sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Como eu gosto do futebol português!

O futebol português está sujinho, sujinho...
Não fosse de facto um desporto que me apaixona e não fosse o meu amor pelo meu Sporting, e acho que iria desligar-me do futebol...

Jorge Jesus. Hiper-reincidente em mau comportamento. Desde provocações arrogantes a treinadores adversários em pleno jogo, passando por agressões a forças policiais, e terminando com repetidas situações de desrespeito para com os árbitros. Já vimos de tudo. Várias vezes. Tal como eu disse, é hiper-reincidente. No último jogo do Benfica, Jorge Jesus foi expulso do banco, por contestações ao árbitro. Mandam as regras que, quando um treinador é expulso, no jogo seguinte não pode estar no banco. Mas pelos vistos, as regras são só para alguns. Jesus foi apenas multado em 140 euros (o que, para o seu vencimento de não sei quantos milhões anuais, são "pinners"). O mais engraçado é que o próximo jogo do Benfas é... contra o Sporting. E o JJ vai estar no banco. Deve ter sido pelas palavras carinhosas e amorosas que dirigiu ao árbitro... Logo o JJ que é tão gentil e nada bronco, não é? Enfim... Isto é perigoso. Porque cria-se a ideia que Jorge Jesus está acima da lei, acima de todos. Curiosamente, está quase a fazer um ano que escrevi este post (clicar para abrir). Curiosamente, não há época desportiva sem exageros de JJ e sem a total desresponsabilização de quem o devia castigar... Mais do mesmo, portanto...

Selecção Nacional de futebol. Mundial desastroso e vergonhoso. Péssima preparação. Péssima convocatória. Acaba o Mundial e diz-se que se vai analisar o que correu mal, reiterando ainda assim a confiança num seleccionador que não tem competência para o cargo que ocupa. Dois meses depois, a conclusão: prestação incompetente. Mas o que é que se faz? Despede-se a equipa médica e o resto mantém-se igual. Mas faz algum sentido??? É favor analisar o que se falou durante e depois do Mundial: a equipa médica tinha vários jogadores na lista de "elevados índices de suspeição lesional", e o Paulo Bento optou por levar na mesma esses jogadores para o Brasil. Sim, o nosso Mundial foi incompetente, mas a todos os níveis! Que tal começar-se por, por exemplo, despedir a equipa técnica? Não sei, digo eu... É que os problemas não estavam todos na equipa médica! Pelo contrário, é apenas uma pequena parte do problema (ou querem ver que agora o médico do Real Madrid que integrou a comitiva também não presta?!). Os grandes problemas da campanha desastrosa foram a vergonhosa preparação, o jogo de interesses e o seleccionador que não revela competência em nada do que lhe pagam para fazer (tipo seleccionar os melhores jogadores naquele momento, tipo fazer uma boa abordagem técnico-táctica, tipo não dar lugares cativos no onze, e por aí fora...).

É por estas e por outras que, no plano desportivo (e não só, meus caros, não só...), Portugal nunca passará da cêpa torta. "Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré"...

12 comentários:

  1. Tirando o Sporting até que temos umas opiniões semelhantes neste aspecto.
    Também não percebi o porquê do Jesus não ficar suspenso....é expulso fica suspenso nem que seja um jogo. Espero que não se esqueçam caso o Lopetegui (nem sei se é assim que se escreve) seja expulso, paga um multa e pronto. E já agora também algum jogador fundamental na equipa do Porto. Se da para uns também dá para outros. Estão a abrir precedentes sem necessidades e logo no início da temporada...

    Quanto à selecção sinceramente não sei quem conseguiria colocar aquilo em ordem. Não vejo em nenhum português (tirando o Mourinho mas esse só depois de ganhar alguns bons milhões é que quer vir para a selecção se quiser) qualidade enquanto treinador, enquanto líder, para fazer da selecção uma grande equipa. Claro que não foi apenas a equipa médica que esteve mal no Brasil, responsáveis e equipa técnica também estiveram mas esses continuam lá. Não pode haver lugar cativos, as convocatórias têm de ser feitas consoante os jogos. E de que servem os jogos de preparação se são chamados sempre os mesmos? São coisas que não se entende.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo em muito do que dizes.
      No que diz respeito ao Jesus, está a abrir-se precedentes perigosos. Dá a sensação de impunidade a um treinador que já mostrou várias vezes que não está à altura do cargo que ocupa. Ser treinador não é só saber as questões técnico-tácticas. Também implica ser um líder e ter uma postura adequada ao cargo.
      Quanto à Selecção... Eu, por exemplo, não sou contra a vinda de um treinador estrangeiro (no que toca a jogadores, a minha posição é diferente... essa coisa das naturalizações porque dá jeito não me entra muito na cabeça...). Mas para isso, há muita mentalidade para se mudar, a começar pela Federação, que quer passar a ideia que o problema estava na equipa médica. Não estava!

      Eliminar
    2. O Jesus é bom treinador na parte técnica da coisa tirando isso é para esquecer.
      Também não tenho nada contra um estrangeiro treinar a selecção, falei num português porque preferia claro. Desde que seja um bom treinador, convoque de forma justa e consiga mostrar liderança dentro e fora por mim está óptimo. Acreditas que ainda não vi os convocados para o próximo jogo? Ando completamente alheada do futebol.

      Eliminar
    3. Para te ser sincero, nem sequer gosto muito do JJ na parte técnico-táctica. Basta ver, por exemplo, a forma como regra geral aborda os jogos com o Porto. Não é que seja mau treinador, mas acho-o overrated... Com ovos é muito fácil fazer omeletes, e com o plantel que o Benfica tinha nos últimos 2 anos.....................

      Quanto à Selecção... Ando cada vez mais desligado. Já não me puxa como me puxava há uns anos atrás...

      Eliminar
  2. Old news....pffft...tell me something new (já não tenho paciência para lhe olhar para o focinho).
    Muito mais importante:

    Estás melhor?

    Jinhoooooossssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jesus é um treinador que me irrita, confesso.

      Sim, Surizinha, estou melhor. Já estou fino ;) obrigado :)

      Beijinho

      Eliminar
  3. Há muita coisa podre no futebol. Não fosse a magia do desporto em si e já me tinha desinteressado completamente.
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Se deus gostar de mim como eu gosto do JJ.. vou direitinha para o inferno, nem pelo purgatório passo! ó criatura mais irritante! E nem me vou pronunciar sobre a falta de critérios na atribuição dos castigos, vou esperar que o Lopetegui seja expulso e ver quantos jogos apanha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá, que então somos dois a ir para o inferno xD
      Não posso com o gajo mesmo.
      Quanto aos castigos, é mais do mesmo. Todas as épocas vemos isto... A impunidade para os lados de Carnide...

      Eliminar
  5. so tenho uma coisa a dizer: spopooorting! o resto é conversa

    ResponderEliminar

Real Time Web Analytics