segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Rescaldo do clássico

O FC Porto ganhou. E ganhou bem, isso é indiscutível. Foi um jogo sem casos (algumas faltas discutíveis, mas nada de extraordinário). Um bom jogo com uma arbitragem desejável. Agora, que o resultado foi exagerado face ao que o Sporting jogou? Na minha opinião, sim. A vitória do Porto é merecida, mas justo teria sido ficar 2-1 (ou, no limite, 3-2, vá). 2 golos de diferença não espelham o que foi o jogo. Porque o Porto não foi assim tão superior ao ponto de ser justa uma diferença de 2 golos. Pelo contrário, este até foi o clássico mais disputado dos últimos anos. Já não me lembro da última vez que vi o meu Sporting a jogar assim no Dragão! E não levámos nenhuma coça, como muitos vaticinavam. Perdemos, sim, e perdemos bem. Mas perdemos contra o 1º classificado do campeonato, detentor de 8 títulos nas últimas 10 épocas e jogámos numa casa que não vê derrotas (para a liga) há mais de 5 anos. E ainda assim, jogámos bem. 

Claro que existiram erros do Sporting (alguns até infantis - como o penalty por exemplo, o Maurício condicionou logo ali o jogo... e o penalty foi claro, obviamente, btw!). Faltou também alguma agressividade no meio-campo. Mas foi um belo jogo de futebol, com ambas as equipas a perseguir o resultado. E convém não esquecer que, à 8ª jornada, nós já jogámos contra os 3 rivais directos (Porto, Benfica e Braga) e eles ainda têm que jogar entre si, pelo que ainda nada está perdido ;)

"Aconteça o que acontecer no próximo domingo, em termos de resultado... Se os putos jogarem como têm jogado, já vou ficar satisfeito. Se conseguirmos trazer pontos do Dragão, óptimo. Se conseguirmos ganhar, assumindo assim a liderança, perfeito! Mas acima de tudo peço entrega, garra, paixão, amor à camisola e espírito de equipa!" - escrevi isto, neste post (clicar para abrir link), no dia 21. E, perante as minhas palavras da semana passada, devo dizer: sim, estou satisfeito! Lamento, obviamente, alguns erros que nos custaram o jogo. Lamento algumas exibições menos conseguidas, em comparação com jogos anteriores. Lamento não termos o Jefferson disponível e o facto do Leonardo Jardim não ter optado pelo Capel no início - acredito que, com estes dois jogadores, a dinâmica de jogo seria diferente, porque são dois jogadores que galvanizam o jogo do Sporting naquele corredor esquerdo. Mas não deixo de estar satisfeito.

Apesar do resultado não ser o desejado, estou orgulhoso do meu Sporting. A qualidade demonstrada deixa antever um futuro mais risonho que os últimos anos. Já há muito tempo que não discutíamos assim um jogo no Dragão e isso deixa-me feliz, porque acho que sinceramente temos qualidade para ir longe. Agora é levantar a cabeça, temos um jogo para ganhar daqui a uma semana (contra o Marítimo, em casa, para o campeonato). E temos um derby daqui a duas semanas, para a Taça de Portugal. Por isso, não podemos desanimar.

Por fim, só uma coisa a lamentar... Os incidentes fora das quatro linhas... Infelizmente vou ter que apontar o dedo ao meu presidente Bruno de Carvalho, homem que muito admiro e que é o melhor presidente que tivemos nos últimos 20 anos. Mas se acho muito bem que não prestemos subserviência a ninguém, também acho que houve algum exagero nas palavras que foi proferindo nas últimas semanas, o que resultou numa agressividade desnecessária até por parte de alguns dos nossos adeptos. Isso culminou em desacatos que eram perfeitamente evitáveis. Por outro lado, destaco um ponto positivo: a nossa massa associativa calou muitas vezes o Dragão, mesmo estando nós a perder. A jogar na casa dos nossos adversários, conseguir ouvir em pleno "tu vais vencer, podes crer, porque a nossa força é brutal....." é de arrepiar! E ainda no que toca a claques e adeptos... Achei triste alguns "olés" que se ouviram a partir dos 80min, mais coisa menos coisa, quando o Porto trocava a bola... É que até parece que o Porto tem sido avassalador, tanto neste jogo em particular como ao longo desta época em geral... Mas enfim... Posturas...

8 comentários:

  1. Os olés que ouviram no final podes agradecer ao vosso presidente também, Roger.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora todos os males provêm do Bruno de Carvalho? :P
      Já expressei no post que acho, efectivamente, que houve algum exagero nas palavras de BdC ao longo das últimas semanas, o que culminou em alguns episódios lamentáveis. Mas pegar nisso para justificar os "olés"? Hum... Pronto, está bem, é a tua opinião, respeito :P

      Eliminar
    2. "Agora todos os males provêm do Bruno de Carvalho? :P" Sim :P lol

      Depois de tanto tempo a chatear-se (e a chatear-nos) a acusar-nos de coisas que ainda nem tinhamos feito, muito me admira não lhe terem dedicado a música habitualmente dedicada ao SLB. Mas fiquei feliz, e veio a provar o que disse um dia (http://natandspirit.blogspot.pt/2012/12/da-rivalidade.html) : Nós gostamos dos Sporting, e pronto.

      Na minha opinião, a paz por parte dos adeptos do FCP (antes, durante e depois do jogo) nunca reinaria se tivesse sido o LFV a dizer tais coisas.

      Eliminar
    3. Lol isso não é bem assim, a questão não é os portistas gostarem do Sporting. A questão é que nós deixámos, há uns anos, de entrar nas vossas contas, deixámos de ser uma ameaça - é um facto que eu admito. E como tal, não nos levam a sério e já não há aquela rivalidade, porque nos passaram a ver como inofensivos. Deixa o Sporting voltar a entrar nos eixos (já começámos a percorrer esse caminho) e vais ver como seremos tão odiados por vocês como o Benfica xD

      Eliminar
    4. Eu reafirmo a minha convicção de que estás completamente enganado, Roger. Repara que nos últimos 22 anos ganhamos 16 campeonatos. O SCP 2 e o SLB 3. Achas que um campeonato de diferença os torna mais ameaçadores do que vocês? São incontáveis entre esses os campeonatos que ganhamos várias jornadas antes do final [na realidade são contáveis mas eu tenho preguiça ;)], portanto o SLB tem mais garganta do que acção. Mas pelo visto resulta: com tanto palavreado até a ti te enganaram? lol Só ganharam mais um do que vocês...

      Aceita que o Dragão tem um fraquinho por vocês :)

      Eliminar
    5. A questão é que o Benfas dava-vos mais luta nos últimos anos, daí um agravamento da rivalidade com eles e um decréscimo na rivalidade com o Sporting, era isto que eu queria dizer ;)
      Mas pronto, a ver vamos :P
      Seja como for, eu sou a favor das rivalidades. Não das rivalidades levadas ao extremo (aquelas que acabam em pancadaria, áreas de serviço vandalizadas, autocarros apedrejados, e por aí fora), como é óbvio. Mas as rivalidades saudáveis fazem parte do futebol, são parte da magia e do encanto. Não digo para nos receberem com hostilidade (que já se viu que isso não resulta bem), mas também não peço miminhos xD

      Eliminar
  2. Um grande jogo, com uma segunda parte muito melhor do que a primeira, com algumas jogadas brilhantes e sem casos. Ganhou o meu Porto, mas o Sporting bateu-se muito bem!

    ResponderEliminar

Real Time Web Analytics