sexta-feira, 10 de julho de 2015

Festivais de Verão

Todos os anos, o mesmo sentimento: uma imensa dor no coração, que normalmente dura o Verão todo. Ainda não me consegui habituar verdadeiramente à ideia de perder sistematicamente os concertos que mais gostaria de ver, por estar tão longe. Lembro-me que a primeira grande facada no coração foi em 2008, meses depois de ter deixado o continente... Muse, The Offspring e Linkin Park no Rock in Rio. Três das minhas bandas preferidas de sempre. A actuarem no mesmo dia. Epá, que dor... Acho que só me faltou chorar em frente à TV, a ver a transmissão pela Radical.

Esse cenário repete-se todos os anos, mais que uma vez por ano. Sou ecléctico no que toca à música, oiço de tudo um pouco. Tanto me custa perder um concerto de Jack Johnson, como me dói perder um concerto de Linkin Park, como me dói perder um concerto de Ben Harper, como me dói perder um concerto de Arctic Monkeys, e por aí fora. Sou, acima de tudo, um apreciador de música. E tendo em conta que há vários festivais e vários géneros musicais associados aos mesmos, todos os anos fica a ecoar na minha cabeça a pergunta "porque é que eu não sou rico, para conseguir ver todos os concertos que gostaria?!".

No meio disto tudo, acabo por atenuar a dor com as transmissões (via TV ou online) dos diversos festivais. Já fiz muitas noitadas e directas até a assistir aos streamings, não só de festivais nacionais como também de festivais internacionais (e quando não consigo assistir em directo, faço questão de ver depois os concertos que me interessam). Oh, bendita Internet! Claro que não é a mesma coisa... Mas sempre é melhor do que nada, certo? Entendo que algumas pessoas encarem isso como tortura. Mas hoje em dia, acho que nos podemos considerar sortudos por ter acesso tão facilitado à música em geral e aos concertos em particular. Há 20 ou 30 anos atrás, os festivais em Portugal eram escassos e com poucos nomes sonantes. Eram um nicho de mercado! Actualmente, temos muitos festivais e diversificados. E não podendo ver ao vivo, prefiro ter acesso às transmissões do que não ter nada e ficar "a chorar" por não conseguir ver como são as bandas em palco (a verdadeira qualidade de um músico vê-se em palco, defendo essa ideia).

Isto tudo para dizer que hoje e nos próximos 2 dias, vou tentar acompanhar (o máximo que me for possível, em termos de disponibilidade) o NOS Alive. Já vi um bocadinho de Young Fathers, vi James Bay, fui dando uma vista de olhos a Alt-J e irei ver Muse não tarda - e pelo meio, ainda vi a actuação de stand-up do Diogo Faro. Tenho pena que Ben Harper não tenha sido transmitido, mas nem todos os músicos autorizam a transmissão - por exemplo, ainda não há confirmação de Sheppard, Mumford & Sons e Prodigy para esta sexta-feira, nem de Disclosure e Sam Smith no sábado...

A quem se quiser juntar ao grupo "Merda, quem me dera estar lá!", sigam estes links - é só clicar para abrir:
(Nota: o concerto de Muse vai ser transmitido dentro de minutos, não só online, mas também na RTP)

EDIT (01h50) - Um grande, grande, grande concerto de Muse. Brutal! Nunca os vi ao vivo, é certo, mas já vi pelo menos uma meia dúzia de streams em directo. E o concerto de hoje entra no top! Muito power, boa interacção com o público, sempre a dar o máximo. Excelente! Posso dizer que cá em casa estávamos 4 pessoas (somos 5 cá em casa, mas um dos colegas não liga muito a Muse) a curtir ao máximo - por momentos, ainda me passou pela cabeça que algum vizinho chamasse a polícia :P o concerto só pecou, a meu ver, por ser curto... Uma banda como Muse, sendo cabeça-de-cartaz num festival... Hora e meia de concerto acho manifestamente pouco, para uma banda com 20 anos e muitos sucessos na sua caminhada... Ah, e não posso perdoar não terem tocado a "Undisclosed Desires" :P

PS - Não tem a ver com festivais, mas sim com concertos em nome próprio... A maior dor no coração que já tive a esse nível, foi em 2012... Os Blink-182 são, provavelmente, a minha banda preferida ever. Viciei neles no final dos anos 90, através do meu irmão mais velho, e foram a banda que mais marcou a minha adolescência e que me continuou a marcar depois disso. Mas, em 20 anos de carreira, nunca tinham vindo a Portugal... No início de 2012, anunciou-se que viriam tocar a Portugal, ao MEO Arena. Entrei em êxtase, e logo na semana em que os bilhetes foram postos à venda, eu tratei de comprar o meu... Mais por descargo de consciência que outra coisa: o concerto seria em Julho e as probabilidades de eu conseguir ir a Lisboa eram quase nulas... E assim foi: perdi o único concerto em Portugal da minha banda preferida...

17 comentários:

  1. Epá, 2008 foi o pior para mim. Esse RiR foi o melhor de sempre. Chorei que me fartei, mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse RiR tinha um grande cartaz. E esse dia de Muse, The Offspring e LP... Ainda hoje, 7 anos depois, me faz doer a alma :P

      Eliminar
  2. Olá!!

    Quase sempre, nos últimos anos, o meu dia de aniversário é passado no Alive (que é hoje, podes dar-me os Parabéns :P).

    Este ano não consegui ir, mas estarei no super bock, no dia 18, a ver Florence... :)

    Deixa lá Roger, prometo que bebo um copo por ti ;)

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então... MUITOS PARABÉNS ;D
      Embora não merecesses que tos desse, ao vires para aqui semear a inveja ahahah ;) estou a brincar!
      Que tenhas um resto de dia feliz e que te divirtas muito no SBSR :)
      Beijinho grande

      Eliminar
  3. Ora bem... pois, parece que ontem aquilo foi brutal! Ouvi dizer... Uma tal de agridoce que, pelos vistos, este ano não perdoou e comprou o bilhete, para os ver pela primeira vez ao vivo. Diz ela que foi altamente, embora a malta nas músicas do Drones ficasse um bocado paradita...
    E o Ben Harper. bem, a gaja foi dar uma volta que aquilo estava a embalar e a noite ainda era longa!
    E Munford não dá hoje na televisão... Já estive a ver as confirmações. Acho mal. Muito mal!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha outra a semear inveja :P
      Eu achei o concerto de Muse muito bom mesmo, nem sequer deu nunca a impressão de estar paradito, mas claro, nas transmissões isso normalmente não é muito visível...
      E o Ben Harper, olha que dá concertos muito bons. Só que às vezes os alinhamentos de bandas são mal feitos... Para o público-alvo de ontem, Ben Harper talvez não fosse a melhor aposta para actuar antes de Muse.
      Mumford vai ter transmissão online ;)

      E agora estou a ver Sheppard. Sheppard, Kodline e Kapicua à mesma hora, todos com transmissão online... Decisions, decisions... Mas acabei por optar por ver Sheppard...

      Eliminar
  4. E venho eu aqui semear a inveja também...estive nos 2 primeiros dias e vibrei com Muse e Mumford. Li críticas más, mas o que é certo é que adorei cada segundo. Só tenho pena que o espírito de ir ao festival e ver concertos esteja a ser engolido pelo espírito apenas de convivência. E com isto quero dizer que há muita gente que paga 55€ para ir ao alive para estar no meio da malta (que quer ouvir e curtir os concertos) a falar!!!! Em mumford tive de mudar de lugar umas quantas vezes tal era a falta de respeito! Por isso, embora seja diferente, às vezes ver os concertos no conforto do lar, também sabe muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas toda a gente foi ao Alive menos eu?! -.-'
      Eu vi vários concertos via transmissão online, inclusive Muse e Mumford. E, apesar de também já ter lido algumas críticas menos positivas, também gostei bastante de ambos os concertos. Mas claro, ver uma transmissão não é a mesma coisa que estar lá...

      Pois, essa situação também já me constou. E não entendo essa postura das pessoas. Com tantos palcos e com tantos stands de patrocinadores, se a malta não está em determinado concerto, porque raio fica ali no meio na conversa? Deve ser para a tradicional selfie para as redes sociais -.-' infelizmente, hoje em dia conta mais o parecer do que o ser/ter/fazer... Dizer que se esteve no Alive dá "status", mesmo que não se conheça metade das bandas...

      Eliminar
    2. Desculpem lá a intromissão... Ver na TV: não se sente da mesma maneira.

      Mumford só não custou mais a ver pela net porque:
      1 - estive a lutar contra o sono (embora tivesse percebido que um sacana de um puto teve uma sorte filha da puta!)

      2 - já os tinha visto.

      pronto, Roger, era só para meter mais um bocadito de nojo! :p :p :p

      Eliminar
    3. Agri, agri, estás a um passo de fazer com que eu te odeie :P

      Claro que não se sente da mesma maneira, isso é óbvio. Mas eu prefiro ver transmissões do que não ver nada. Estou desterrado do mundo há uma porrada de anos, se não fossem as transmissões (tv ou online) eu nunca saberia como são os espectáculos de inúmeras bandas! Morreria na ignorância :P assim sou um bocadinho menos ignorante :P

      Eliminar
    4. Agri, até eu que estive lá, me enchi de inveja pelo miúdo que foi ao palco!! GRRRRRR!

      Eliminar
    5. E depois o invejoso sou eu ;P

      Eliminar
    6. Então e não ias ter com ele e espetar-lhe um par de estalos? Não tinha nada de ir para o palco!!!

      :p :p

      Eliminar
    7. E depois não querem que tenha problemas existenciais... Chamam-me tudo!

      :p :p :p

      Eliminar
    8. Agora é agri-drama-queen :P

      Eliminar

Real Time Web Analytics