quarta-feira, 20 de novembro de 2013

"Passámos à rasca fónix, vamos ao Brasil afónix"

(Post longo... Mas com vídeo no fim :P)

Ao longo dos meus 26 anos de vida, já vi jogar grandes nomes do futebol. Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Zidane, Figo, Messi, etc... Mas nenhum se compara à super-máquina Cristiano Ronaldo. Para mim, não só é o actual melhor jogador do mundo, como também o melhor jogador português de sempre e o melhor jogador que já tive o privilégio de ver jogar. Quem percebe de futebol reconhece que estamos perante um fenómeno deste desporto (e do desporto em geral, este homem é um atleta fora de série!). 

É um exemplo de dedicação, de força, de garra, de superação diária. É elogiado por todos os que já privaram consigo profissionalmente, que lhe reconhecem total entrega e profissionalismo (são inúmeros os relatos sobre o facto de CR7 ser o primeiro a chegar ao treino e o último a sair). E há uma característica específica no Cristiano Ronaldo que eu admiro muito: a sua força mental. Para os meros treinadores de bancada que existem por aí aos pontapés, pode não parecer um factor relevante. Mas percebendo um pouco de futebol e de psicologia, depressa se chega à conclusão que é uma das chaves do sucesso. Ronaldo motiva-se com assobios, críticas, apupos, bocas, pressões. Não é qualquer pessoa que tem a força mental de se superar nas adversidades! Aliando essa força mental à sua capacidade de trabalho, temos uma máquina! Cristiano Ronaldo leva o Real Madrid às costas, leva a Selecção Portuguesa às costas, levou o Manchester United às costas. Este jogador já actuou em 3 clubes diferentes + selecção nacional e sempre ao mais alto nível (claro que no Sporting as coisas eram diferentes, fez apenas uma época na equipa principal e tinha apenas 18 anos). 

É por tudo isto que, a meu ver, é ele sim o melhor do mundo. Porque só talento, para mim, não tem tanto valor. O Messi pode ter uns pés que valem milhões. Mas para além de ser também fruto da ciência (hormonas de crescimento), teve a vida muito mais facilitada (não podemos comparar o que o Barcelona pode oferecer aos seus jovens, com o que o Sporting pode dar...). E fez a sua formação com muitos dos colegas com quem joga actualmente. Nunca saiu da sua zona de conforto, nunca provou nada fora do Barcelona, e por isso tem uma equipa já rotinada a jogar para ele. Enquanto não vir Messi a sair da sua zona de conforto, lamento mas não consigo considerá-lo o melhor jogador do mundo... Para além de que Ronaldo é muito mais completo.

Muitas vezes se acusa Cristiano Ronaldo de não render na selecção aquilo que rende no clube. Pode não ser uma mentira total. Mas, meus caros, analisemos a coisa pelo todo. Num clube há rotinas, há entrosamento. Quantos jogos de selecção são feitos anualmente?! Mas querem comparar o conhecimento técnico e táctico entre jogadores do mesmo clube com o conhecimento que existe numa selecção?! Transportem esta situação para as vossas profissões: lidam com a mesma equipa durante 90% do ano, nos restantes 10% têm que trabalhar com pessoas diferentes, com métodos de trabalho diferentes, com quem não têm uma ligação tão forte; acham mesmo que o vosso rendimento e que o resultado final do trabalho em equipa seria igual em ambas as situações?!

Também muito se fala da arrogância de Ronaldo e das suas extravagâncias. Como eu já disse várias vezes: no futebol não se anda a eleger o Mister Simpatia! Estou-me borrifando para o que o CR7 é fora de campo, não é uma pessoa com quem eu lide directamente e por isso pouco me importa se é assim ou assado na sua vida pessoal. Em campo, profissionalmente, aos olhos de todos, mostra que é o melhor. Ponto! Posto isto, é um crime, a meu ver, se o Ronaldo este ano não for considerado o melhor jogador do mundo. Porque tem estado a um nível impressionante, não é deste planeta!

Falando agora da Selecção Portuguesa no seu todo... Dou a mão à palmatória, não estava confiante para este play-off. E honestamente faz-me confusão que a malta ande a dormir durante todo o apuramento e só acorde na fase do tudo ou nada... Este apuramento podia estar resolvido há muito tempo. Mas esta Selecção já não enche o olho... Temos alguns talentos individuais, mas pouca equipa... Temos um Nani em claro sub-rendimento, por exemplo. Temos um grande défice (que não é de agora) de pontas-de-lança - mas algo me diz que, quando o Ronaldo começar a perder a velocidade, daqui por uns 2 ou 3 anos, vamos aproveitar a sua veia goleadora. E temos também algum défice de qualidade... Temos um fenómeno (Ronaldo), alguns grandes jogadores (Moutinho, Pepe, Patrício... Coentrão também), e depois... Depois temos tapa-buracos... João Pereira é raçudo mas não é um jogador de nível mundial, idem aspas o Bruno Alves e o Meireles... E depois temos um banco muito fraco (Antunes? Neto? etc...). Uma nota importante para a estreia de William Carvalho. Curiosamente a sua entrada virou o jogo: Portugal não sofreu mais golos e conseguiu partir mais para o ataque (o Ronaldo podia ter metido mais 2 ou 3 batatas lá dentro inclusive). Cheira-me que a médio prazo, William vai sentar Miguel Veloso... E com todo o mérito!

Uma última nota ainda para Cristiano Ronaldo: com o hat-trick frente à Suécia, igualou Pauleta como melhor marcador de sempre de Portugal. E Ronaldo não é ponta-de-lança, fará se fosse... E num play-off, a duas mãos, o marcador dos 4 golos foi sempre o mesmo. A ele podemos agradecer este apuramento!

Ah, e para que saibam: vamos ter 3 treinadores portugueses no Mundial (somos os únicos, acho). Paulo Bento, Fernando Santos e Carlos Queirós (não suporto este último, mas pronto, não deixa de ser português).

Ah, e só mais uma coisinha... 6 dos 11 jogadores que terminaram o jogo foram formados no Sporting... E agora que venha lá daí um certo lampião que costuma aparecer na TV a dizer que a formação do Sporting é um mito...

E agora o vídeo :P Dificilmente a taça virá "práqui", mas pelo menos já temos os pés no Brasil. Até podia ter corrido mal ter "festejado" antes do tempo... Mas o Ronaldo não se enganou ;)


6 comentários:

  1. Como eu aprecio as tuas apreciações futebolísticas, Roger.

    E que jogaço ontem! Teve muito mais graça termos levado dois golos de rajada (confesso que temi pelo futuro, porque a minha confiança na selecção é baixa, baixinha...) e termos marcado outros tantos de seguida também. Foi mesmo genial!

    Quanto à comparação Ronaldo/Messi: em género, número e grau parece ter saído dos meus pensamentos. Não percebo a fixação num jogador excelente, que faz o mesmo trabalho, na mesma empresa, com amigos de adolescência (naquela que é considerada a melhor equipa de sempre pela sua qualidade geral, btw) versus um jogador que muda de país, de colegas, de rotinas, aprende uma língua nova, se expõe continuamente, (...), e continua a arrasar em qualquer lugar em que aterre.

    Acrescentaria apenas que às rotinas não oleadas de selecção vs. clubes do Ronaldo, há também o factor "talento" que anda em decréscimo na selecção. Os colegas (de selecção/equipa) também têm muito peso no rendimento de um jogador a nível individual (e com isto voltamos à injusta vantagem do Messi sobre o Ronaldo).

    O que interessa é que vamos ao Brasiu!

    E com este vídeo acabaste em grande. Obrigada pelas gargalhadas matinais ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu temi pelo futuro, porque também a minha confiança actual na selecção é bem baixinha. Mas sim, é verdade que o jogo se tornou muito mais emocionante, embora um bocado impróprio para cardíacos, tipo eu xD

      Tens toda a razão no que acrescentaste, eu próprio também referi no post que esta selecção já não enche o olho. Mas pronto, estamos no Brasiu ;)

      Eliminar
  2. Fónixxxxxx!!!:))) Eu ia mesmo ficando Afónixxxx:)

    Bom dia Rogerzito:)
    É "Berdade, sim sinhora!"

    jinhoooossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dois afónix então, que berrei bem ahah :P
      Beijinho Surizinha :)

      Eliminar
  3. O que o CR7 faz fora do campo é lá com ele! se acho bem que ele gaste não sei quantos mil euros numas botas/sapatilhas/whatever feios que nem bodes? Não, não acho porque se me dessem esses mil euros a mim seriam muito melhor empregues... Mas como jogador, é uma máquina de futebol, isso é incontornável e o mais importante enquanto jogador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Já chega de se tentar eleger o Mister Simpatia. Quando profissionalmente se é o melhor, é isso que deve ser avaliado!

      Eliminar

Real Time Web Analytics