esse sonho :)

    Quis quebrar a minha ausencia prolongada e deixar-te aqui um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      É o maior sonho de todos. Eu sei que ainda tenho muito tempo, a vontade é que também já é mais que muita :P

      Obrigado, e vai aparecendo, sim? :)
      Beijinho

      Eliminar

Real Time Web Analytics