quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A música é e sempre foi o meu grande motor

Este post foi prometido à CM na sequência de um comentário que lhe fiz há dias no blog.

Há uns anitos atrás, estive perto de concorrer a um programa de TV de descoberta de talentos. Para quem não sabe (sobretudo quem me segue há pouco tempo), eu sou músico amador. Quero dizer, agora já nem tanto, uma vez que desde 2007 que ando mais afastado dessas lides (e quase por completo desde 2011). Mas aprendi a tocar guitarra com 7 ou 8 anos. Mais tarde, já na adolescência, comecei a dar uns toques em piano e bateria. Para além disso, também já fiz umas coisitas como DJ. Durante alguns anos tive uma banda, da qual era vocalista e guitarrista. Portanto a minha vida sempre esteve muito ligada à música, ainda que não o fizesse de forma profissional.

Quando começou o grande boom dos programas de descoberta de talentos em Portugal (com os Ídolos, Operação Triunfo, Academia de Estrelas, etc etc coiso e tal), houve quem decidisse inscrever-me. Mas nunca fui em frente. 

Primeiro, e acima de tudo, porque não considero que tenha uma voz por aí além (e nesse tipo de programas, podes ser muito bom músico mas se não fores um bom cantor, esquece). Sou afinadinho e tal, mas sempre me considerei muito mais músico do que cantor. Segundo, porque não estava preparado para me expor. Eu sei que até nem se pode notar muito, mas eu sou um gajo meio tímido. E gosto muito da minha privacidade. E sei que não estava preparado para lidar com uma súbita exposição mediática. Terceiro, e ainda na sequência do segundo ponto, nunca quis a chamada "fama fácil" (que, neste tipo de programas, em Portugal, acaba por não levar a lado nenhum em termos práticos, porque a grande maioria acaba esquecida). Sempre tive em mim a convicção que, se algum dia a música me levasse a algum lado, que fosse por trabalho árduo e não por me expor, durante meia dúzia de semanas, num programa de horário nobre. Prefiro manter-me fiel a mim mesmo e às minhas convicções, mesmo que isso implique nunca poder viver a fazer aquilo que mais gosto: música. Por último, porque tinha uma relação naquela altura e essa minha namorada, 1000 vezes mais tímida que eu (e reservada, e introvertida... e com uma vida familiar algo complicada...), ia sofrer também os efeitos dessa exposição pública.

Já se passaram uns quantos anos e não me arrependo da decisão que tomei. Hoje em dia, tenho ainda mais noção que não estava preparado para isso. Não tinha maturidade. Nem sequer maturidade musical. Para além de que, com o passar do tempo (e também com ajuda da minha profissão), percebi que pertenço a outro lado: produção musical. O palco não deixou de ser, a par do mar, o meu habitat natural. Mas hoje em dia encaro as coisas de outra forma e percebo que o meu gosto passa muito por fazer música sem estar debaixo de holofotes. Gosto de criar, produzir, fazer nascer a obra e dar-lhe asas para voar.

Se me saísse o Euromilhões, o meu investimento seria nisso mesmo. Iria estudar produção musical junto dos melhores, trabalhar/estagiar com os melhores para absorver todo o conhecimento possível (sou ambicioso e gosto de me rodear dos melhores, para eu próprio um dia poder almejar chegar a esse nível) e depois investir no meu próprio negócio nesse ramo. E a primeira coisa que faria era pegar nas pessoas fantásticas e talentosas com quem partilhei o palco durante o tempo em que tive o prazer de fazer parte de uma banda. Ganhei amigos. Mas há dois que se destacam e que considero como irmãos, o Guga e a Madalena. Para além de serem pessoas extraordinárias, são também músicos com um enorme talento. E faria questão de os levar ao topo. Porque posso garantir-vos: está a perder-se um guitarrista espectacular e uma cantora de outro mundo!

Sôdona Cláudia Maria, aí tem a história :)

12 comentários:

  1. O prometido é devido, sim senhora! :) Este País está carregado de talentos...eu própria, aos fds (não, não canto nem toco!), costumo ver algumas bandas amadoras ao vivo, e é incrível a qualidade que se encontra. Ainda bem que não te arrependes da decisão, e que te saia esse prémio para realizar esse sonho! Fico a torcer :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, há muita gente com talento por esse país fora :) Mas eu acho que nem chego aos calcanhares de muita gente que já vi por aí com altas vozes mesmo!
      Obrigado :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. O quê? :O Estou espantada... Não sabia de nada disso pah! Músico aqui por Coimbra? Queres ver que já te vi ao vivo e a cores e não sei :P Quanto a concursos... bem, enho uma amiga que concorreu agora ao X-Factor. Ela é uma 'mulher do Rock' o que é raro em Portugal. E já vai em fases bem avançadas do programa. Penso que será sempre um trampolim. E nem te conto como a conheci... lolll Aliás, a ela e a outros músicos que hoje em dia são muito meus amigos... Enfim, não desistas... Se a música faz parte de ti como o respirar... não desistas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah não é assim tão pouco provável que já me tenhas visto, de facto. Anyway, desde 2007 que ando afastado dessas lides :P
      Boa sorte para a tua amiga :) realmente uma mulher do Rock é caso raro nesses programas. Assim de repente, só me lembro da Diana Piedade na 3ª edição do "Ídolos".

      Quanto a não desistir... Obrigado! Mas actualmente não tenho margem para pensar nesses saltos e não gosto de dar passos maiores que as pernas :P

      Eliminar
  3. Ahhhhh bommmm:)
    Fala-me a cantar:)
    Agora percebo melhor outras coisas:)))

    Estavas à espera que em Portugal nesta área se vencesse por mérito?! Népia.
    Também este é um circulo fechado na mão de dois ou três. Também o mercado é tão, tão pequeno, que é muito fácil ficar sobrecarregado, por isso é que quem quiser sobreviver...tem de sair daqui...

    Faças o que fizeres ...pode não te fazer rico, mas que te faça FELIZ!

    Jinhoooooosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Agora percebo melhor outras coisas:)))" - explica lá isso Surizinha, que não percebi mesmo xD

      Tens razão no que dizes. O mercado é demasiado limitado por ser tão pequeno!

      Obrigado Surizinha :)

      Eliminar
    2. * não divagues:)p referia-me exclusivamente a teres o outro cantinho excluasivamente dedicado à música:)

      jinhoooossssss

      Eliminar
    3. Ah lol sim, a música é uma enorme paixão e achei que fazia sentido criar um blog dedicado exclusivamente à música, ao invés de andar a encher este blog com vídeos :P
      E tinha algumas ideias porreiras para esse blog, mas falta-me disponibilidade para as pôr em prática :/

      Eliminar
  4. Ah mas que bem!! :) esses programas dificilmente levam a carreiras, pelo menos no nosso país.. Mas agora devias publicar aqui actuações da banda para nós sermos o júri :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah qual foi a parte de "sou tímido" que não percebeste, Neverzinha? xD
      Para além disso, não me exponho na blogosfera para além daquilo que acho razoável :P

      E sim, em Portugal os programas de descoberta de talentos não passam de entretenimento televisivo. Mal o programa acaba, as pessoas caem facilmente no esquecimento.

      Eliminar
  5. Tou com a Never ending sto err Told Words lol, devias postar aí uns videoclips caseiros do teu talento xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL no fuckin' way ahah xD
      Prezo a minha privacidade na blogosfera xD

      Eliminar

Real Time Web Analytics