segunda-feira, 10 de março de 2014

Mãos ao ar, isto é um assalto! - diz o homem do apito.

Consta que Setúbal tem das taxas de criminalidade mais elevadas do país. E, de facto, o que se passou hoje no Estádio do Bonfim foi um autêntico assalto, quase à mão armada. Das piores arbitragens (ou talvez até a pior) que vi esta época.

É verdade que o Sporting não foi brilhante. Pelo contrário. Jogo mais fraco do que o habitual esta época, em alguns períodos do jogo o Vitória de Setúbal dominou até. Era expectável que este Setúbal criasse mais dificuldades do que no jogo da primeira volta (em que o Sporting ganhou 4-0), porque o futebol praticado tem sido francamente melhor desde que José Couceiro entrou no comando técnico. Inclusive, nos últimos 6 jogos em casa antes deste, o Vitória ganhou 5 e só perdeu com o Benfica. E João Mário, emprestado pelo Sporting, tem sido uma lufada de ar fresco (a meu ver, não devia ter sido emprestado, porque dava-nos jeito agora, para render o André Martins). Também é verdade que o Leonardo Jardim inventou um bocado (este Magrão, por mim, nem na equipa B calçava...). Mas ainda assim, o Sporting fez o necessário para vencer o jogo, ainda que só fizesse os mínimos. Mas o árbitro entendeu que hoje devia ter o papel principal.

Ora vejamos os casos do jogo:

1) Golo mal anulado ao Sporting. No momento do passe para o cabeceamento do Slimani e no momento do mesmo, Adrien estava perfeitamente em jogo, tendo metido a bola no fundo da baliza. Mas o golo foi anulado por pretenso fora-de-jogo.

2) Golo do Sporting que deixa margem para dúvidas. Não há uma repetição televisiva que mostre claramente que a bola entrou. Contudo, há uma repetição em que parece que o GR do Vitória afasta a bola já dentro da baliza. Ainda assim, pode ser discutível, sim.

3) Golo do Vitória de Setúbal em fora-de-jogo mais do que claro. Mas o árbitro nada assinala.

4) O penalty a favor do Sporting pode eventualmente deixar margem para dúvidas. Para mim é penalty. É um facto que tanto o Capel como o jogador do Vitória vão de olhos postos na bola (que ia no ar). Mas para mim é claro um toque no pé de Capel (e pareceu-me também que houve um toque pelas costas) que o desequilibra.

5) Penalty assinalado a favor do Vitória mas completamente descabido. Não há falta nenhuma, nem sequer há toque! Mergulho total do jogador do Vitória de Setúbal, que devia ter visto o amarelo por simulação. Mas o senhor árbitro, que merecia era um pinheiro pelo cu acima (pardon my french), assinalou penalty.

Para além destes 5 casos, que deram ao árbitro o protagonismo do jogo, podemos ainda falar do critério de faltas. Nomeadamente dois cartões amarelos para jogadores do Sporting que nem falta eram. No limite, podemos ainda falar de dois penaltys que podiam ter sido assinalados a favor do meu clube: um sobre o Slimani, outro mais discutível mesmo no último lance do jogo por possível mão na sequência da marcação de um livre.

Portanto a roubalheira continua. Podem já mandar vir as faixas para o Benfica, uma vez que se tenta a todo o custo tirar o Sporting da luta. E escrevam o que vos digo: na próxima semana, quase que aposto que o Porto vai ser escandalosamente beneficiado em Alvalade, só para nos mandarem para o 3º lugar... Já incomodámos muita gente este ano. Não só dentro de campo, como também fora dele (onde nos insurgimos contra a vergonha que está instalada no futebol português há demasiados anos).

O futebol português está PODRE, senhores, PODRE.

8 comentários:

  1. A meu ver, nenhum dos penalties era penalti.. O lance final também não seria penalti... O golo do setubal é em fora de jogo.. O primeiro golo do sporting é muito dificil de ajuizar.
    Por mim, o resultado mais certo era mesmo 0-1.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O penalty do Sporting pode ser até discutível, mas para mim é penalty. Não vamos discutir aqui o intensómetro. Tendo em conta o lance na generalidade, aquele toque por trás desequilibra de facto... Pelo menos a meu ver.
      Seja como for, mesmo a jogar pelos mínimos, fizemos o suficiente para ganhar, não fosse mais uma vez o árbitro. Mas pronto... É a nossa triste sina!

      Eliminar
    2. Como disse o Jardim: Só jogar bem não chega para o Sporting.

      A verdade é que digam o que quiserem, mas se não fosse pelas arbitragens, estaríamos bem mais lá em cima!

      Eliminar
    3. Ora nem mais, meu caro.
      Mas o pior de tudo é que isto vai-se repetindo época após época. E quem se lixa é sempre o mexilhão!

      Eliminar
  2. Concordo contigo que haja quem esteja a tentar tirar o Sporting da luta, mas não me parece que seja o Benfica e sim aqueles que, independentemente de acharem que têm hipóteses de ser campeões ou não, têm medo de ficar fora da Champions. Se é que me faço entender.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óbvio que esta manobra é muito útil ao Porto. E tal como eu disse no post: quase aposto que no Sporting-Porto do próximo domingo vamos assistir a mais uma arbitragem escandalosa, porque o Sporting incomoda muito no 2º lugar....
      Mas também acho que este ano dá muito jeito o Benfica ser campeão, para dedicar ao Eusébio e também ao Coluna, e mais não digo ;)

      Eliminar
  3. Se no próx fim de semana o meu Porto ganhar em Alvalade, de forma justa entenda-se, eu páro de chamar velho gagá ao PdC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta o estado actual das coisas, quase aposto que o Porto ganha em Alvalade. Mas não de forma justa ;)

      Eliminar

Real Time Web Analytics