sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A ti, meu pai...

Meu herói. Meu ídolo. Meu exemplo de vida. Meu melhor amigo. Meu maior orgulho. Meu pai.

A vida levou-te cedo demais... Porque é que as melhores pessoas são sempre as primeiras a partir?! Cresce em mim a revolta por, mais uma vez, a sacana da vida estar a armadilhar o meu caminho... Essa sacana não me curte mesmo... Ainda não consigo acreditar no que aconteceu. Ainda quero acreditar que isto não passa de um pesadelo do qual irei acordar, mais cedo ou mais tarde, e que nessa altura vou poder abraçar-te... Ainda não me mentalizei que não vou ouvir mais a tua voz, que nunca mais me vais atender o telefone com aquele teu "então oh chouriço?" tão característico, que nunca mais vou poder abraçar-te, que nunca mais vou poder recorrer aos teus conselhos...

Partiste demasiado cedo e de forma demasiado repentina... Ficou tanto por dizer, tanto por fazer, tantos abraços por dar... De repente, todas as vezes em que te disse o quanto te adorava e admirava, parecem poucas... Devia ter-te dito mais vezes, devia ter-te abraçado mais vezes... Tudo o que te fiz e te disse parece-me agora pouco, muito pouco...

Prometo-te orgulhar-te sempre. Prometo ser digno dos teus genes, da tua educação e do apelido que carrego - quero estar à altura do M. inscrito no meu cartão de cidadão. Prometo cuidar da mãe e apoiar sempre os manos. Prometo não deixar que sejas esquecido, prometo fazer perdurar a memória do grande Homem que foste - não vou deixar que os meus sobrinhos te esqueçam, e um dia, quando for pai, hei-de falar de ti aos teus netos. E agora, onde quer que estejas, promete-me tu uma coisa: promete que vais olhar por nós... Que, quando nos sentires perdidos, nos vais apontar o caminho certo. Que, quando eu estiver prestes a fazer merda, vais mandar-me um qualquer sinal, em jeito de chapada no focinho. Promete, pai... Promete que nunca nos vais deixar sozinhos...

Desculpa todas as vezes em que errei contigo. Desculpa toda a rebeldia da adolescência e todas as dores de cabeça que te dei. Desculpa-me todos os erros. E obrigado... Obrigado por me teres dado a vida, por teres feito de mim um Homem, por me teres transmitido os teus valores, por nunca teres deixado que me faltasse amor. Tudo o que sou, a ti o devo - a ti e à mãe.

És e serás sempre o meu maior orgulho. E, acredita, é uma honra ouvir "és a cara chapada do teu pai, até no feitio". Sei que não sou nem um décimo do Homem que tu eras, sei que nunca te chegarei sequer aos calcanhares. Mas ser comparado a ti é um orgulho. Fizeste um bom trabalho, pai. Tens 3 filhos unidos, íntegros e de bom carácter. Vamos orgulhar-te sempre, não duvides disso.

Meu herói. Meu ídolo. Meu exemplo de vida. Meu melhor amigo. Meu maior orgulho. Meu pai. Nunca morrerás. Porque as memórias nunca morrem, e tu permanecerás sempre na nossa memória e no nosso coração.

18 comentários:

  1. Gostei do teu blog, Roger. Muita força para o teu caminho. Ps Aqueles que nos construíram nunca deixarão de fazer parte de nós, e vão prosseguir sempre que passarmos os seus valores a outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sê bem-vindo, Pulha, antes de mais.
      Obrigado pelas tuas palavras e pela força.
      Grande abraço

      Eliminar
  2. Lamento Roger .
    Essa dor é imensa. Compreendo te.
    Imagina agora a dor de quem nunca o teve....
    Pelo teu querido Pai, sê forte e o ânimo vai chegar .
    Estou por aqui .
    Abraço apertado . Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma dor dilacerante... Incomparável com qualquer outra... Dói demais :(
      Obrigado por tudo e pela força.
      Beijinho e outro abraço *

      Eliminar
  3. Adorei o texto... e ver-te reagir!!
    Beijinho enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se estou a reagir, não sei... Sei que já voltei à rotina e, parecendo que não, sempre me vai mantendo focado noutras coisas... Mas acho que esta é uma dor que nunca desaparecerá... Pelo menos não na totalidade...

      Obrigado, mesmo, por toda a força...
      Beijinho grande

      Eliminar
  4. Olá Roger,

    Não há palavras para descrever o que aconteceu, como te sentes e muitas perguntas ficam sem resposta.
    Sei apenas uma coisa que ambas as promessas estão bem vivas e que as boas recordações nunca morrem ou vão desaparecer da tua vida.

    Grande abraço e muita força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérgio,

      Obrigado pela força e pelo apoio.

      Grande abraço

      Eliminar
  5. Estou onde tu sabes, sempre que quiseres ou de mim precisares.

    Beijinhos meu Principe:)

    ResponderEliminar
  6. Só agora passei aqui e vi esta triste notícia! Mil desculpas por não te ter dado uma palavra de apoio antes. Mas estou agora aqui para te dizer que entendo o que sentes e que é das piores dores da vida, mas vais perceber com o tempo que as memórias permanecem e que o teu pai continua contigo, todos os dias. Um dia irás reencontrá-lo e ele poderá dizer-te o quanto se orgulha da pessoa que foste. Beijo e um abraço bem apertado. Qualquer coisa, estou aqui! *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada a desculpar, Pequena!
      Eu sei disso, mas ainda estou na fase de me mentalizar e de começar a encarar essa realidade...

      Obrigado pelo apoio!
      Beijinho grande *

      Eliminar
  7. Só posso deixar-te uma abraço, e lamentar por pecar por tardio. ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os abraços nunca pecam por tardios!
      Beijinho grande *

      Eliminar

Real Time Web Analytics