terça-feira, 12 de novembro de 2013

A visão (sem palas) de um sportinguista

Só agora é que me sinto em condições psicológicas para comentar o derby. Sim, é verdade, andei com a neura durante estes dias :$ Este post vai ser longo, preparem-se :$

Foi um grande jogo de futebol. O melhor derby desde 2008, quando também para a Taça o Sporting ganhou por 5-3 (depois de ter ido para o intervalo a perder por 2). Reza a história que os derbies para a Taça são sempre mais emocionantes e com muitos golos, certamente pelo facto de ser um jogo a eliminar em que ambas as equipas têm obrigatoriamente de jogar para ganhar e dar tudo por tudo. Não quer dizer que não haja vontade de ganhar para o campeonato, mas o jogo é gerido de outra forma e toda a abordagem táctica é diferente. Se analisarmos, este jogo não foi brilhante tacticamente, nem perto disso. Aliás, a dada altura, não havia posicionamentos tácticos: havia apenas emoção, o coração falava mais alto. E estes jogos, na minha opinião, são melhores: isto sim é futebol. Por muito interessante que seja ver tácticas geniais e muito bem montadas, futebol é paixão, futebol é emoção. E são estas partidas que fazem valer a pena. Foram 120min muito bem disputados. Ao ponto de não se poder dizer que uma equipa dominou outra. Houve domínios de tempos a tempos, a espaços, mas nenhuma equipa foi avassaladora perante a outra. O Benfica foi melhor nas primeiras partes (do tempo regulamentar e do prolongamento) e o Sporting foi melhor nas segundas.

Do meu Sporting, destaco pela positiva sobretudo o Adrien Silva. Esteve apagado na primeira parte, muito por mérito do Rúben Amorim (que, para mim, é o grande destaque positivo do Benfica). Mas quando "acordou", na segunda parte, foi o Adrien o grande motor do Sporting, foi ele que carregou a equipa às costas e a partir daí fez um jogo brilhante. Destaco ainda o William Carvalho (que também demorou a carburar, mas que depois mostrou porque deve ser titular na selecção) e o Freddy Montero (mesmo não marcando, foi crucial para a equipa!). Destaco ainda a excelente visão de jogo do Leonardo Jardim. Mexeu na equipa quando teve de mexer e como tinha de mexer. Pela negativa, destaco o sector defensivo (e não é de hoje). Muitas falhas defensivas... Falhas gritantes, mesmo. Rojo então.... Nem consigo comentar. Só lamento que o Dier esteja em tão má forma este ano (nem parece o mesmo :S), porque em boa forma arrumava o Rojo a um canto.

E agora dedico todo um parágrafo a Rui Patrício. Sim, eu fiquei com uma azia monumental. Mesmo. Chamei 500 nomes ao Patrício. E, apesar de aquele lance caricato ter sido no início do prolongamento, algo me dizia que nos ia custar o jogo (tal como algo me dizia, durante o tempo regulamentar e a perder por 2 golos de diferença, que íamos conseguir dar a volta ao jogo e levá-los para prolongamento). Fiquei irritado, chateado, possesso. E tal como, minutos antes, tinha chorado de emoção(sim, confesso, lacrimejei - por mais ridículo que possa soar), nesse momento chorei de raiva... Sim, confesso (e não me orgulho disso) que fui muito crítico com o Patrício nesse lance. Mas a paixão e a emoção também fazem destas coisas: toldam-nos momentaneamente a visão. Mais tarde, já a frio, sei reconhecer que o Patrício tem direito ao erro como qualquer outro. E até os melhores falham em momentos cruciais. E não há dúvidas que o Patrício é um grande GR, o melhor que temos em Portugal. É verdade que, por momentos, fui mal-agradecido. Porque me esqueci que o Rui nos salvou de uma humilhação ainda maior na época passada. Porque me esqueci que o Rui é o GR da nossa selecção e também já nos safou de muita coisa (apesar daquele erro no mês passado...) - nomeadamente contra a Espanha no Euro'12, lembram-se que fomos o único adversário dos espanhóis a conseguir fazer-lhes frente? Porque me esqueci que, no jogo deste sábado, o Rui também fez umas quantas defesas brutais, que nos ajudaram a discutir o jogo até ao minuto 120. Porque me esqueci que o Rui também pode errar, como também erram os melhores (tal como erra o Casillas, como erra o Cech, etc). Sim, foi um frango, mas ter o Patrício na baliza tem sido uma mais-valia nas últimas épocas e ele não merece ser crucificado até à exaustão por um momento menos bom. Por isso, desculpa Rui, e um abraço. E para aqueles benfiquistas que, 2 dias depois, ainda andam a gozar: o nome Roberto diz-vos alguma coisa?

Pode não ser justo estragar um hino ao futebol como aquele a que assistimos no sábado falando de arbitragens, mas a verdade é que é um mal necessário. Porque, SIM, teve influência directa no resultado. E SIM, o Sporting foi prejudicado. Posso dizer-vos que me dei ao "trabalho" de ver repetições de lances polémicos, de ler análises desportivas e de ver os comentadores desportivos na tv, e a opinião era unânime: o Sporting foi penalizado pela actuação de Duarte Gomes. Nem vou falar do fora-de-jogo no terceiro golo do Benfica: existe, de facto, mas é tão milimétrico que não faz sentido ser discutido. Mas existem 2 penalties claríssimos a favor do Sporting. E o 4º golo do Benfica (o tal lance caricato) nasce de uma irregularidade. Sim, se formos rigorosos, à luz das regras do futebol, num lançamento lateral o jogador tem OBRIGATORIAMENTE de ter os dois pés assentes no chão - coisa que, sistematicamente, no Benfica não acontece. E nesse lance, o jogador tinha o pé direito no ar, dando mais impulso e permitindo que a bola consiga ser lançada para mais longe. Logo, numa sequência lógica de acontecimentos, nem podia existir golo nem penalty, se o lance nasce de uma irregularidade. Sequencialmente, não podia haver nem golo nem penalty se o lance fosse anulado no seu início. 

Ainda em relação à arbitragem... Não posso concordar com a atitude de Leonardo Jardim no final do jogo. Se há umas semanas disse que não falava de arbitragens quer fosse prejudicado ou beneficiado (o que mereceu todo o meu respeito e admiração), não podia virar agora o bico ao prego. Há que ser coerente! É verdade que temos razões de queixa. Mas o líder do balneário não pode ter um discurso incoerente - até pelo facto de ser ele que passa a mensagem aos jogadores, não pode ser incoerente, sob risco de perder o respeito do balneário. Em termos directivos, acho bem que se conteste: já chega do Sporting ser o palhaço de serviço, em virtude de nos últimos anos ter perdido o respeito de adversários, comunicação social e árbitros (alguém se lembra da palhaçada da greve de árbitros contra os jogos do Sporting???). Mas o Leonardo Jardim devia manter-se à margem dessa situação.

Uma última nota: não percebo a impunidade que existe para com Jorge Jesus. Mais uma atitude lamentável no final do jogo. Começa a tornar-se um hábito assistirmos a um JJ agressivo e violento, a insurgir-se contra tudo e todos, no final dos jogos. Também gostava de saber quanto tempo mais temos de esperar para ver que castigo vai existir depois daquela cena lamentável de Jesus contra os polícias - por este andar, lá para Junho temos a decisão, o treinador do Benfica (se ainda o for por essa altura) fica afastado do banco durante a pré-época e em Agosto lá está ele... Ridículo... Tão ridículo como as declarações no final do jogo: na época passada foi "limpinho, limpinho", agora foi "uma excelente arbitragem, Duarte Gomes é um grande árbitro". O discurso de Jorge Jesus foi tão hipócrita como o de Leonardo Jardim: no fundo, ambos deviam ter ficado calados. E só para finalizar: não deixa de ser irónico o facto de JJ poder agradecer a Cardozo a manutenção do seu emprego...

Para concluir: estou orgulhoso do meu Sporting. Com um orçamento 6 vezes menor que o do Benfica, temos mostrado um futebol tão bom ou melhor. E, falando por mim e por muitos sportinguistas, não estava à espera que este "ano zero" fosse tão bom. Temos equipa! E volto a dizer: não embandeiro em arco, não exijo campeonato. Só exijo o que tem sido feito: suar a camisola e ter amor e dedicação ao clube.

20 comentários:

  1. Sou Sportinguista mas não sou 'doente'! Mas fiquei doente depois deste jogo, e ainda mais no dia a seguir que perdemos no futsal. Não porque perdemos, até porque foi um jogo digno de ambas as partes, mas porque foi uma chuva de comentários humilhantes por parte de Benfiquistas. A cegueira gratuita da má arbitragem e o fanatismo deixam-me doente. Sou totalmente da tua opinião e o Sporting está no bom caminho. Acima de tudo 'amor e dedicação ao clube' e aos adeptos que tanto defendem as cores do mesmo. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais :)
      Esforço, dedicação, devoção e glória :D

      Eliminar
  2. "quando for grande quero ser como o JJ: impune!"... tou a pensar escrever isto numa cartolina quando o SLB vier ao Dragão!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL já ganhaste xD
      Com um cartaz assim, não tenho dúvidas que ainda te vejo na Sport TV xD

      Eliminar
  3. Não estou entre esses benfiquistas que gozaram com o Rui Patrício. Acho que ele é um grande guarda-redes que, infelizmente, também erra e errou duas vezes em pouco tempo. Infelizmente é só disso que as pessoas se lembram.
    Quanto à arbitragem, concordo. Há muita coisa podre ali pelo meio, umas vezes beneficia uns outras vezes beneficia outros, mas alguém devia fazer alguma coisa para tentar evitar tantas injustiças. E acho que os treinadores falam demasiado sobre o assunto.
    E concordo com o que dizes sobre o JJ. Sempre gostei dele e o respeitei, mas acho que o tempo dele no Benfica acabou no final da época passada e achei muitíssimo mal o que fizeram ao Cardozo. É verdade que ele errou, sim, mas não se pode tratar um funcionário que deu tanto a uma casa da forma como o fizeram. E agora tiveram todos de engolir o que foi dito e feito porque sem o Cardozo ainda estaríamos pior do que o que estamos. Começo a ver despontar o meu Benfica, mas ainda longe de ser o que devia.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo contigo no que toca ao Cardozo. Acho que se abriu um precedente muito grave. O JJ perdeu a liderança do grupo e o respeito do balneário naquele momento e foi muito grave que ninguém no Benfica se impusesse e fizesse ver que quem manda no balneário é o treinador - independentemente de se concordar ou não com as suas escolhas. Para já, a meu ver, seria impensável ficarem ambos no clube. E indo então alguém embora, seria o Cardozo, por desrespeito hierárquico, ainda por cima em público.

      O problema é só um e tu já o referes: o Cardozo não é um jogador qualquer. E foi por isso que saiu impune. Porque se isso acontecesse com um Rúben Amorim, um Ivan Cavaleiro ou um Lima, outro galo cantaria... E como eu disse no início deste meu comentário: abriu-se um precedente muito perigoso. Qualquer dia andam todos à batatada no balneário e saem todos impunes... Clubismos à parte e analisando apenas com olhos de ver (sem lentes verdes), o Benfica está muito mal entregue e muito mal gerido...

      Eliminar
    2. Percebo o que dizes, mas todos nós erramos e a todos nós nos salta a tampa, de vez em quando. Se depois reconhecemos que não fazemos bem e pedimos desculpa, acho que se deve reconsiderar. E se a solução era o despedimento, que o fizessem logo, sem mais lavar de roupa suja em público. Resolvia-se o problema de uma vez. Não andavam com trocas de palavras, nem com é do clube mas não se senta no banco, etc. Além disso não me parece que o JJ tenha perdido o respeito do balneário nesse momento. Tenho cá para mim que alguma coisa já não estava bem há algum tempo para o Cardozo reagir assim. Posso estar enganada, mas, vendo de fora, é o que me parece. Confesso que ando um bocado desiludida com toda esta confusão e prometi a mim mesma que este ano não gasto dinheiro com eles. lol

      Eliminar
    3. O Cardozo pediu desculpa porque se viu obrigado... Caso contrário, ficava encostado até o mercado reabrir agora em Janeiro ;) Mas viu-se perfeitamente que não era sincero... Aliás, ele nem pediu desculpa ao treinador, ele disse que pedia desculpa à equipa técnica - o que, numa situação destas, faz toda a diferença ;)

      Eliminar
    4. E será que o treinador merecia esse pedido de desculpa? Ninguém sabe o que se passa ali dentro. Só quem lá está poderá avaliar e julgar. Nós apenas damos a nossa opinião de acordo com aquilo que observamos e pensamos. E independentemente de tudo o resto acho que a história toda se arrastou tempo demais. Ou bem que o despediam logo, ou bem que o integravam, ou então não faziam a publicidade negativa toda que fizeram o que desvalorizou o valor dele no mercado e tinham conseguido vendê-lo pelo valor que eles queriam. Acho que era mais simples de resolver. :)

      Eliminar
    5. Um treinador é um treinador. É o líder do balneário e é sempre um superior hierárquico. Independentemente do que se possa passar no balneário, empurrar (ainda por cima publicamente) um superior hierárquico é inadmissível.

      E o Cardozo não foi integrado logo precisamente porque era para sair. Era a vontade dele também! Só que como não havia mercado à altura das exigências do Benfica, viu-se obrigado a "pedir desculpas" (só para ficar bem).

      Eliminar
    6. Um superior hierárquico é sempre um superior hierárquico, claro que sim, mas não acho que isso signifique ter poder para tudo e mais uma vez nós não sabemos o que se terá passado por detrás do que vimos.
      Seja como for, já vi que nunca vamos concordar neste ponto. O que não é mau, porque assim se vê como é possível haver opiniões diferentes mantendo o respeito. :)
      beijinho

      Eliminar
    7. Independentemente do que se tenha passado antes... É uma atitude que deve ser punida, e não foi...
      Eu gosto destas "discussões", gosto de discutir ideias, de conhecer outros pontos de vista :)
      Beijinho :)

      Eliminar
  4. Nem preciso dizer que concordo em absoluto. Ou, corrigindo, quase em absoluto. Faço uma excepção à avaliação ao L. Jardim. Porque ninguém é de ferro e é extremamente difícil viver constantes situações que prejudicam a sua equipa sem se manifestar. Quando toda a gente achou que ele esteve bem dizendo que não comentaria os árbitros, eu achei irrealista. Mas enfim, podia acontecer. Não aconteceu e eu não lhe aponto o dedo.

    Além disso, ele também disse na altura que os grandes são mais vezes beneficiados do que são prejudicados, e por isso não fazia sentido comentar as arbitragens. Mas neste caso estavam em causa dois grandes, sendo que um deles é constantemente prejudicado em detrimento do outro.

    Por último, ainda ter de ouvir o J.Jesus dizer que o árbitro esteve muito bem, é dose...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes. Mas não deixa de ser incoerente dizer-se uma coisa e semanas depois dizer-se outra. Se o LJ tinha dito publicamente que não ia comentar arbitragens, não o devia ter feito nunca... Tal como defendo no post, essas questões (tal como agora averiguar o que ficou no relatório do árbitro e do observador) deviam ter sido faladas apenas por dirigentes. O treinador devia ter-se mantido à margem, uma vez que tinha dito que não comentava arbitragens, para não perder a credibilidade (sobretudo junto dos jogadores) ;)

      Eliminar
  5. Sobre este assunto, só hoje:), tens a razão toda:)...vês?´É assim que se faz, não doi nadinha!

    jinhoooooooooooosssssssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah só porque não falei do teu Porto ;P
      Estou a brincar Surizinha ;)
      Beijinho

      Eliminar
  6. Ena... tanta coisa.... Nem sei que te dizer :)

    O jogo foi dos melhores de sempre. Aqui não há discussão. Quanto ao Patrício, basta recordar que se o Sporting foi a prolongamento foi por causa dele. Se o jogo acabou 4-3 e não acabou 5 ou 6-3 foi também por causa dele. Porém, os guarda-redes não ganham jogos, só perdem. Quando ao Adrien discordo contigo num detalhe. Ele cresce quando o Amorim sai por lesão. Senão, continuava controlado por ele. Quanto ao William Carvalho, é realmente muito bom. Já tive oportunidade de dizer isto e volto a dizer. Acho que é uma pena que só jogue no meio do meio campo. Quando estender o seu futebol a todo o terreno de jogo, tipo Fernando, Javi Garvia ou o melhor Matic, será um dos melhores do mundo na sua posição. Ainda sobre o Sporting, acho que a defesa é muito fraca, sobretudo os centrais. Rojo e Maurício são uma dor de cabeça. Não percebo porque mandam embora o Capitão América que tirava o lugar aos dois.

    Quanto ao árbitro, acho de muito mau tom o Sporting passar dias a lamentar-se. E concordo contigo que o Jesus também podia ficar calado. Acho ridículo que o Jardim mude o discurso. Tal como acho ridículo que o Sporting fale em campos inclinados. Será que se recordam como é que empataram com o Benfica para o campeonato? É verdade que o Benfica não jogava nada naquela altura mas o golo de Montero é fora de jogo e fica uma grande penalidade clara sobre o Cardozo por marcar. Aí, nada disseram. Tal como não disseram nos jogos que o Benfica referiu no seu comunicado. Gosto do Bruno de Carvalho mas a sua mania de que é mais do que todos os outros tem piada durante pouco tempo e ele já a perdeu.

    Neste jogo não acredito que o Sporting perdeu por causa do árbitro. Os lances duvidosos são para os dois lados. No caso do André Almeida é impossível que o árbitro veja o lance. E isso fica evidente nas imagens. Imagens que são "ocultadas" pela Sporttv no lance do Piris que é praticamente igual. O Rojo deveria ter sido expulso muito mais cedo. No primeiro golo do Benfica deveria ter levado cartão. Quanto aos lançamentos, por essa lógica eram todos dados à equipa contrária porque é raro o jogador que lança a bola no local exacto.

    Acho que o Sporting vai no bom caminho mas o jogo com o Porto e este são exemplo de que ainda não têm aquilo que é necessário para ombrear com Porto e Benfica. Pelo menos é nisto que acredito. Além disso, a pagar ordenados muito baixos e a jogar bem o clube vai despertar a cobiça de outros clubes. E quero perceber como é que o Bruno de Carvalho vai gerir a situação quando aparecer um clube a dizer ao Montero que aumenta o ordenado em cinco vezes e o mesmo em relação a William Carvalho.

    Foi um grande jogo. Merecia ter sido a final. Infelizmente não foi. Mas acho que os adeptos de ambos os clubes devem estar de parabéns pelo esforço dos jogadores.

    Quanto ao meu Benfica, lamento esta pausa nesta altura porque começo a ver a equipa do ano passado.

    Abraço

    homem sem blogue
    homemsemblogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao Adrien, tens razão mas não na totalidade, a meu ver. Acho que o Adrien entrou melhor na segunda parte, de facto. Mas é óbvio que, com a lesão do Rúben Amorim, o Adrien ganhou mais espaço ;)
      Quanto aos centrais... Até gosto do Maurício, é raçudo. Mas aquele Rojo é muito fraco mesmo. A meu ver é o sector que devemos reforçar em Janeiro.

      Quanto à arbitragem... Meu caro Bruno, nem acredito no que li xD para já, o fora-de-jogo do Montero no jogo do campeonato é como o fora-de-jogo no 3º golo do Cardozo: milimétrico, por isso nem vale a pena discutir. E os lances duvidosos não foram para os dois lados. Foram para o lado do Sporting e eram lances que podiam, efectivamente, ter decidido o jogo. Por isso, sim, o árbitro teve influência directa no resultado!

      Um abraço

      Eliminar
  7. Finalmente alguém que fala sobre este assunto, alguém que nos defende como mais ninguém mas o que passou passou e força Sporting (cabeça erguida)!!

    idecidetobehappy.blogspot.pt(nova nesta andanças)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos a demonstrar qualidade e só espero que este nível se mantenha :)
      Sporting sempre!

      Eliminar

Real Time Web Analytics