quarta-feira, 9 de abril de 2014

Direito de resposta e devido esclarecimento

Dispenso, e sempre dispensei, guerrinhas na blogosfera. Quer como interveniente quer como espectador. Evito, sempre que possível, os mal-entendidos. Mas às vezes eles acontecem, e já me aconteceram. Cabe aos intervenientes resolverem entre si. Como não me foi concedido esse direito nesta última situação, então reservo-me o direito de resposta. Porque ser frontal não é dizermo-nos frontais. Ser frontal é ser capaz de dizer directamente o que se pensa. Ser frontal não é falar pelas costas (o que na blogosfera acontece de outra forma, mas acontece). E eu estou à vontade para escrever este post, porque não vou aqui escrever nada que não tenha escrito a quem de direito, embora tenha visto dois comentários meus serem rejeitados, mas isso fica à consciência de cada um. Eu não faltei ao respeito a ninguém e lamento que não haja poder de encaixe para se saber falar, directamente. Mas, mais uma vez: fica a cargo da consciência de cada um.

Aos olhos de muitos de vocês, sou um puto. Porque tenho apenas 26 anos. Muitos de vós andam nos 30 ou até nos 40. Mas não é por ter a idade que tenho que mereço menos respeito. Sempre respeitei cada um de vós, independentemente da idade (e sigo blogs de malta de todas as idades). E exijo (sim, exijo) que esse respeito seja mútuo. Podem não gostar de mim, estão no vosso direito. Podem não concordar com o que eu digo, estão no vosso direito. Podem achar que o meu humor é estúpido, estão no vosso direito. Agora faltar ao respeito, não.

E esta semana tenho-me sentido desrespeitado em sucessivas situações. Primeira: escrevi um post, que era uma mera piada, que feriu susceptibilidades e ofendeu uma pessoa, mas essa pessoa em vez de vir falar comigo (tenho um blog e aceito comentários; tenho um mail e respondo sempre), fez um post no seu blog a desancar-me. Segunda: várias pessoas, que a única coisa que leram escrita por mim foi o tal post mal interpretado, sentiram-se no direito de me insultar. Terceira: vou ao tal blog, verifico que não existe nenhum e-mail visível para resolver a questão em privado (como deveria ser), resta-me portanto responder publicamente; ao meu comentário, tenho como resposta uma clara falta de vontade de esclarecer o mal-entendido. Quarta: volto a responder e vejo os meus dois comentários serem rejeitados. Claro que a blogger está no seu direito. Mas eu não lhe faltei ao respeito. Disse-lhe apenas o que estou a dizer aqui: que lamento que a frontalidade não tenha sido suficiente para falar comigo, que lamento que não tenha sido capaz de ver apenas humor no meu post que desencadeou tudo isto. A meu ver, não faltei ao respeito. Mas mais uma vez: cada pessoa tem as suas sensibilidades, se a blogger em questão se sentiu de alguma forma desrespeitada julgo eu que deveria falar comigo. Rejeitar comentários só porque não se concorda com a opinião, a meu ver, é desrespeituoso e falta de consideração. Então afinal quem é que não é adulto aqui?!

A blogger em questão era "só" uma das pessoas por quem eu tinha mais estima aqui na blogosfera. A quem chamei várias vezes de Mummy. Era uma das pessoas que eu mais admirava, como pessoa, como mulher, como mãe que é. E esperava este tipo de postura de muita gente, mas nunca dela. Porque sempre se assumiu como frontal, e eu admirava-lhe isso. Mas na hora da verdade, não o foi. A atitude das outras comentadoras foi ainda pior, mas a atitude da blogger bateu ainda mais forte cá dentro porque era alguém que eu muito admirava e de quem muito gostava.

Eu nunca soube o que era ter muitos seguidores. O número de seguidores que este blog tem é o meu máximo ever. Mas conheço-me para saber que ter 5, 50 ou 500 seguidores não muda em nada a minha postura, não me insufla o ego. E lamento que na blogosfera ainda se aja como no tempo da Inquisição, mandando um blogger para a fogueira por causa apenas de uma piada (bem ou mal conseguida, fica ao gosto humorístico de cada um - já agora, como o post foi apagado esclareço: era sobre o treinador do Porto, onde brinquei com a sua desorientação geográfica e onde na BRINCADEIRA disse que "tinha um piquinho a azedo").

As desilusões fazem parte da vida. Mas já me bastam as desilusões e os problemas reais, não preciso dos virtuais também. Daí estar a repensar a minha continuidade na blogosfera. O melhor daqui são as pessoas, o pior também. E a nível pessoal ando numa fase menos boa, bem como ando numa fase de reeducação de hábitos, pelo que tudo isto me deixa mais vulnerável. Talvez seja por isso que me deixei afectar brutalmente por esta situação. Mas quer deixe o blog quer continue por aqui, tenho o direito de expor a minha versão de uma história que, ao que parece, já deu duas voltas ao mundo e três à blogosfera. Se a outra interveniente da história quis expor publicamente a situação mas depois me rejeita os comentários, utilizo então o meu espaço para esclarecer tudo isto.

Lamentavelmente, toda esta situação escalou mais do que seria desejável. Mas não fui eu aqui que não fui adulto. Porque já que as comentadoras estavam tão preocupadas com a minha educação, eu esclareço: na minha casa aprendeu-se que a roupa lava-se em casa e não em público; na minha casa aprendeu-se que os problemas resolvem-se a falar, e não a queimar vivo o outro; na minha casa aprendeu-se que, doa o que doer, a sinceridade, a frontalidade e a honestidade são dos maiores valores que um Homem pode ter.

E agora sim e definitivamente dou o assunto por encerrado.

PS - Fechei o post anterior a comentários propositadamente, porque não queria que a situação escalasse e ainda achava que ia resolver com a blogger, em privado (se ela o quisesse) ou no blog dela. Isso não aconteceu. Este post vai ficar aberto a comentários. Mas tal como eu não gostei de ver comentadoras a insultarem-me no blog da interveniente, não vou pagar na mesma moeda. Como tal, comentários que desrespeitem a blogger em questão serão apagados. Aqui respeitam-se as sensibilidades alheias! Quem me segue há mais tempo, sabe que é não é meu apanágio rejeitar comentários. Mas desta vez, se assim tiver de ser, é o que vou fazer. Dar opinião sim, desrespeitar bloggers não. Ok? O problema é entre mim e a outra interveniente, apenas escrevi este post porque me sinto no direito de resposta, ao invés de ser achincalhado publicamente.

33 comentários:

  1. É por isto, e por outras coisas, que no meu blog não se fala de politica, religião e futebol.
    As pessoas são todas muito diferentes e todas muito sensiveis, e não posso nunca pensar que o que eu acho imensa piada, os outros também vão achar. Cheguei a ler o teu post, não achei nada de mal e, inclusivamente, quando no dia a seguir vi o gajo na tv, lembrei-me do post e procurei tiques no gajo. MAs pronto, outras pessoas acharam muito ofensivo teres dito que o homem é gay. Melhor, que achavas que ele era gay. Só para que saibas, durante o primeiro ano da universidade, a minha truma pensava que eu era bissexual, e eu divertia-me imenso a deixá-los ainda mais na duvida! :)
    Só tenho pena que tenhas apagado o post, pois em boa verdade, era uma coisa tua e que escreveste porque te apeteceu, sem maldade de algum tipo, e deixaste que alguém que não te é nada te afetasse ao ponto de o apagares. Se a pessoa se sentiu ofendida como teu post no teu blog, só tinha mais era que: comentar o desagrado no teu blog; cagar e andar no assunto e não ir para o blog dela e ainda por cima linkar-te.

    Vá, abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Musta,

      O post foi apagado porque aqui se respeitam as sensibilidades alheias. E se alguém se sente ofendido com algo que eu digo, por respeito eu retrato-me. Porque apesar de esta ser a minha casa, quero que os outros se sintam confortáveis quando me lêem.

      Eu sei que tens uma postura blogosférica diferente da minha. Tu és mais de galhofas, brincadeiras, alter-egos. Nada contra, atenção (não venhas agora tu também interpretar-me mal xD). Só que eu só sei escrever sendo eu próprio. Juro que não sei ser de outra maneira! Mesmo os meus textos de "ficção", nunca são ficção pura e dura: têm sempre algum fundo de verdade, baseado em algo que se passou ou que se falou.

      Quanto ao Luís Castro... Eu nem disse propriamente que achava que ele era gay, eu só disse que lhe via alguns tiques (e daí ter brincado com a homossexualidade no desporto). Mas tudo na brincadeira, na desportiva. Nada tenho contra nem a favor da orientação sexual do homem! E nem tenho qualquer tipo de preconceito: tenho amigos gays, amigas lésbicas, amigos/as bi. Ainda ontem comentei um blog que sigo em que o seu autor assumiu a sua orientação sexual na blogosfera. O que interessa é que as pessoas sejam felizes. Mas a maldade está nos olhos de quem a vê... É como contares uma anedota que meta brancos e pretos, vão logo chamar-te racista. Ou contares uma anedota sobre loiras, alentejanos, whatever, vais ser chamado de preconceituoso. A maldade está nos olhos de quem a vê...

      O mal disto tudo foi não ter havido a frontalidade de falar comigo. Lamento que a minha piada tenha sido considerada ofensiva, mas não é isso que me custa. O que me custa é que não haja a dita frontalidade de me dizer "não gostei do que disseste"...

      Para terminar, eu gosto de falar de política (no antigo blog falava mais, agora também ando mais desligado), futebol e religião. Mas gosto de o fazer com quem o saiba fazer também. Uma das conversas mais produtivas que tive sobre futebol nos últimos tempos até foi com colegas todos eles benfiquistas. Agora lamento, de facto, que não haja poder de encaixe para que se possa falar com as pessoas sobre qualquer assunto :/

      Aquele abraço

      Eliminar
  2. Pessoas com grau de sensibilidade excessiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada um tem a sua sensibilidade, e eu respeito isso.
      Se acho que houve exagero nesta situação? Sim, acho. Mas não foi propriamente a sensibilidade que me custou, mas sim a forma como as coisas se precipitaram. Mas acredito que serão resolvidas.

      Eliminar
  3. Ó Roger, deixa lá isso. Continua a escrever que a gente gosta de te ler. E podes continuar a escrever sobre o meu FCP, que há muito portista com sentido de humor e poder de encaixe.

    ResponderEliminar
  4. Rogerzito, a blogosfera é um mundo... ainda que virtual, mas constituído por pessoas. Irás sempre encontrar, assim como na vida real, pessoas que não se enquadram no que pensas, dizes ou sentes. Não concordo minimamente com este tipo de abordagem. Quando não se concorda, comenta-se no post e com direito a resposta. Penso que foi de extrema injustiça e, permite-me, falta de valores, a abordagem ao 'problema'. Por vezes levamos a vida demasiado a sério... temos de aprender a rirmo-nos de nós próprios e muito mais de situações que não estão directamente relacionadas connosco. Relativizar, é o segredo. Penso que não deves sair da blogosfera por isto... Encara como um ensinamento. :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este não é o motivo pelo qual estou a ponderar deixar a blogosfera. Aumentou a vontade de deixar, sim. Mas não foi o motivo. Já ando a pensar nisto há alguns dias...

      Quanto a esta situação, acredito que se resolverá...

      Eliminar
  5. Não li o post... mas acho que não deves ponderar deixar aqui o teu canto. Tal como em tudo na vida, há o bom e o mau... Foca-te no bom, é ele que te faz bem. Aprende com o mau, mas não deixes que ele leve a desistir de nada.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este não é o motivo pelo qual estou a ponderar deixar a blogosfera. Aumentou a vontade de deixar, sim. Mas não foi o motivo. Já ando a pensar nisto há alguns dias...

      Obrigado e beijinho :)

      Eliminar
  6. Quando leio post´s como o teu...e dou uma vista de olhos pelo que se passa noutros blogues, dou por mim a pensar que há pessoas que passam demasiado tempo nos blogues. Sem ofensa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol não ofendes (pelo menos a mim lol) :P mas não percebi o teu comentário na totalidade :P

      Eliminar
    2. Claro que percebeste...és inteligente...

      PS: Os problemas têm a importância que lhes damos, tal como as pessoas ;)

      Eliminar
    3. Lol obrigado pelo elogio. Mas não percebi na totalidade, de facto. :P

      PS - Sim, é verdade. Mas neste caso, tudo se resolverá certamente.

      Eliminar
  7. :O estou parva... tou uns dias fora e quando volto deparo-me com isto.. é mau kd nos chateamos por mal entendidos, espero que resolvam tudo e que riam desta situação mais tarde.
    a conversar é que a gente se entende...

    ResponderEliminar
  8. Aqui no norte diria-se uma expressão com palavrões que não vou dizer para não ferir susceptibilidades, mas esquece isso. A idade não é um posto e não é sinal de maturidade. Continua a ser tu mesmo. Eu sou como tu. O meu canto tem poucos seguidores, quem passa lá, passa pode comentar, pode não comentar, whatever. Eu escrevo o que quero e o que me bem apetece.
    Ditto! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serei sempre eu mesmo, isso é indiscutível :) nem sei ser de outra forma :P

      Acredito que a situação se resolverá :)

      Eliminar
  9. Não vi o teu post, mas não quero acreditar que tenhas faltado assim tanto ao respeito seja a quem for. És mesmo brincalhão por natureza e, mesmo que a brincadeira em questão tivesse sido mais infeliz, nunca seria com o intuito de ofender. É o que acho do que conheço de ti. E acho mesmo que não havia necessidade de haver toda esta confusão por causa disso. E foi mais ou menos isto que disse à Suri no post dela. Gostaria mesmo que vocês conseguissem resolver isto, porque gosto dos dois e não quero tomar partido de nenhum. Não gosto mesmo nada destas coisas.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem há partidos a tomar, atenção. Como eu disse no final do post, o problema é entre mim e a Suri, e eu acredito que a situação se resolverá. Mas não há cá partidos nenhuns! Vocês têm direito às vossas opiniões, obviamente, mas nem eu quero que ninguém tome partidos.

      Beijinho

      Eliminar
  10. Ultimamente anda a revelar-se uma teoria que tenho há muito tempo, as pessoas já não têm tempo para si que têm que ter tempo para por o nariz na vida dos outros, s´te digo não desistas pois tens muitas pessoas que gostam de ti, agora o resto não importa, não tem a mínima importância. Ai a sensibilidade que algumas pessoas têm desilude-me, pois muitas vezes não importa, não são assuntos que interessam. A falta de sentido de humor de muitas pessoas deixa-me a pensar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que a situação se vai resolver. Confesso que fiquei magoado e desiludido, porque tinha a maior consideração e estima pela blogger em questão. Mas somos todos adultos e acredito que tudo se resolverá.

      Beijinhos

      Eliminar
  11. A falta de sentido de humor de certas pessoas desilude-me!
    Existem coisas tão importantes para se chatear e em vez de pensarem nas coisas sérias da vida, vêem é chatear-te a ti.Enfim, a sensibilidade de umas quantas pessoas para o que não interessa preocupa-me.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos temos as nossas sensibilidades... Custa-me perceber às vezes a falta de sentido de humor, mas custa-me infinitamente mais olhar para as proporções que isto tomou, desnecessariamente. Mas tudo se resolverá...
      Beijinho

      Eliminar
    2. Sim realmente há pessoas que ainda levam a vida muito a sério, e esquecem-se muitas vezes de rir.
      Mas pronto todos somos sensíveis a alguma coisa, digo eu que sou extra piegas com tudo lol
      Espero que tudo se resolva :)

      Eliminar
    3. Já se resolveu, obrigado ;)

      Eliminar
  12. Espero que já esteja tudo ok entre vocês os dois! Se fossem ambos do Benfica isso não acontecia :)

    Abraço e gosto da tua forma de estar na vida.

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está tudo bem ;)
      Eu, do Benfica?! Nunca na vida :P
      Obrigado meu caro, grande abraço

      Eliminar
    2. Ahahahah...eu estou com o hsb. :) :) :)

      Eliminar
    3. E eu respondo-te o mesmo que respondi a ele: eu, do Benfica?! Nunca na vida :P

      Eliminar
  13. Quando a pessoa em questão escreve sucessivos posts a incitar raiva aos professores, pela maneira como escrevia, cheia de odio pela profissão em si, nunca se preocupou minimamente nas sensibilidades que poderia ofender.
    A sensibilidade das pessoas só funciona para um lado, isso é que é complicado de gerir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é algo que deverás resolver com a blogger em questão, não comigo ;)
      A falar é que as pessoas se entendem ;)

      Eliminar

Real Time Web Analytics