domingo, 15 de fevereiro de 2015

Birdman

Este filme é tido como um dos grandes favoritos a esta edição dos Óscares. E é um dos mais nomeados. Conta com 9 nomeações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Realizador (Alejandro González Iñárritu), Melhor Actor Principal (Michael Keaton), Melhor Actor Secundário (Edward Norton), Melhor Actriz Secundária (Emma Stone), Melhor Fotografia, Melhor Montagem de Som, Melhor Mistura de Som e Melhor Argumento Original.

Mas pessoalmente não me convenceu muito... Vale pela crítica implícita à indústria cinematográfica e pela perfomance dos actores (Keaton então está irrepreensível). Mas, a meu ver, não é grande espingarda. Não é que seja propriamente um mau filme, mas também não me parece que valha tanto hype. É uma opinião pessoal, eu não sou nenhum crítico de cinema, mas acho o filme claramente sobrevalorizado. Não me prendeu especialmente... Tinha imensas expectativas, que acabaram por sair defraudadas...

"Birdman" conta a história de Riggan Thompson (Michael Keaton), um actor que no passado teve muito sucesso ao interpretar um super-herói. Mas a sua carreira entrou em declínio... E Riggan decide recuperar a fama e o prestígio ao dirigir uma peça na Broadway, na qual também representa. Ao longo do filme, vemos o actor a tentar recuperar não só a sua carreira, como a sua família e o seu ego.

Gosto do sarcasmo dos diálogos, da crítica ao show business e da interpretação dos actores, mas não acho que "Birdman" seja um filme brilhante, não é nenhuma obra-prima. De 1 a 10, atribuo um 7 a este filme.

"Birdman"
Director: Alejandro González Iñárritu
Starring: Michael Keaton, Emma Stone, Zack Galifianakis, Naomi Watts, Edward Norton, ...
Genre: Comedy, Drama
2014



Post agendado

4 comentários:

  1. Por vezes também temos de entrar por via das comparações. não sei se merece ou não os oscares que ganhou mas eu gostei bastante. Do humor mordaz e da crítica subjacente. Surpreendeu-me pela positiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não gostei. Apesar da crítica à indústria... Aliás, acho que o filme só vale por isso. E se formos ver bem as coisas, o filme acaba por ser uma espécie de retrato da vida do Michael Keaton lol já viste a polémica dele? Foi apanhado a guardar o papel do discurso no bolso, quando perdeu o Óscar de Melhor Actor...

      Eliminar
    2. Essas polémicas fazem parte e valem o que valem :) Tenho muitos filmes para colocar em dia e provavelmente, mesmo tendo gostado deste se calhar até vou achar que outro mereceria mais. Os Oscares para mim valem o que valem, e acho que acabam por ficar de fora filmes que mereciam também estar na corrida. Eu quero muito ver Relatos Selvagens. Já viste?

      Eliminar
    3. Sim, tens razão. Os Óscares valem o que valem, e não significam necessariamente selo de qualidade. Todos os anos há injustiças: filmes que deviam estar nomeados e não estão, filmes que deviam estar em mais categorias e ficam-se por poucas nomeações, actores e actrizes que deviam estar nomeados e não estão, actores e actrizes que estão nomeados e não deviam estar, and so on...

      Não, ainda não vi esse.

      Eliminar

Real Time Web Analytics