terça-feira, 28 de julho de 2015

Para ser um bom par, primeiro tens de ser bom ímpar

Pergunto-me: que paixão é esta? Que me consome... Que me domina... Que me desgasta... Que me sufoca... Que me aperta o coração... Que me tira as forças...

Não sei. Nunca o soube. E continuarei sem saber. Nem tudo na vida é explicável, nem tudo na vida segue um raciocínio, nem tudo na vida tem lógica. Há coisas que acontecem sem que saibamos como ou porquê. Às vezes é só porque sim, às vezes é só porque não... Bicho estranho, o coração... É um bicho com vontade própria e difícil de contrariar...

Um ano... Um ano é muito tempo. Demasiado tempo, até. Demasiado tempo para se ser refém de um sentimento que não tem pernas para andar. Odeio estar nesta apatia, nesta descrença, nesta inquietude.

No meio disto tudo, o que mais me irrita é a psicologia do costume: "precisas é de uma gaja", "tenho uma amiga que ias gostar de conhecer", e por aí fora. Minha gente, eu preciso é de sossego. E esquecer alguém com outro alguém é tão mas tão errado: normalmente não resulta, e, por acréscimo, traz uma carrada de danos colaterais (por exemplo, acabas por magoar alguém que não merece). Não, recuso-me a cometer esse erro outra vez! A pressa é inimiga da perfeição, o tempo acaba por cicatrizar tudo... Neste momento, dispenso ralações relações. Obviamente terei os meus momentos de maior carência, e aí um gajo resolve: um caso, uma amizade colorida, um one night stand, o que for. Mas namorar? Naaaa... Neste momento, não estou para aí virado, só quando der aquele click a sério... Como diz a música "Antigamente" do DNG (clicar para ouvir), "antigamente apaixonava-me por gostarem de mim, hoje se me apaixonar deito um foguete por ti". É por aí...

A vida seguirá o seu rumo, como sempre. Mais tarde ou mais cedo, a vida continua. E eu aprendi que de nada valem as pressas - nesse aspecto, acho que tenho vindo a amadurecer, acho que estou mais tranquilo. Aprendi a aceitar que as coisas acontecem a seu tempo e que às vezes é mais difícil esquecer alguém, mas que o tempo há-de curar tudo. 

Mas aprendi algo mais importante ainda: antes de ser um bom par, há que ser bom ímpar. A solteirice não é uma maldição! A solteirice tem tantas coisas boas... Estou descomprometido há mais de 1 ano, e se chegar descomprometido ao final de 2015 será um "recorde" absoluto: um ano civil completo sem ter namorada. E, à parte do coração partido, tem sido bom estar na minha própria companhia. Estou a aprender a ser um bom ímpar, para na próxima vez ser um melhor par. Tenho cada vez menos pressa, tenho cada vez menos ansiedade. Acho que estou no caminho certo. Só falta conseguir desapaixonar-me...

7 comentários:

  1. Olá Roger. Há já algum tempo que acompanho o teu blog mas só hoje resolvi comentar.
    Quando conseguires desapaixonar-te conta-me como o fizeste. É que sofro do mesmo mal e gostava muito de saber como se faz.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Olha, a vida foi-me ensinando que não há fórmulas infalíveis... Cada pessoa terá o seu método. E, muitas vezes, só mesmo o tempo é que pode curar. Não há receitas milagrosas. Mas acho que passa muito por investirmos mais em nós, por nos focarmos no que nos faz bem, nas pessoas com quem gostamos de estar, naquilo que nos dá prazer. No fundo, temos que fazer com que o nosso amor próprio seja superior ao amor que sentimos por outrem.
      Força nisso :)
      Beijinho

      Eliminar
    2. Obrigada :)

      Não está a ser muito fácil mas algum dia hei-de conseguir.

      Quanto a ti, não deixes de escrever. Por mais que te apeteça neste momento e te faça sentido não o faças. Pelo que tenho acompanhado do teu blogue é algo que te dá muito prazer e consegues transmitir as coisas de uma forma muito franca.
      Gostava muito de te poder continuar a ler.

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Acredita que o tempo cura tudo :)

      Deixar de escrever, não deixarei. A minha escrita pode é não passar pelo blog :P
      Agora mais a sério... A blogosfera tornou-se um hobbie, um vício, e por isso esta não é uma decisão que se tome de ânimo leve, daí preferir deixar o blog em stand-by, para reflectir. Sempre disse que teria blog enquanto me fizesse sentido... E neste momento, já não faz assim tanto. E não quero estar aqui por obrigação, não faço fretes e aqui não será excepção. Ok, pode ser fruto do cansaço (pessoal, profissional e, de certa forma, até da blogosfera - já levo 8 anos disto), mas a verdade é que me sinto cada vez menos motivado...

      Enfim, a ver vamos :) mas agradeço as tuas palavras, e prometo reflectir bem acerca da minha continuidade :)

      Beijinho

      Eliminar
  2. O meu problema é o conseguir apaixonar-me...acho que criei uma barreira entre mim e qualquer pessoa que se cruze comigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Been there, done that...
      E quando me apaixono, não ando a ter grande sorte...

      Eliminar
  3. Muito legal!! Me conheço cada sentimento desse post... Se consola... Isso passa... ;) #GoodLuck

    ResponderEliminar

Real Time Web Analytics