segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O bem-estar de uma criança deve estar acima de todas as discussões dos pais!

Não sigo diariamente o Secret Story - Casa dos Segredos. No entanto, ao domingo é o que vejo cá em casa, com os colegas de casa e trabalho. Mas vejo mais numa onda de matar o tempo do que propriamente por interesse, porque esta edição conseguiu descer ainda mais o nível. Mas pronto, fico ali na sala, a conviver com os colegas e tal.

No entanto, há uma situação da qual me apraz falar - porque não consigo mesmo calar-me em determinadas situações. Contextualizando a coisa, para quem não conhece a história: um ex-casal de namorados entrou com um segredo conjunto, "temos uma filha em comum". Acontece que a relação acabou mal, ela ainda gosta dele mas ele anda ali na casa a flirtar com outra. Os ciúmes fizeram estoirar a bomba, surgiu uma discussão e ele acabou por revelar o segredo.

Agora que já contextualizei a história...
Homem que ofende e deixa que ofendam a mãe dos seus filhos nem merece ser chamado de Homem. Ponto. E eu não falo de cor...

Como já sabe quem me seguia no antigo blog, eu já estive perto de ser pai, aos 17 anos - não foi irresponsabilidade, os acidentes acontecem mesmo. A minha namorada da altura acabou por sofrer um aborto espontâneo, aos 6 meses de gestação, e perdemos então o nosso Tomás. A nossa relação, nessa altura, não era um mar de rosas - por minha culpa. Eu ainda tinha sentimentos por uma ex-namorada (sim, assumo que na adolescência fui um gajo emocionalmente instável). E, já a Carolina estava grávida, estivemos um tempo separados por causa dessa situação. Mas o filho era dos dois! E nunca me passou pela cabeça abandonar o meu filho ou deixar de apoiar a mãe dele. Segui atentamente a gravidez, fui a todas as consultas, fiz tudo o que um pai deve fazer. Mais tarde reatámos o namoro, cerca de uma semana antes de perdermos o nosso filho.

Eu e a Carolina acabámos em Março de 2007. Já lá vão 6 anos e meio. E NUNCA ninguém ouviu ou vai ouvir-me falar mal dela. Sim, ficou a amizade. E ficou também uma enorme admiração, um enorme carinho e um enorme respeito. E todos esses sentimentos se alargam à família dela. Eu já não estou por Coimbra há alguns anos, mas, depois de acabarmos, sempre que encontrei os pais ou a irmã da Carolina, falei-lhes com a maior naturalidade. E a Carolina também fala sempre extremamente bem à minha família. A relação acabou, a paixão também, mas ficaram sentimentos muito bonitos (para mim, o respeito é o sentimento mais bonito que se pode ter por alguém!). E acima de tudo, ficou a memória de um filho em comum. Ficou a memória dos momentos bons e ficou a memória dos momentos maus - só quem passa por isso é que imagina a dor de perder um filho. Sofremos muito, chorámos muito. E eu considero que só eu e a Carolina é que sabemos tudo o que passámos - acho que nem mesmo as nossas famílias sabem tudo o que sofremos.

Seguimos ambos caminhos diferentes. Se calhar, daqui a 20 anos até podemos já nem estar na vida um do outro, podemos não saber um do outro. Mas a Carolina será sempre a mãe do meu primeiro filho e vou ter-lhe SEMPRE o maior respeito.

Por tudo isto é que digo que não falo de cor... Não consigo conceber que um gajo enxovalhe a rapariga que, acima de sua ex-namorada, é a mãe da sua filha. Menos ainda que a mãe do gajo enxovalhe a moça, chamando-lhe perseguidora, psicopata e insinuando que a rapariga engravidou de propósito para prender o gajo. Tudo isso até podia ser verdade, tudo bem. Mas são coisas que não se dizem, há uma criança no meio porra! E muito menos se fazem estas afirmações em directo num programa em horário nobre, perante todo o país. A roupa suja lava-se em casa, sempre ouvi dizer. Os problemas resolvem-se entre quatro paredes. E, acima de tudo, devem ser resolvidos pelos pais da criança, sem a interferência de familiares, senão a miúda vai crescer num ambiente de batalha campal!

Os pais não se inscreveram no programa? Não aceitaram ter aquele segredo conjunto? Então agora aguentem-se à bomboca, mas tentem minimizar as desavenças, para bem da miúda. Não creio que a criança, daqui por uns anos, vá achar bonito ver o pai e a avó paterna a ofender a mãe. Filhos não seguram casamentos, é verdade. Mas o superior interesse da criança deve estar acima de tudo! Um filho nunca pode ser feliz se se vir a ser disputado pelos pais!

18 comentários:

  1. Sem mais nada a acrescentar... Subscrevo cada palavra! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A criança deve estar acima de tudo. Quando assim não é, a criança nunca saberá o que é viver num ambiente familiar harmonioso.

      Eliminar
    2. Roger, mas quem vai para um concurso... sabendo ambos que o segredo seria esse... Nem preciso comentar mais. No meu ponto de vista, e não sou ninguém para julgar, quando os dois entraram neste jogo, a filha ficou sempre em segundo plano. É óbvio que sairia magoada. Mas que raio de preço tem uma vida? e pior... a vida de um filho? Sim, porque é ela que sofre! -.-

      Eliminar
    3. Sim, eu sei isso. Também me choca. Mas não sabemos o que existe por trás, podem existir problemas financeiros graves que impliquem entrar num reality-show para poder proporcionar maior conforto à filha. Não sei se será essa a situação. E digo isto porque uma das concorrentes com mais cabeça que já vi neste género de programas era mãe solteira também.

      Choca-me muito mais a falta de respeito entre os progenitores (neste caso, do pai para a mãe).

      Eliminar
    4. Para mim choca-me tudo... Porque antes deles, vem a menina (ou deveria vir). É uma exposição gratuita e com implicações graves na vida deles e na vida de alguém que depende deles. A falta de respeito pela criança choca-me mais.

      Eliminar
    5. O problema é que eles não se dão ao respeito. Como já disse: uma das pessoas com mais cabeça e com melhor postura que já vi num reality-show era mãe solteira. E nunca expôs a família, nem a criança em particular. Acima de tudo, tem tudo a ver com a cabecinha que se tem. E estes dois são claramente dois putos imaturos que estão mais preocupados em atacar-se mutuamente do que em proteger a filha.

      Eliminar
  2. Realmente... é por essas e por outras que nem perco nem nunca perdi tempo com um programa desses. É realmente uma fantochada é o que é... mas já diziam os meus pais " o que o povinho gosta é disto "... Enfim. Mas focando-me agora na criança. Já vi casos infelizmente piores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já vi casos piores, infelizmente :S
      Mas não deixa de me chocar a falta de respeito e de consideração entre progenitores :S

      Eliminar
  3. e é por estas e por outros k eu engulo sapos e proibo de dizerem mal do meu ex em frt dos miudos (kd na verdd por trás estou pronta a esfolá-lo vivo). nao é o amor dos pais pelos filhos k é incondicional, é o amor dos filhos pelos pais que é incondicional, e doi muito para um filho ouvir dizer mal dos pais por mais "maus pais" que eles possam ser.
    há pais que viram costas aos filhos c bastante facilidade, contudo é preciso muita pancada atrás de pancada para um filho virar as costas a um pai/mae

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a tua atitude é a correcta. O progenitor pode não ser a melhor pessoa do mundo, mas deve-se preservar o respeito mútuo para que mais tarde não sejam os filhos a pagar por isso.

      Eliminar
  4. O primeiro e mais grave erro, é usarem uma filha como bola de bilhar, num jogo onde ela sairá sempre derrotada.
    Que raio de mundo é este onde as pessoas perderam a vergonha e a dignidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais. A filha está a servir de arma de arremesso. E estamos a falar de um bebé. Deixa a miúda começar a crescer e aposto que a disputa vai ser ainda maior, porque a tendência vai ser tentar comprar a miúda com bens materiais para ver quem é que consegue maior atenção por parte da filha :/
      Mundo de merda este :/

      Eliminar
  5. O que mais me impressionou, pela negativa claro, foi a raiva com que a mãe do gajo/avó da bebé falou da mãe da neta! Agora com poucos meses a bebé não entende muito, mas daqui a 10 anos vê isto tudo na internet...é triste o pai, mesmo não querendo ter uma relação amorosa, não defender a mãe da filha, os avós paternos atacarem a mãe da neta em frente a todos. E felizmente ela ainda é bebé porque imagino se já compreendesse alguma coisa e quando estivesse com os avós paternos deviam só dizer mal da mãe.
    Simplesmente triste... Tem de haver respeito entre todos para não afectar a bebé.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente.
      Acho que a postura da mãe do gajo ainda conseguiu ser pior do que a postura deles os dois na casa. E quem vai ficar pior nesta história toda é a criança, uma vez que a família materna e a família paterna vão transformar isto numa batalha campal :S

      Eliminar
  6. Estava a leste desta situação toda em directo na televisão.. mas concordo contigo! a criança devia ser salvaguardada desta palhaçcada toda sempre. que tristeza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É lamentável e uma verdadeira palhaçada, de facto :S

      Eliminar
  7. Concordo plenamente contigo! Plenamente!
    Acho que o que lhes falta é maturidade... maturidade essa que (como por exemplo tu tiveste) até grande parte jovens da minha idade têm...

    ResponderEliminar

Real Time Web Analytics