domingo, 13 de julho de 2014

Análise do Mundial 2014

Pois que o Mundial acaba este domingo. Foi um mês de futebol, de forma quase diária (durante a fase de grupos foi mesmo diária), o que é um deleite para qualquer apaixonado por este desporto. Este Campeonato do Mundo foi aquilo que eu considero uma competição de guarda-redes. Foram os GR que estiveram em maior destaque, com grandes exibições e com algumas defesas de outro mundo. Foram sobretudo os GR que brilharam!

Como maior surpresa, destaco a selecção da Costa Rica. Estava no chamado "grupo da morte" com a Itália, o Uruguai e a Inglaterra. Era tida como a outsider deste grupo, aquela que seria supostamente a lufada de ar fresco das restantes selecções. Acabou por surpreender, ganhando ao Uruguai e à Itália e empatando com a Inglaterra. Acabou por chegar aos quartos-de-final, onde só caiu aos pés da Holanda no desempate por grandes penalidades. Para esta equipa foi de facto um Mundial histórico.

Passando às surpresas negativas... Tenho que destacar a eliminação da Espanha na fase de grupos. Bi-campeões europeus (2008 e 2012) e campeões mundiais (2010), eram apontados como um dos grandes favoritos. Começaram a competição a sofrer uma goleada de 5-1 com a Holanda, no segundo jogo perderam com o Chile. Ganharam à Austrália no último jogo da fase de grupos, apenas para cumprir calendário pois a eliminação precoce já estava garantida na segunda jornada. Parece que acabou a era do tiki-taka, RIP (2008-2014).

Pela negativa, destaco ainda o Brasil. O país anfitrião, que tinha grandes expectativas para alcançar o hexa na sua casa, nunca deslumbrou. Nunca mostrou um futebol bonito e/ou entusiasmante, tendo sido algumas vezes beneficiado nas arbitragens. Com sorte e com as ajudinhas, foi avançando na competição, mas sem nunca o merecer realmente. Acabou por cair nas meias-finais, nas mãos de uma Alemanha impiedosa que impôs à selecção canarinha a maior humilhação da sua história, fixando o resultado em 7-1, pondo a nu toda a desorganização táctica (sobretudo ao nível defensivo) do Brasil. No jogo da atribuição dos terceiro e quarto lugares, novo resultado pesado: derrota por 3-0 frente à Holanda. Scolari volta a mostrar as suas fragilidades técnico-tácticas. Pode ser um bom motivador, mas nunca será um bom treinador.

Quanto à Selecção Portuguesa... Podia dizer muita coisa... Mas há quem já o tenha feito por mim. Subscrevo as palavras proferidas aqui (clicar para abrir link).

Na final deste domingo, teremos duas equipas pelas quais eu não nutro grande simpatia: Alemanha e Argentina. A selecção alemã parte como grande favorita, pelo futebol que apresenta, e também pelo pouco futebol que a Argentina tem mostrado (sobretudo tendo em conta os inúmeros craques de que dispõe: Di María, Messi, Higuain, Rojo, Garay, Aguero, etc).

Por fim, elejo aqui o meu top de jogadores deste Mundial.
Destaco James Rodríguez e Arjen Robben como os melhores jogadores deste Mundial. Ambos essenciais nas caminhadas das suas equipas, ambos decisivos, ambos espalharam magia.
Nos GR, destaco Manuel Neuer (Alemanha), Tim Howard (Estados Unidos), Thibaut Courtois (Bélgica) e Keylor Navas (Costa-Rica).

6 comentários:

  1. Se fosse possível gostaria que na final do Mundial perdessem as 2 equipas que lá vão xD Também não nutro grande simpatia pois os alemães são o que são e como não gosto do Messi... pronto não vão ter muita atenção da minha parte!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah disse o mesmo: por mim perdiam ambas :P
      Eu vi o jogo, porque acima de tudo gosto de futebol, mas não estava a torcer por ninguém. Mas há que ser justo: analisando a caminhada de ambas as equipas, a Alemanha era quem merecia a vitória. Foi uma conquista justa.
      Beijinho

      Eliminar
    2. Ahah que giro xD
      Sim eu também não perdi o jogo mas a pica não era a mesma, mas sim das 2 a Alemanha foi a melhor(custa-me tanto dizer isto)

      Eliminar
    3. Independentemente das simpatias, há que reconhecer a justiça do vencedor :)
      A Alemanha foi a selecção que foi mais equipa em toda a competição. A equipa mais coesa, mais organizada, mais trabalhadora, mais segura dos seus processos defensivos e ofensivos.

      Eliminar
  2. A Costa Rica é sem dúvida a equipa sensação deste mundial. :)
    Quanto ao resto concordo em tudo. Hoje estou a torcer pela Argentina. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não estava a torcer por ninguém. É verdade que havia um jogador do Sporting pela Argentina (Rojo), mas não queria que o Messi ganhasse :P e a bem dizer, a Alemanha merecia muito mais, pelo Mundial que fez....
      Beijinho

      Eliminar

Real Time Web Analytics