domingo, 28 de setembro de 2014

"Se achas triste ver-me chorar, não queiras ver como estou por dentro" *

Esta noite, a malta cá de casa foi toda sair. Fiquei eu, por opção. Porque não me apetece ir para os copos, porque não me apetece estar na multidão, porque me apetece libertar todo este mal-estar que tenho cá dentro. Chorar alivia, dizem. Já nem sei se alivia, mas a verdade é que já tinha demasiadas coisas cá dentro que precisavam de ser libertadas...

Sinto-me virado do avesso. Sinto que a vida me encostou à parede e teima em dizer "achas-te forte? então prova a tua força, badameco, vamos medir forças".

Hoje vou confessar algo neste blog... Sempre quis ter a vida "controlada". Porque sou obstinado e pensei que a minha persistência me iria levar aos objectivos pretendidos. Mas a vida não se faz só de persistência... Diz-se que se paga pela língua, ou que pela boca morre o peixe... Ora nem mais... Sempre achei que seria pai até aos 25 anos - tenho 27 e nem estou perto disso sequer. Sempre achei que a minha saída de Coimbra seria uma fase transitória - já lá vão quase 7 anos e voltar está fodido... Sempre quis seguir jornalismo - o curso superior é um objectivo que está na gaveta, e o jornalismo enquanto profissão é cada vez mais uma miragem... Sempre quis estar ligado à música - ao sair de Coimbra tive que deixar a banda, e há mais de 4 anos que deixei de compor... Enfim, basicamente levo uma vida de reinvenções: tenho que estar sempre a reinventar-me, a reinventar os meus objectivos, a redefinir o caminho... E às vezes sinto-me cansado... Cansado de estar sempre a mudar a rota...

Tenho a vida feita num 8 e neste momento não sei como desatar tantos nós... Odeio ter que verbalizar isto (porque dói constatar a realidade, e porque odeio expor fragilidades), mas sinto-me um falhado.

E sendo absolutamente sincero, tenho vontade de fazer uma pausa no blog. Porque não consigo escrever aqui tudo o que precisava de escrever. Apesar de gostar de ser lido por vocês, apesar de gostar dos laços que criei aqui... A verdade é que há coisas que eram muito mais fáceis de escrever quando o meu blog não era lido, seguido e comentado por ninguém...  Se eu vos meter aqui prints do tempo em que o meu antigo blog não era lido por ninguém, vocês provavelmente iam ficar espantados com as coisas que eu escrevia... Porque sentia essa liberdade, de poder gritar e praguejar à vontade, de mandar foder o mundo se me apetecesse... E agora, não minto, há dias em que me sinto preso, inibido... Há dias em que precisava de chegar aqui e dizer "puta que pariu isto tudo" (sim, Xi e Suri, sou asneirento e digo mais palavrões do que devia...). 

Não há muito tempo, houve uma pessoa que me disse "cria outro blog, de forma anónima, e usa esse blog para escreveres o que não consegues escrever no outro". Na altura hesitei... Porque sou muito expressivo: com os olhos, com os gestos, e também com as palavras... Acho que a minha maneira de escrever é muito eu (e já houve quem o dissesse também, já houve quem chegasse aqui ao blog e me dissesse "és tu, sem tirar nem pôr"). E por isso, na altura, não considerei essa ideia. Com receio, confesso, de facilmente ser descoberto e associado ao Roger do (Des)Construções da Mente. Mas a verdade é que essa ideia ficou às voltas cá dentro... Não sei se serei capaz de a pôr em prática, não sei se criar outro blog, anónimo, é a melhor maneira de conseguir verbalizar o que preciso. O que sei é que, neste momento, este blog deixou de ser o meu espaço de desabafo. Não consigo ter a liberdade de escrita que preciso para mandar as minhas postas de pescada, não consigo sentir-me à vontade para falar sobre o medo que sinto de um exame que a minha mãe vai fazer dentro de poucos dias, não consigo sentir-me à vontade para libertar a frustração que me causa não conseguir voltar para casa, não consigo sentir-me à vontade para escrever o que mais preciso... E eu sempre disse que o blog tem um prazo de validade: existe enquanto fizer sentido como local de desabafo.

Não é um ponto final. É apenas uma vírgula, uma pausa. Porque me cansei de posts "sem sentido" e desinspirados, que não espelham na totalidade o que me vai cá dentro. Ainda ontem deixei em rascunho um post estúpido sobre jogos, sobre a minha indecisão de comprar o GTA V ou o FM15. Que interesse é que isso tem? Nenhum, eu sei. É como o post do Rodolfo, a rena de nariz encarnado. Lá está, sinto-me a escrever "porque sim"...

Às vezes é preciso parar para pensar... E todos nós precisamos de pausas de vez em quanto. Esta é a minha pausa. Sem ponto final - porque a blogosfera faz-me falta, porque vocês fazem-me falta. Mas ter a cabeça no lugar também me faz falta...

* parte da letra da música (antiga) "Ponto Final", do meu amigo Daniel (MC Cad / MC Invicto)

EDIT - Pus-me a ouvir mais músicas do puto Daniel... Só digo assim: só preciso de uns dias para pôr a cabeça no lugar e voltar a interiorizar isto:

"Acredito em mim
Eu sei que vou vencer
Todos erramos um dia
Mesmo sem a intenção de o fazer
(...)
Mantenho a força de vontade
Porque sei que consigo
Por mais merda que venha
Não me dou por vencido
(...)
Não vou desistir
Por mais mal que aconteça
Não vou desistir
E deixar que a tristeza vença
Só tenho uma vida
Vou lutar com firmeza
Para que a felicidade não vá e permaneça"

20 comentários:

  1. Junto - me ao clube dos falhados, se não te importares. Parece - me que precisas esmola de uma pausa...porque o blog é teu e por isso mesmo tens de te sentir à vontade para escrever o que te apetece, seja posts para mandar à merda ou a outros sítios seja posts mais calmos chamemos assim. Ninguém é perfeito e todos temos os dias em que só apetece libertar os palavrões todos que passaram pela cabeça por esta ou aquela razão...tu és tu e quem gosta gosta quem não gosta não precisa de ler digo eu...
    Espero que corra tudo bem com o exame da tua mãe. E espero que a pausa do blog seja o que precisas.

    A vida nem sempre corre da maneira que queremos ou esperamos...também já aprendi isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ninguém é perfeito e todos temos os dias em que só apetece libertar os palavrões todos que passaram pela cabeça por esta ou aquela razão...tu és tu e quem gosta gosta quem não gosta não precisa de ler digo eu... " - não é essa a questão. A questão é a falta de liberdade de escrita que sinto neste momento. Queria e precisava de escrever mais, mas de forma completamente anónima, sem ser associado ao Roger-amigo (em termos de esfera pessoal) nem ao Roger-blogger (ao nível da blogosfera).

      Enfim... Melhores dias virão.

      Obrigado pelas tuas palavras.
      E força também para ti!
      Beijinho

      Eliminar
  2. Espero que esta pausa sirva para pores as ideias em ordem e quando voltares, mesmo que escrevas coisas non sense, mesmo que só escrevas entre a difícil escolha entre dois jogos, vou estar aqui para te ler. Sei que estive ausente durante algum tempo e também te compreendo quando dizes que te sentes preso ao escrever para tanta gente. Acontece-me o mesmo e daí não andar a escrever tanto no meu cantinho. Mas isto são fases. Vai, interioriza que a tua vida vale a pena e volta. Estou aqui :) *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pequena :)
      Eu sei que são fases. Mas enquanto passam e não passam, vão deixando as suas marcas. E acho que disseste tudo: neste momento sinto-me preso a escrever para tanta gente... É mesmo isso...
      Obrigado mais uma vez! E eu também estou aqui :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Seja como for estou contigo :) se precisas de uma pausa e não te encontras bem acho que sim fazes bem, embora com muita pena minha uma vez que gosto de ler o teu blog e passar por aqui mas já não andas bem a algum tempo e o melhor que podes fazer neste caso é como se diz...descansar^/desanuviar por um bocado, precisas de te sentir bem contigo e se precisas de uma pausa ninguém te pode obrigar a ficar só porque sim. Espero que voltes mas voltes bem e com tempo. Já agora que tal escreveres num caderno, espe´cie de diário(dito desta maneira parece amaricado mas pronto), era o que eu fazia antes de sequer pensar em criar um blog, ajuda muito acredita :)
    Qualquer coisa deixo-te o meu email, se precisares desabafar (teresa.pestana@live.com.pt)
    Beijinhos :)**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu escrevo muito sem ser aqui ;)
      Sempre escrevi. Aliás, muitos textos que aparecem aqui (nomeadamente da rubrica "Rasgos de Inspiração") nasceram em cadernos ;)
      Mas o facto de não poder trazer certas coisas para aqui, fazem com que não tenha nada que escrever aqui, entendes? Por isso é preferível fazer uma pausa, parar para pensar faz bem e é preciso.

      Obrigado por tudo :)

      Beijinho

      Eliminar
    2. Que engraçado no início do meu blog também a maioria dos meus textos já estavam escritos em cadernos. Sim eu entendo, precisas de estar bem contigo primeiro para que a escrita não seja forçada. Volta mas volta bem :)
      Não tens que agradecer beijinhos :)*

      Eliminar
  4. Entendo perfeitamente isto.
    Até quando voltares espero. Gosto de te ler.
    Muita força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado blonde.
      Voltarei, isso é certo. É só uma pausa :)

      Eliminar
  5. Roger queria só dizer 2coisas:
    Compreendo o que estás a sentir .
    Obrigada por me teres referido aqui no teu texto...apesar de tanta gente conseguiu lembrar o que um dia escrevi !!!
    Tens um coração doce ,por isso a VIda será doce para ti um dia, acredita mesmo.
    Esperamos aqui por ti, demora o tempo que precisares e pensa que a tua Amiga por quem estás a sofrer, não te quer ver em baixo oki???? E eu também nao!
    Força campeão....o tempo tem um poder de cura fantástico .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Xi.
      A vida tem-me sido mais amarga do que algum dia pensei... Não sei se alguma vez me será doce, mas as expectativas já estão baixas, baixinhas...
      E o meu momento não tem a ver com mais ninguém para além de mim, sou eu que não ando nos meus dias.
      Obrigado pelas tuas palavras!

      Eliminar
    2. Olá rapaz!!!!
      Então o ânimo está a melhorar?
      Aposto que sim...torço por ti.
      Agradece á Vida por existires e ela te recompensrá em breve.
      Acredita.
      Beijinhos com muitos sorrisos.

      Eliminar
    3. Olá Xi :)
      Ainda não melhorou, ainda não me apetece voltar a tempo inteiro. Mas vou aparecendo :)
      Beijinho e obrigado

      Eliminar
  6. Não gosto de te saber assim. Sinto-te triste, ansioso, angustiado. E isso deixa-me triste também a mim.
    Quanto aos planos, isso acontece com quase toda a gente. Comigo aconteceu tal e qual assim. E continua a acontecer. Até que decidi viver para o presente, sem me preocupar demasiado com o futuro. Claro que me preocupo e há aqueles momentos em que ainda penso, "o que virá aí?" Mas tento evitar esses pensamentos, tento evitar pensar demasiado naquilo que podia ter sido e aproveitar mais aquilo que é. E gosto de pensar que se isto ou aquilo não aconteceu é porque não tinha de acontecer, é porque se acontecesse iria trazer algo de mau, de pior do que aquilo que temos agora.
    Agora se achas que está na altura de fazeres uma pausa, eu compreendo. Já te disse uma vez e volto a dizer. Fico com pena, mas respeito a tua decisão e fico na esperança de um dia podermos voltar a cruzar caminhos. :)
    Tudo de bom p'ra ti. E anima-te. Tens uma vida pela frente. :)
    beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só uma pausa, não é um ponto final :)
      Voltarei, isso é certo. Só preciso de me afastar durante uns dias, até sentir que as palavras voltam a fluir normalmente.
      Obrigado pelas tuas palavras :)
      Beijinho

      Eliminar
  7. Andei afastada por uns tempos da net e não tinha visto o este teu texto... Espero que ponhas a cabeça no lugar, as ideias em ordem, mas que voltes. Gosto (se bem que posso escrever gostamos) muito de ler o que escreves :) ficamos a aguardar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana :)

      Hei-de voltar, garantidamente :)

      Obrigado pelas tuas palavras, beijinho

      Eliminar

Real Time Web Analytics