segunda-feira, 3 de março de 2014

Selecção cada vez menos nacional...

Nos últimos tempos, tenho vindo a desligar-me da Selecção Nacional de futebol. Isto acontece por vários motivos: porque o futebol praticado não é atractivo, porque há falta de qualidade em algumas posições, porque muitas vezes não concordo com escolhas que são feitas.

E vou explorar aqui sobretudo o último motivo que apresentei. Bem sei que o jogo de quarta-feira é um particular, que serve para testar alguns jogadores e não define porra nenhuma (ninguém põe em causa a ida de Patrício ao Mundial, só porque não foi convocado desta vez). Também sei que estes testes são necessários, para que vá havendo uma renovação natural dos jogadores, até porque temos alguns jogadores que não devem jogar durante muitos mais anos (Pepe com 31 anos, Raúl Meireles com 30, João Pereira com 30, Bruno Alves com 32, Hélder Postiga com 31, etc). Mas há convocatórias e não-convocatórias que me fazem muita confusão.

Porque não se convoca o guarda-redes da Académica, Ricardo, que é um dos melhores a jogar actualmente em Portugal? Apesar de já não ir para novo também, também é de conhecimento público que os GR jogam durante mais anos e Ricardo tem sido muitas vezes o salvador da Académica. Se é para testar...... E já agora, se é para testar, porque não se testa o Cédric a lateral-direito da selecção? Tem evoluído muito como jogador nos últimos meses...

Mas mais escandaloso.... Porque não se convoca Adrien? Já anda há muito tempo a justificar uma chamada à Selecção! E sem dúvida que aquele meio-campo, com William Carvalho, Adrien e Moutinho, seria poderoso!

E que fez o Ivan Cavaleiro para ser chamado? Sim, reconheço-lhe grande potencial, pode mesmo vir a ser um craque. Mas o que é que ele já mostrou que o Carlos Mané ainda não tenha mostrado?! A meu ver, ainda é precoce a convocatória tanto de um como do outro, mas mais rapidamente convocaria o Mané!

Mas no meio disto tudo, o que a mim mais me parece escandaloso é a possível inclusão de Fernando na selecção a curto/médio prazo. Não consigo compreender. Ora bem, para a sua posição já temos Miguel Veloso e William Carvalho, e até o Adrien pode fazer essa posição - portanto falta de alternativas de qualidade não é. E eu não consigo concordar com a política de naturalizações. Sim, gostei muito de ver jogar o Deco. Sim, gosto muito de ver jogar o Pepe. Mas Portugal não é o Brasil B. "Ah e tal, mas o William é angolano, e o Nani cabo-verdiano, etc". Pois são. Mas cresceram em Portugal. Não se nacionalizaram só porque não têm lugar na selecção deles! São situações diferentes! E eu não me esqueço que há pouco tempo atrás ouvíamos Fernando a dizer "espero ser internacional pelo Brasil". O Fernando pode ter nacionalidade portuguesa, mas para mim não é português. Porque não sente o nosso país! Naturalizou-se apenas com dois objectivos: para não ser extra-comunitário e por isso ter mais facilidade em jogar num colosso europeu; para poder disputar Mundiais de Selecções.

As Selecções estão a tornar-se clubes e isso desilude-me. Porque se está a bloquear oportunidades aos NOSSOS jovens. E eu não me vou conformar se vir o William Carvalho (que já é chamado de Patrick Vieira português, e também de Yaya Touré português) a ser tapado pelo interesseiro Fernando. Nunca concordei com as naturalizações - mesmo Deco sendo mágico, mesmo Liedson sendo um goleador no Sporting, mesmo até Pepe sendo o naturalizado que mais sente Portugal como sua pátria. O futebol é cada vez mais um jogo de interesses e isso já chegou às Selecções. Se calhar sou um ingénuo, um utópico, o que me quiserem chamar, mas preferia ver a nossa Selecção a jogar com os nossos jovens mesmo que isso significasse que tínhamos que sonhar mais baixo (e isto é relativo: o Sporting tem sido prova viva que temos jovens com muita qualidade!), do que ver brilharetes com jogadores estrangeiros.

PS - Isto nada tem a ver com xenofobia, racismo, whatever. Mas se estamos a falar de Selecções Nacionais, devíamos apostar nos nossos jovens, naqueles que fazem a formação no nosso país! Devíamos valorizá-los! Mas infelizmente em Portugal ainda reina a máxima que "o que é de fora é que é bom"...

Post agendado

5 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo, a selecção nacional passou a ser apenas um clube de futebol e os nosso jogadores do Sporting nunca conseguem ser convocados uma vez que já deram provas do que valem!
    Beijinhos :)
    idecidetobehappy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitos lobbies também na selecção :/
      Por isso é que ando mais desligado da selecção, cada vez me diz menos :/

      Beijinho

      Eliminar
    2. Pois é isso, o seleccionador cada vez tem menos opinião no que toca a formar equipa, é tudo cada vez mais um jogo de interesses!
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Sem dúvida. E, por exemplo, na minha opinião a renovação de contrato do Porto com o Fernando prende-se com interesses de selecções... O Pinto da Costa quer que o gajo vá ao Mundial, para depois vendê-lo por valores melhores... Isto é cada vez mais um jogo de interesses...

      Eliminar
    4. Claro, não tenhas dúvidas :)

      Eliminar

Real Time Web Analytics