quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Liebster Award

Fui, mais uma vez, nomeado para o Liebster Award, o desafio de perguntas que já deu duas voltas ao mundo e três à blogosfera :P
E vai ser, salvo erro, a terceira vez que vou responder (sendo que já o fiz no antigo blog, mas neste ainda não, e por isso é que decidi voltar a aceitar o desafio). Fui desafiado pela ABT e pelo Sérgio, pelo que vou responder às perguntas de ambos, juntando os dois desafios. Peço desde já desculpa pela demora em responder, mas ainda são algumas questões e estas coisas levam o seu tempo.
Não passo o desafio a ninguém, porque acho que já toda a gente fez este desafio. Mas quem quiser que o leve que eu sou um mãos largas :P

Vamos lá a isto :)

1. Qual é a música que te deixa feliz sempre que passa no rádio sem que estejas a contar?
Como não consigo especificar (no que toca a música, gosto de tanta coisa...), vou generalizar e dizer: músicas boa onda, alegres, ritmadas. E também, muitas vezes, com algum tipo de significado para mim. Ah, e claro que as músicas das minhas bandas preferidas deixam-me sempre feliz quando oiço sem estar a contar :P

2. Com que celebridade (viva ou morta) gostarias de ter uma conversa?
Com a Nicole Scherzinger. Porque tenho um "fetiche" com aquela mulher e tenho curiosidade em saber se também é uma pessoa interessante, para além de ser uma mulher linda e sexy :P

3. O que lhe perguntavas?
Não sei, o que se proporcionasse na altura. Nunca pensei muito nisso, tal como não vou para uma conversa com ideias/perguntas pré-concebidas. As conversas desenrolam-se naturalmente, e é mais saboroso assim :)

4. Qual foi o pior piropo que já mandaste, sabes como é aqueles em que queremos ser engraçados mas calha muito mal...
Epá, eu não sou muito de piropos, a minha timidez não me permite chegar a esse patamar :P
Portanto, assim de repente, não me lembro de nenhum.

5. Qual o piropo mais piroso que te mandaram?
"Serias o meu Euromilhões" xD

6. Qual é a pior faceta da Blogosfera?
Ora bem... Como eu detesto "attention-whores", diria que a necessidade que algumas pessoas têm de chamar a atenção é ridícula. Há um blogger assim, com quem me peguei há uns meses. Depois... Como disse a ABT, se calhar há também demasiada facilidade na criação de personagens. Enfim, como em tudo na vida, também a blogosfera tem as suas coisas boas e as suas coisas más...

7. Que blogger gostarias de conhecer pessoalmente?
As pessoas que são presença habitual na caixa de comentários, mas sobretudo aquelas com quem vou trocando ideias via e-mail. Mas há duas pessoas que tenho mesmo de destacar, não querendo ser injusto para as restantes obviamente: a Never Told Words e a ABT.

8. Preferias morrer como um herói ou viver como um cobarde?
Não ponho as coisas dessa forma, porque nunca fiz (nem nunca quis fazer) nada na vida para ser um herói. Mas há situações às quais não fico indiferente. Dando um exemplo concreto: sou incapaz de não intervir numa situação de violência doméstica (já interferi em algumas, em plena via pública!). Se isso um dia pode acabar mal para o meu lado? Pode... Mas não consigo ficar impávido e sereno a assistir sem intervir... Bem como daria a vida pelos meus. Mas não vejo nada disso como um acto heróico... Trata-se de agir segundo a minha consciência e o meu carácter no primeiro caso, e de agir por amor no segundo.

9. Consideras que a eutanásia devia ser legal?
Sim! Devemos ter o direito de decidir sobre nós próprios. Acreditem que me assusta a possibilidade de um dia ter Alzheimer, por exemplo... Viver sem a noção de quem sou, de quem são as pessoas que me rodeiam. Assusta-me perder capacidades, assusta-me fazer sofrer as pessoas que gostam de mim... Espero nunca chegar a esse ponto... Digo, e sempre disse, que prefiro morrer aos 60 (por exemplo), do que viver até aos 90 mas sem qualquer autonomia, sem qualquer dignidade...

10. Achas que o mundo vai acabar, ou nós é que vamos acabar com o mundo?
A mão humana tem vindo a destruir muita coisa ao longo dos anos...

11. Fui muito chato?
Tu não, eu é que já fiz este desafio imensas vezes :P

12. Como surgiu a ideia de ter um blog? E o nome?
Relativamente à primeira questão, já tinha respondido noutro desafio, passo a citar: "Sempre gostei muito de escrever. Desde cedo que escrevo muito, para mim e não só. E acho que criar um blog foi um passo natural, digamos assim, dado esse gosto (quando ainda não era moda ter um blog, quando ainda ter um blog não era um negócio como já se começa a ver tanto por aí). Quis partilhar com as pessoas que me rodeiam alguns pensamentos, algumas reflexões, alguns momentos mais criativos. E depois começaram a aparecer os seguidores, mas durante muito tempo fui lido apenas por pessoas da minha esfera pessoal". Quanto ao nome... Como sabem já tive alguns blogs, mas vou falar especificamente deste. O nome surgiu naturalmente. Não foi o primeiro nome, basta olhar para o link do blog para saber :P mas não queria ter um blog de escrita com nome em inglês. E o nome acabou por surgir naturalmente. Porque aqui (des)construo os meus pensamentos e devaneios.

13. O que fazes profissionalmente ou área de estudos?
Sou técnico audiovisual.

14. Como te definirias?
É o tipo de perguntas a que não gosto de responder, porque prefiro que sejam os outros a definir-me, porque serão certamente mais rigorosos do que eu na resposta. Mas considero-me um bom amigo, alguém com uma personalidade forte, com valores e ideais muito vincados e com os sentimentos sempre à flor da pele.

15. O que farias se ganhasses o Euromilhões?
Ajudava as pessoas mais importantes da minha vida. Ajudava algumas pessoas que sei que precisam de ajuda, que sei que têm dificuldades. Viajava muito. Ia estudar Produção Musical, e depois tencionava criar a minha própria editora. Sobretudo seria isto.

16. O que adoras/não suportas que te façam/digam?
Epá, isto dava para um post à lá Alta Definição, naquela parte do "gosto/não gosto" :P
Mas vá, resumindo...
Adoro abraços. Não suporto que me despenteiem.

17. O que mais gostas de fazer?
Ouvir música. Tocar. Compor (que é algo que já não faço há muito tempo, mas isso são outros quinhentos). Surfar. Estar com as pessoas de quem gosto. Gosto de conversar. Gosto de simplesmente estar junto ao mar, sozinho e/ou acompanhado. Gosto de dormir. Gosto de tantaaa coisa :P

18. Não vives sem...?
As pessoas importantes. Sem Internet e sem telemóvel, porque me aproximam das pessoas que estão longe (que actualmente são quase todas). Sem música.

19. Um objectivo que já tenhas alcançado e do qual te orgulhas?
Reconhecimento profissional, quer na distinção de Trabalhador do Ano em 2010 quer na promoção que tive já este ano.

20. Objectivo/sonho por alcançar?
Ser pai.

21. Como te imaginas daqui a 10 anos?
A vida tem-me ensinado a não fazer grandes planos... Porque sempre que os faço, saem furados... Mas gostava que, daqui a 10 anos, já tivesse constituído a minha própria família.

22. Um segredinho?
Já fui viciado no chocolate Mars, durante vários meses. Viciado ao ponto de comer todos os dias :P

23. O que mudou, da criança que foste para o adulto em que te tornaste?
Sobretudo a ingenuidade e a inocência (embora continue a sê-lo um pouco).

24. Quem gostarias de ter conhecido mais cedo na tua vida?
Acho que tudo acontece na altura certa, porque nada acontece por acaso... Se calhar é preciso desiludirmo-nos com algumas pessoas, para depois sabermos valorizar outras.

25. Descreve um dia perfeito, actualmente.
Actualmente os meus dias têm pouco ou nada de verdadeiramente perfeito, tendo em conta a vida que levo. Mas vá, o que mais se assemelha a isso é um dia de folga, com sol, na praia. Sozinho ou acompanhado, mas sempre com música.

26. Que coisa (uma coisa) precisas fazer para melhorar a tua vida?
Voltar para Coimbra.

27. Qual foi o presente mais especial que recebeste nos últimos 5 anos?
Sou de gostos simples, não é preciso muito para me fazerem feliz. Portanto diria que alguns textos que já me escreveram estão no top das coisas mais especiais.

28. Qual foi a última vez que fizeste alguma coisa sem pedir nada em troca?
Não faço as coisas para ter algo em troca, bem como não vivo para mandar nada à cara de ninguém. O que faço, faço com gosto, com prazer de ver um sorriso ou de tornar melhor o dia de alguém. Pode soar a cliché, mas é a mais pura das verdades.

29. Se pudesses reviver um dia da tua vida (sem lhe alterar coisa alguma), qual seria?
Só um? :$
Escolho dois: 23 de Outubro de 2004 e 19 de Outubro de 2007.
O primeiro porque foi o dia em que soube que ia ser pai (e que acabei por não ser...).
O segundo porque foi o dia que mudou tudo na minha vida. Depois desse dia, nada mais foi igual. Foi o dia que marcou o início de um ciclo, que depois teve o seu fim, mas que me mudou irremediavelmente em muita coisa.

30. Quê ou quem te drena energia actualmente?
Noites mal dormidas :P

31. Quando foi a última vez que convenceste a ti mesmo a não fazer uma coisa que, no fundo, querias fazer?
Recentemete.

32. (Ainda na sequência da pergunta anterior) Que coisa foi essa?
É pessoal, sorry...

33. Qual foi o ponto alto do teu dia, hoje?
Hoje foi um dia complicado... Mas o ponto alto, seguido de um ponto baixo, foram dois abraços especiais.

8 comentários:

  1. Boas perguntas e boas respostas. Concordo contigo quanto à eutanásia e também já fui viciada em Mars, há pouco tempo voltei a comer um e não teve o mesmo sabor...
    Gostei de saber um pouco mais sobre ti :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês :)
      Quanto ao Mars... De vez em quando, lá vou comendo (um ou dois por ano), mas apesar de continuar a gostar, também acho que já não é a mesma coisa :P

      Eliminar
  2. Gostei ;) assim já fiquei a conhecer-te um pouco mais e concordo contigo, tim tim por tim tim na pergunta nº 9, prefiro morrer com alguma autonomia do que sentir-me um empecilho/vegetal.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, todos temos direito à nossa dignidade. E viver sem ela, para mim já é morrer!
      Beijinho

      Eliminar
  3. Olá Roger, :)

    Gostei muito das tuas perguntas e respostas, sabendo que algumas já não são novidade para mim, obrigado pela partilha da dose dupla de perguntas e respostas e um bocadinho de ti.
    Não tenho mais nada a dizer, já disse tudo no outro comentário. Ficam apenas os votos de um bom fim-de-semana e que continue a correr tudo bem contigo, um resto de 2014 cheio de surpresas e pequenas vitórias desse lado.

    Abraço e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sérgio!

      Sim, estas respostas no fundo não surpreendem quem me lê há mais tempo :)

      Obrigado, um óptimo fim-de-semana também para ti!

      Grande abraço

      Eliminar
  4. Foi bom ler-te...muito bom!
    obrigada pela partilha :)

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Real Time Web Analytics