sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Relações/envolvimentos na blogosfera: o desenvolvimento do tema

Continuando o tema do post anterior...

Pela minha experiência pessoal, posso dizer que não é pêra doce manter uma relação com alguém que também é blogger. Não quando essa relação passa a ser de conhecimento público - se soubesse o que sei hoje, nunca teria assumido publicamente aquela relação. Como expliquei no post anterior, a decisão de assumir deveu-se ao facto de tentar resolver um problema, mas acho que acabou por trazer mais problemas. E, confesso, começou a condicionar certos posts. 

Até à data da revelação, não me sentia minimamente condicionado em escrever sobre e para ela. Claro que a minha ex sabia que determinados textos eram sobre ou para ela, mas isso não me condicionava: não escrevia nada que não lhe dissesse, que ela não soubesse. Até mesmo os desabafos que fazia em momentos de crise, não escrevia nada que ela não soubesse (se determinada atitude me magoasse, antes de o escrever, já ela o sabia). Comecei a sentir-me condicionado depois, quando tornámos a nossa relação pública... De repente, toda a gente sabia quem ela era... De repente, toda a gente sabia quem era a destinatária de alguns textos... De repente, dei por mim a precisar de desabafar nos momentos de crise, e não me sentia à vontade para o fazer no blog - porque toda a gente ia saber que eu e ela estávamos em crise e iriam abordar-nos nesse sentido (em público ou em privado). Foi por isso que, depois da revelação, no meu blog deixaram de existir tantos textos sobre e para ela; e quando criei o (Des)Construções aconteceu o mesmo - e passaram a existir alguns bem camuflados, em que eu sabia exactamente o que estava a escrever, mas não eram posts óbvios para quem os lesse. Agora que essa relação acabou, posso revelar um exemplo: este post (clicar para ler) é dos tais que eram escritos de forma mais camuflada.

Posso dizer que a fase mais difícil nesse aspecto foi quando essa relação acabou. Por dois motivos... Primeiro, porque eu precisava de desabafar sobre isso e não queria fazê-lo aqui, nem sequer com ninguém da blogosfera em privado. Porque se há coisa que sempre tentei foi não deixar que ninguém da blogosfera se sentisse na necessidade de "tomar partidos". Há muita gente que seguia ambos os blogs, que se dava bem com ambos, que falava com ambos em privado. E eu não queria que ninguém se sentisse no "meio" de uma "guerra" que era apenas minha e da minha ex. Hoje posso confessar que acabei, posteriormente, por desabafar com duas pessoas. O segundo motivo foi por ter de tornar público o fim da relação. Porque havia pessoas a perguntar-me por ela, a falar dela, e eu não ia conseguir fugir e contornar as coisas durante muito tempo. E depois de se assumir uma relação, acaba por fazer sentido assumir também quando ela acaba... E foi o que fiz neste post (clicar para abrir).

Depois das explicações, vou então agora responder de forma mais directa ao post do SOG:

Enquanto a relação durou, eu lia o blog dela e ela lia o meu. E comentávamos (antes da relação ser pública, comentávamos sem login nos posts mais "mimimis"). E foi algo natural. Que me lembre, nunca houve conversa sobre haver a hipótese de deixarmos de ler o blog um do outro. Como o SOG diz, e bem, se foi nesse espaço que aprendemos a admirar a outra pessoa, que sentido faria deixar de a ler? Até porque ela escrevia bem (quem a seguia, sabe disso). Aliás, eu cheguei a dizer-lhe que não gostei que ela eliminasse o primeiro blog. Podia mantê-lo em privado, tal como eu tenho meu antigo blog, sem acesso para ninguém, mas não apagar. Porque foi lá que começou a nossa história. Portanto não houve essa coisa de "eu não te leio e tu não me lês". Depois da relação acabar, ela saiu da blogosfera, portanto não a li mais - nem faria questão disso (já o disse aqui várias vezes: eu demoro muito a desligar-me de algo/alguém, mas quando o faço é sem retorno e viro bloco de gelo). Se ela me continuou a ler, não sei nem faço qualquer questão de saber. Eu podia ter saído da blogosfera, ou começar do zero com outro nick. Mas não o fiz - como alguém me disse na altura, e bem, não faria sentido eu deixar de fazer algo que gosto e de ter laços com quem gosto por causa seja de quem for! Portanto o meu blog continua aqui, eu continuo aqui, e não me faz mossa saber quem me lê ou quem não me lê - se formos por aí, há muitas ex que até me podem ler sem eu saber, o blog é público!

Falando por mim, não tive qualquer outro blog anónimo, nem durante a relação nem após o seu término. A minha essência sempre esteve aqui, com o mesmo nick, que é a minha alcunha desde sempre (Roger, diminutivo de Rogério, o meu nome). Primeiro no Pensamentos Apalavrados, depois no Divagações por uma mente complicada e agora no (Des)Construções da Mente. Mas sempre com o mesmo nome. Quanto a ela, se teve outros perfis de blogger, isso é lá com ela. Quanto a essa questão não me pronuncio, por motivos que só a mim dizem respeito.

E quanto a mudar o estilo de blog... No meu caso, não creio que tenha acontecido. A única diferença que se pode encontrar, e que julgo ser comum a qualquer blogger apaixonado (seja ou não por outro blogger), é que enquanto a relação durou existiam mais posts "mimimis". De resto, sempre abordei mais ou menos os mesmos temas, sempre tive o mesmo género de blog, sempre tive a mesma atitude perante quem me lê. A única coisa que aconteceu foi a que já referi: em determinada altura, não me sentia tão à vontade para abordar a relação, porque toda a gente sabia que éramos um casal. Mas a essência do blog não mudou por isso.

E agora vou abrir a caixa de comentários à "discussão": quem me seguia nesse tempo, o que tem a dizer sobre isto? Acham que a essência do blog alguma vez esteve diferente? Notaram diferenças (ao nível do estilo do blog) no antes e no depois? Já agora estou curioso para saber as vossas opiniões :)

Post agendado

11 comentários:

  1. Bem, eu acompanhei tudo... :) A essência não muda, jamais. Está um blog mais maduro, para esconder/abrigar/proteger a tua parte mais frágil. Revejo-me na tua escrita e no teu sentir. Gosto da tua atitude 'rezingona' quando não gostas, e da tua doçura/intensidade quando gostas. Somos parecidos ;) Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que acertaste na mouche na descrição que fazes de mim :P sou rezingão sim, e sempre intenso, para o bem e para o mal :P

      Beijinho

      Eliminar
  2. Estou de volta :) Acompanhei tudo na altura e sinceramente na notei diferenças nenhumas na essência Do blogue. Aliás só me apercebi de algumas coisas quando eras explicito. Eu também sou naturalmente a lua da. E agora que estou de volta, fazemos tréguas ou seguimos as ideias dos nossos presidentes? Porque se há coisa que de certo não mudou foi o teu mau gosto clubistico :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yeah, é bom ter-te de volta :)
      Eu tentei sempre separar um bocado as coisas, dentro do possível. E a minha essência como blogger julgo que terá sido sempre a mesma.

      Ahahah mau gosto clubístico? Isso digo-te eu xD
      Mas eu não me chateio com ninguém por causa de futebol, recuso-me a isso ;)

      Eliminar
  3. A essência esteve cá sempre e só assim podia ser. És tu e transpareces isso sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom saber que de facto o que sou é espelhado no blog :)

      Eliminar
  4. A Lia nunca deixou de ler o teu blog (definitivamente). A Lia só teve 2 blogs: o primeiro - o tal - e o seguinte. (vá, não curto mentir... afinal são 3... este ;))
    No primeiro blog usei um nick.... Há muito tempo que resolvi usar apenas o meu nome... (e tu sabes...)

    E quanto ao teu blog, acho que também posso comentar: era mais bonito quando escrevias para mim *.* depois passou a ser uma seca (ok, estou a brincar -.-)

    Podes não aceitar este comentario... só quis responder-te! *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltou-te ler isto: "Se ela me continuou a ler, não sei nem faço qualquer questão de saber"...

      O Roger (é giro falar na terceira pessoa) escreve da mesma forma que escrevia antes. A essência do blog é a mesma - tal como já disseram em cima.

      Eliminar
  5. Não me apercebi de uma mudança na essência do blogue. O teu estilo foi sempre muito homogéneo, consistente, Roger. E ainda bem, porque não são apenas os temas que abordas, mas também a forma como o fazes, que cativa àqueles que te lêem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Well... Se cativa, isso não sei. Mas sei que acho que posso dizer que tenho um blog com um estilo muito próprio, digamos assim. É muito meu, e quem me conhece sabe isso. Como em tudo o que faço na vida, também aqui sou muito intenso. Por isso é que tinha essa mesma noção que não houve mudanças na essência do blog.

      Eliminar

Real Time Web Analytics