segunda-feira, 11 de agosto de 2014

What's Eating Gilbert Grape

Quando fiz a minha última "apreciação cinematográfica", acerca do filme "Shutter Island", o Mustache deixou-me uma sugestão: "What's Eating Gilbert Grape". O filme que catapultou o DiCaprio e que lhe valeu a primeira nomeação para um Óscar (Melhor Actor Secundário). E foi o filme que vi na madrugada de sábado para domingo.

O filme tem mais de 20 anos. E por isso torna-se até algo estranho à vista nos primeiros 5min ver o DiCaprio e o Depp tão chavalecos.

A história retrata a vida de Gilbert (Depp) e da sua família: a sua mãe (que sofre de obesidade mórbida) e os seus três irmãos. Entre eles Arnie (DiCaprio), que sofre de autismo e a quem os médicos davam no máximo 10 anos de vida mas que, contra todas as expectativas, ia já a caminho do 18º aniversário.

Estamos em 2014. Mais de 20 anos depois, claro que já todos conhecemos o DiCaprio, que se tem tornado num actor de excelência. Mas acredito seriamente que, há 20 anos atrás, quem viu o filme deve ter pensado que tinham contratado um miúdo autista para o papel de Arnie, tal é a credibilidade da interpretação do DiCaprio. A história em si vale a pena, sim, mas vale muito mais pelo brilhantismo da interpretação de dois actuais pesos pesados do cinema e que já na altura mostravam o seu enorme talento: Johnny Depp e Leonardo DiCaprio.

Obrigado, Mustache, pela sugestão!

"What's Eating Gilbert Grape"
Director: Lasse Hallström
Starring: Johnny Depp, Leonardo DiCaprio, Juliette Lewis, Mary Steenburgen, ...
Genre: Drama
1993

8 comentários:

  1. Não conheço este, mas fiquei muito curiosa. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  2. O Dicaprio vai ganhar um óscar... É inevitável!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que é apenas uma questão de tempo. Já é um dos pesos pesados de Hollywood.

      Eliminar
  3. Em primeiro, fico contente que tenhas gostado do filme. Eu acho-o mesmo uma grande história sobre o que é uma familia, disfuncional ou não, e que mostra que algumas vezes acabam por ser os filhos a abdicar de algumas coisas para tratarem dos pais.
    Em segundo, sempre que quiseres mais filmes, fala comigo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado meu caro. Pela disponibilidade e pela sugestão.
      Gostei do filme, também gostei da história, mas acho que vale sobretudo pelo papelão do DiCaprio. Eu quase aposto que há 20 anos atrás muita gente pensaria que tinham contratado um puto autista para o papel, e isto diz tudo pela credibilidade da representação!

      Eliminar
  4. E logo hoje que venho aqui, houve uma perda enorme na Sétima Arte...Robin Williams, o senhor que me viciou em narizes vermelhos e a perceber que rir é o melhor remédio.
    O Di Caprio, de facto, não é só o menino bonito do Titanic, é um talentoso actor que merece um grande reconhecimento :)
    Grande filme esse!

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, uma enorme perda, um grande actor. Às vezes pensamos que eles têm tudo, e no fim de contas não têm "nada" :/
      Quanto a este filme, é realmente muito bom :)

      Eliminar

Real Time Web Analytics