quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O que arruina o meu dia é não fazer as coisas ao meu ritmo...

Há um facto sobre mim que é completamente indesmentível: sou um noctívago. Sempre fui. Gosto de deitar-me tarde. Gosto do silêncio da noite. E também gosto do movimento da noite, da outra noite, da noite de música alta e copos com os amigos (embora a idade e a vida me estejam a deixar cada vez mais caseiro). Gosto do escuro, gosto das estrelas, gosto da lua. Gosto de me deixar divagar por entre os meus pensamentos, sem a azáfama do dia-a-dia. A noite exerce em mim um fascínio que não sei explicar. E por isso não sou de me deitar cedo, se isso acontece é porque ou estou completamente estafado ou estou doente.

Não é por isso de estranhar que não sou, de todo, uma morning person. Há quem diga que de manhã é que se começa o dia. Tretas! Para mim, nenhum dia devia começar antes das 13h. Deitar tarde e tarde erguer, dá saúde e faz crescer, é o meu lema :P (vá, deixai-me aproveitar enquanto não tenho filhos)

Odeio acordar cedo. Só eu sei o esforço descomunal que faço para sair da cama quando toca o despertador. Esse maldito, que todos os dias me dá vontade de partir! E acabo por ser um dos fãs da filosofia "só mais 5/10min". Ritual que se repete pelo menos 2 vezes (nos dias mais críticos, podem ser 3 ou 4).

Eis que leio no site da Visão este artigo (clicar para abrir link). E eis que me revolto. "Se não quer arruinar o seu dia" ??? O meu dia fica arruinado é se saltar logo da cama ao primeiro toque do despertador! Epá, não consigo. Preciso do meu tempo para começar a carburar. Preciso daqueles minutos de ronha, para me mentalizar que o dia começa ali. Preciso do meu tempo para conseguir abrir os olhos (odeio levar com claridade na tromba mal acordo, tenho olhos sensíveis pá!). O que arruinaria o meu dia era não ter aqueles minutos de preparação para o corre-corre do quotidiano! O que arruinaria o meu dia era não poder fazer as coisas ao meu ritmo (só eu sei o rabugento que fico quando me atraso e depois não tenho mesmo outro remédio senão andar a correr)!

Mas o que eu acho mais engraçado neste artigo é o último parágrafo. "Por isso, Pelayo, em declarações ao The Huffington Post, não hesita em recomendar: quando o alarme tocar, levante-se mesmo. E, de preferência, todos os dias à mesma hora.". Por acaso eu não tenho horários fixos, tanto posso ter de acordar às 08h, como às 10h, como às 12h (ou mais cedo, ou mais tarde). Portanto lá se vai a teoria. Mas quem acorda todos os dias às 6h ou às 7h para trabalhar, nos dias de descanso (que, espantem-se, também servem para descansar!) também tem que acordar a essa hora?!

Epá prefiro ser desregulado, mas aproveitar a vida à minha maneira, do que ser um certinho que faz tudo by the book. Deixem dormir quem gosta de dormir! Deixem acordar tarde quem gosta de acordar tarde! Deixem deitar tarde quem gosta de deitar tarde! E tenho dito!

12 comentários:

  1. ahahah Eu adoro a noite MAS adoro a manhã de igual forma! As tardes deviam ser abolidas do meu dia! Adorar a manhã é quase como adorar a noite... São antagonicos mas tão iguais. A tranquilidade da noite é a mesma da manhã bem cedo. À noite perdes os teus pensamento com o que se passou no dia, de manhã perdes os pensamentos com o que queres para o teu dia. Os dois são momentos de (re)pensar e agir, com esperança em algo melhor. Eu não sou de me deitar tarde, mas sou daquelas que faz o despertador tocar 3 vezes antes de em levantar. Como eu costumo dizer, não consigo acordar/levantar de olhos já abertos. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso eu gosto das tardes. Mas das manhãs não consigo gostar. Não consigo gostar de me levantar antes das 11h (no mínimo!) :P

      Epá, essa última frase é genial :P
      Eu também demoro o meu tempo até abrir os olhos e pôr o cérebro a funcionar ahahah :P

      Eliminar
  2. Eu sou aquela pessoa que acorda sempre ao primeiro toque e sempre com um sorriso no rosto. (a menos que esteja doente).
    Gosto de me levantar cedo. Adoro correr antes de haver muitas pessoas na rua. Gosto de aproveitar o silêncio da manhã e o amanhecer. Dormir para mim é mais uma necessidade que um gosto.
    Mas também sou aquela pessoa que adora a noite. Que adora o silêncio, a loucura, a música alta, os copos, o ler pela noite fora.
    Tenho é uma capacidade enorme de dormir uma hora e acordar fresca e bem disposta!
    Quanto ao artigo, é pá, se tudo o que aparece nos artigos fosse uma verdade completa e absoluta, meio mundo ou mesmo todo o mundo teria problemas bem graves.
    Posto isto, bons sonhos. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gabo-te isso, digo-te já!
      Eu não sou propriamente mal-encarado e rabugento, mas dispenso conversas quando acordo, preciso do meu tempo para acordar no verdadeiro sentido :P
      E gabo-te também a capacidade de saltar da cama ao primeiro toque :P

      Eliminar
    2. E quando acordo já acordo a falar, cerca de 40 palavras por minuto. Eu levo muito boa gente à loucura. xD

      Eliminar
    3. Epá, eu fugia de ti, juro xD
      Odeio conversas logo de manhã xD

      Eliminar
  3. Já fui assim mas agora não.
    O meu maior problema é quando, ao fim-de-semana, que posso ficar na sorna até mais tarde, e porque estou habituada a acordar sempre com as galinhas, acordo à mesma hora da semana; e com uma pica que não dá para ficar na cama. Até me apetece bater em mim própria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah já eu, nas folgas costumo desforrar-me e bem :P

      Eliminar
  4. Lol :) Os resultados destes estudos são relativamente à maioria -- o que pressupõe que há resultados diferentes na minoria. Tu és parte desse grupo (mais reduzido, mas ainda assim um grupo).

    Viva a liberdade, Roger ;) Deita-te e acorda à hora que o teu corpo reagir melhor :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fundo eu sempre soube que era pelas minorias, pelos oprimidos ahahah ;P
      E adoro ser noctívago :D

      Eliminar

Real Time Web Analytics