quarta-feira, 30 de abril de 2014

O desporto nas bocas do mundo (Dani Alves, Nélson Évora, Real Madrid e Cristiano Ronaldo)

1) Dani Alves = boss! Respect! Chapada de luva branca, num momento em que era fácil perder a cabeça (durante um jogo de futebol, as emoções acabam muitas vezes por levar a melhor sobre a razão). Dani Alves podia ter tido uma reacção agressiva para com os adeptos. Ou podia deixar-se abalar psicologicamente ao ponto de recusar continuar em campo. Mas teve a melhor atitude que podia ter tido: calou os ignorantes. Para quem não sabe do que se está para aqui a falar, é favor ver este vídeo (clicar para abrir link).

2) Na sequência do incidente com Dani Alves, Nélson Évora denunciou publicamente uma situação de racismo que sofreu na pele, numa discoteca de Lisboa (notícia aqui - clicar para abrir link). Estas coisas, infelizmente, acontecem em todo o lado, mas em Lisboa não me surpreende nada. Porque eu já conheci a noite lisboeta e nunca gostei precisamente por a achar extremamente elitista. Nunca fui barrado e nunca tive problemas em lado nenhum, mas conheço quem já tenha tido e sempre reconheci ambientes elitistas nas discotecas da capital. Há uns anos, havia em Coimbra uma discoteca que eu frequentava regularmente, de seu nome Vinyl, que era conhecida como a "discoteca dos betos". Quando ouvia alguém a utilizar esse argumento, a minha resposta era sempre "então vai a Lisboa, e vais ver o que é um espaço nocturno elitista". Em Lisboa há elitismo exacerbado na noite, como eu nunca vi em mais lado nenhum (e conheço a noite de umas quantas cidades portuguesas). Mas se fosse só elitismo... Pelos vistos também há racismo e ignorância a níveis históricos... Acho que o Nélson Évora fez muito bem em denunciar a situação. Situações de racismo devem ser sempre denunciadas. Sobretudo quando estamos a falar de um atleta que representa o nosso país, as nossas cores, que canta o nosso hino. É certamente mais português do que as bestas que lhe barraram a entrada.

3) O Real Madrid humilhou o Bayern. Não consigo falar do jogo desta terça-feira noutros termos. Vi o jogo e foi de facto um baile épico. Quando ninguém o imaginaria, o Real reduziu a nada aquela que é considerada uma das melhores equipas europeias da actualidade. E o Cristiano Ronaldo voltou a quebrar recordes, mostrando cada vez mais que é de outro mundo! Melhor marcador de sempre numa edição da Champions, com 16 golos (e uma vez que o Real vai à final, CR7 pode aumentar esse recorde). Para mim, melhor jogador português de sempre. Ponto. E um dos melhores jogadores de sempre a nível mundial. Respect!

10 comentários:

  1. 1- Não passou de uma campanha publicitária contra o racismo Apesar de ter sido tudo encenado, qualquer coisa que seja contra o racismo é de valorizar. Cabe no entanto perceber que, seja aquilo que for, nunca deve começar com base na mentira ou no engano do público.

    2- Ao que parece o Nelson Évora quis aproveitar esta onda do racismo para aparecer. A discoteca já se pronunciou e só não entraram porque elementos do grupo estavam demasiado "eufóricos" e não tinham condições de frequentar o espaço noturno. Ainda sobre o elitismo que falas, cada espaço é livre de escolher o público que quer ter lá dentro. São espaços de diversão privados, não é nada público, daí que se não me quiserem deixar entrar num sitio porque tenho a barba grande e saio do padrão tipico de cliente, a única coisa que tenho a fazer é não voltar a ir lá, mesmo que tivesse 10000€ para gastar nessa noite.

    3- Vi um pouco do jogo e, curiosamente, o pouco que vi, apesar do Bayern estar a perder por 0-3 era quem estava a atacar e a criar perigo. Quanto ao Ronaldo, não faz mais do que a obrigação e o trabalho dele, e outros há que o irão superar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1) Não creio que tenha sido encenado.

      2) O Nélson Évora não precisa de aparecer, é um dos atletas mais acarinhados do nosso país. E quanto ao elitismo, continuo a achar exagerado e lamentável. Sendo que neste caso foi um caso de racismo, mais do que elitismo. E é ÓBVIO que a discoteca ia negar, mas não quer dizer que não tenha acontecido ;)

      3) Realmente tu só podes ser cego, com essa embirração com o Ronaldo!

      Eliminar
  2. Sobre a noite de Lisboa, ou se ama ou se odeia ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, não gostei. Noite de Coimbra e noite de Aveiro, isso sim :D

      Eliminar
  3. Estas coisas, infelizmente, acontecem em todo o lado, mas em Lisboa não me surpreende nada.
    A mim também não me surpreende. Moro cá desde os 11 anos. São mouros e basta.
    Na volta as autoridades ainda vão apurar que o adepto do Villareal era um lisboeta disfarçado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Lisboa o que se nota é uma suposta superioridade moral por parte de muita gente, o que traduz muitas vezes em elitismo, xenofobia, racismo, etc...

      Eliminar
    2. Isto são declarações de uma ignorância que mete dó e nem merecem resposta.

      Eliminar
    3. As minhas?
      Não mudo uma vírgula ao que disse. E não falo de cor, já vivi em Lisboa uns meses e na noite vê-se um elitismo completamente estúpido. E sabes uma coisa? Sou um gajo urbano, de Coimbra, sou também o que se designa (sobretudo na adolescência) por beto. Mas alguns dos spots mais boa vibe que conheço em termos nocturnos até ficam nas chamadas "terriolas". É onde se vê menos caganças e consegues olhar à volta e não ver tudo igual, com as mesmas roupas, o mesmo calçado e os mesmos penteados.

      Eliminar
  4. Sobre o Ponto 1), está tudo dito. Uma enorme atitude por parte do jogador. Sobre o ponto 2), e apesar de ser de LX ou sobretudo por isso, não podia concordar mais contigo. A noite Lisboeta chega a enojar-me com as guest list e afins. Agora somos racistas, também. Está lindo. O Urban já me merecia pouca simpatia, e menos merece agora. Quanto ao 3), até me arrepio só e ver o CR jogar! Um fora de série, a provar que é MESMO o melhor do Mundo!

    E passei para deixar um Bj :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ver-te por aqui, CM'zinha :D
      E concordo com o teu comentário, sou da mesma opinião em tudo :)
      Beijinho grande e vai aparecendo :)

      Eliminar

Real Time Web Analytics