segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sporting: A comparação entre a época passada e a actual

A uma semana de irmos jogar ao Dragão, dei-me ao trabalho de fazer uma breve análise, comparado os resultados do Sporting nesta época e na época passada.
E aqui vão as conclusões:

Época 2012/2013

Campeonato (até à 7ª jornada)
1 vitória
4 empates
2 derrotas (1 delas contra o FC Porto)
5 golos marcados
7 golos sofridos
Melhor marcador da equipa: Wolfswinkel - 3 golos
Pontos conseguidos: 7

Total do Campeonato:
42 pontos
11 vitórias
9 empates
10 derrotas
36 golos marcados
36 golos sofridos

Notas:
1) Ao dia 21 de Outubro de 2012, já tínhamos sido eliminados da Taça de Portugal, na 3ª eliminatória da prova (1ª que o Sporting jogou), ao perder por 3-2 contra o Moreirense.
2) Ao dia 21 de Outubro de 2012, já tínhamos efectuado 4 jogos para a Liga Europa, contabilizando 1 vitória, 2 empates e 1 derrota.

Época 2013/2014

Campeonato (até à 7ª jornada)
5 vitórias
2 empates (1 deles contra o Benfica)
0 derrotas
19 golos marcados
4 golos sofridos
Melhor marcador da equipa: Montero - 9 golos
Pontos conseguidos: 17

Notas:
1) Goleámos o Alba por 8-1 na 3ª eliminatória da Taça de Portugal (1ª que o Sporting jogou). Este resultado foi a maior goleada do clube nos últimos 25 anos (a par dos 8-1 ao Oliveira do Hospital, em 2002).
2) Não estamos a jogar nas competições europeias este ano (e se é verdade que os €€€ fazem falta, também é verdade que acho - e sempre achei - benéfico que este ano assim fosse, porque acho importante que estejamos focados nas competições internas nesta época de recuperação).

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As diferenças estão à vista.
É óbvio que não passámos da pior época de sempre para a melhor época de sempre.
Mas também é óbvio que estamos a fazer um excelente percurso. Com menos recursos, mas com muito mais garra, muito mais entrega e com uma liderança muito mais forte.
Aconteça o que acontecer no próximo domingo, em termos de resultado... Se os putos jogarem como têm jogado, já vou ficar satisfeito. Se conseguirmos trazer pontos do Dragão, óptimo. Se conseguirmos ganhar, assumindo assim a liderança, perfeito! Mas acima de tudo peço entrega, garra, paixão, amor à camisola e espírito de equipa!

Só para completar o post, vou deixar aqui um print das estatísticas finais do jogo Sporting-Alba. "Ah e tal, foi contra o Alba", dizem muitos. Pois, mas o Porto só deu 1 ao Trofense e o Benfica só deu 1 ao Cinfães ;)
BTW, excelente mensagem de Leonardo Jardim ao longo da semana passada, avisando que quem relaxasse frente ao Alba não ia calçar no Dragão! Esta mensagem resultou num enorme respeito pelo adversário. Até por parte dos nossos adeptos que aplaudiram as substituições da equipa adversária, bem como o golo de honra.


19 comentários:

  1. O Porto deu 1 ao Trofense porque são vizinhos e não quiseram humilhá-los (eu acredito no que quiser, deixa-me em paz :P). Mas guardamos alguns para vocês... lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL gosto da tua teoria, contudo "cantas bem mas não me alegras" xD
      Mas nós também não gastámos os golos todos, o Montero vai passar a semana a afinar bem a pontaria xD

      Eliminar
  2. Percebo o encanto que tens. Sobretudo pela época passada. Mas aconselho-te a manteres os pés no chão. Muitos sportinguistas falam como se já fossem campeões. Acredita que o "pior" está para vir.

    Mas agrada-me este Sporting mais competitivo. O futebol português precisava disso.

    Abraço

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou o primeiro a dizer que ainda temos muito trabalho pela frente. Aliás, espreita o primeiro post da tag "Sporting" e terás a minha opinião completa ;)
      Abraço

      Eliminar
    2. Ultimamente so se ouvem os adeptos do teu clube a cantarem de galo que sao os maiores, que tao na frente no SLB e tal...sinceramente quero que empatem no Dragao mas nao tenho fé nenhuma, o meu feeeling é que levem 3 no saco. Por um lado é mau ( sendo eu benfiquista claro ) pq o Porto embalado mais ng os apanha, mas por outro é bom pq ja ando fartos dos lags que nao se calam lol

      Eliminar
    3. An0nymus,
      Só posso falar por mim, e cada sportinguista que fale por si: eu não ando a cantar de galo. Agora que é um facto incontornável que o Sporting tem sido a equipa que tem apresentado melhor futebol de forma mais consistente, é verdade. Sê sincero, sem clubismos: se o campeonato acabasse hoje, vamos supor, não concordas que o Sporting seria a equipa que mais merecia ganhá-lo? Temos o melhor futebol jogado, a melhor defesa e o melhor ataque...

      Quanto ao jogo no Dragão... Não estou a cantar de galo. E tal como eu disse no post: trazer pontos de lá era óptimo, mas acima de tudo espero uma boa exibição, com a garra com que temos sido brindados este ano. Tenho algum optimismo, sim, porque já há algum tempo que não íamos ao Porto em condições plenas de disputar o jogo como deve ser disputado um clássico ;)

      Eliminar
    4. An0nymus,
      Na sequência do teu comentário: eraumavezumamentecomplicada@gmail.com - é o mail do blog :) Não divulgo o mail pessoal publicamente ;) Abraço

      Eliminar
  3. Por muito que me custe admitir, tenho medo do que o teu SCP pode fazer no "meu" Dragão... Espero que seja um jogo bem jogado e sem casos.. E vou acreditar que o meu FCP ainda sabe o que é jogar um jogo com qualidade do príncipio ao fim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um clássico é sempre um clássico. Mas este ano tem um saborzinho especial. Primeiro, porque finalmente o Sporting está em condições de jogar de igual para igual, situação que não se verificava há algumas épocas. Segundo, porque o jogo decide a liderança provisória. Pelo que adivinho um jogo quentinho :P

      Acima de tudo, como dizes e bem, que seja um jogo bem jogado e sem casos. E que ganhe o melhor - e que o melhor seja o Sporting :P (verdade seja dita, o Sporting é a equipa que tem praticado melhor futebol este ano, admite lá!)

      Eliminar
  4. *ABT tapa a boca de Never Told Words*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah de hoje a uma semana falaremos, caríssimas ABT e Never :P

      Eliminar
    2. Se o FCP jogar os 90min como jogou nos primeiros 20min contra o Atlético de Madrid, não tenho dúvidas que o Sporting cede.. oh lá se cede!!! :p

      Eliminar
    3. Não cantes já de galo, Neverzinha :P
      Este Sporting já não é aquele com quem todos gozavam na época passada ;)
      Na próxima segunda-feira falamos. A bola é redonda, e um clássico é sempre imprevisível, tudo pode acontecer :)

      Eliminar
  5. Oh, vou-me resumir ao silêncio quanto ao post, não sou grande adepta de futebol xD E sou do benfica xD

    R: Ó homem então leva o meu Nestum! Tirai-me este pecado da frenteee! xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfiquista?! Que mau gosto :P

      LOL sempre gostei mais de Nestum do que de Cerelac, mas já não como há séculos mesmo, agora marchava bem :P

      Eliminar
    2. An0nymus,
      Mau gosto ao quadrado, portanto :P

      Eliminar
  6. R: Concordo que gostava muito mais dos "antigos" LP, mas continuo a adorá-los :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro LP mas LP do passado, não há nenhuma música pós "Minutes to Midnight" que esteja no meu ipod :P

      Eliminar

Real Time Web Analytics