sexta-feira, 2 de maio de 2014

Benfiquistas, cheguem lá aqui sff!

Caros compinchas benfiquistas...
Expliquem-me lá uma coisa. Mas expliquem devagarinho. Como se eu fosse muito burro.

Como é que há um ano atrás, a cabeça do Jorge Jesus estava a prémio e hoje já é o melhor treinador do mundo e já não querem que ele saia (palavras de benfiquistas em directo na TV)? 

Há um ano atrás, o JJ era uma besta, já não tinha condições para continuar, tinham perdido tudo por causa dele, etc e tal e coiso. Até o vosso presidente foi chamado de otário por querer manter o treinador (é de conhecimento público que o JJ só continuou por vontade do LFV, porque todos os dirigentes do Benfas eram contra a continuidade). Há um ano atrás, viram-se cachecóis lampiónicos a serem queimados, cartões de sócios a serem rasgados. Muitos sócios pagantes deixaram de pagar quotas e diziam que não o voltariam a fazer enquanto Jesus fosse o treinador (é, eu tenho boas fontes de informação!). Na pré-época, muitos adeptos criticavam a ousadia de Jesus por não querer contar com Cardozo, que era o menino querido dos benfiquistas. Diziam que Cardozo era já um símbolo do clube, que lhe deviam muito, e que o Jesus é que devia ser afastado.

Hoje... Hoje já quase ninguém se lembra do Cardozo, que passou parte da época no estaleiro e outra parte com exibições fraquinhas, perdendo a titularidade para Lima e Rodrigo. Hoje, Jorge Jesus é herói nacional. Jesus hoje é dos melhores treinadores que o Benfica já teve. Nas várias sondagens que a imprensa lançou após a conquista do título nacional, JJ era visto como o maior responsável da época do Benfica. Hoje fala-se na possibilidade de Jesus abraçar novo desafio no final da época, que será abordado por clubes estrangeiros, mas hoje os benfiquistas pedem a continuidade do treinador. Fico realmente com a sensação que Jesus ressuscitou na Páscoa...

Falta os benfiquistas dizerem outras coisas... Dizerem que têm um plantel milionário. Dizerem que mantiveram a equipa do ano passado (deixando sair Matic apenas em Janeiro) e que fizeram mais "meia dúzia" de contratações, deixando o clube em situação financeira crítica (é o que tem maior passivo e não é por acaso que os passes de dois jogadores foram vendidos a fundos, porque soube-se que o Benfica precisou urgentemente desses 40 milhões para fazer face a ordenados e restantes despesas). Falta dizerem que o vosso presidente disse que era o melhor plantel dos últimos 30 anos, mas que não passaram a fase de grupos da Champions e que até Dezembro andaram quase tão aflitos no campeonato como o Porto (até Dezembro, o Sporting era a equipa que praticava melhor futebol). Falta dizerem que as assistências na Luz só começaram a subir já em 2014. Falta dizerem que "são 6 milhões de benfiquistas", mas o Sporting foi o clube que levou mais adeptos aos campos adversários, batendo recordes em alguns estádios (no Algarve, por exemplo).

O Benfica foi a equipa que, sim, praticou melhor futebol (a partir de Dezembro). Mas é o clube que, a meu ver, tem os piores adeptos. Aqueles que só o são quando ganham. Aqueles que só torcem, só pagam bilhetes, só pagam quotas, quando vencem. Aqueles que, em pleno jogo do título, precisam que o speaker do estádio puxe pelos adeptos (valendo uma multa ao clube). É por isso que me orgulho de ser sportinguista. O meu clube passou por muita merda nas últimas duas décadas, mas nós somos os adeptos mais especiais do nosso país. Somos os mais apaixonados pelo clube. Somos aqueles que estamos lá, quer as coisas corram bem ou corram mal (e oh se correram mal nos últimos anos!).

Parabéns por mais uma final. Mas tenho a dizer o seguinte (e venham chamar-me o que quiserem). Sou sportinguista. Não podendo ser o meu clube a ganhar, não quero que nenhum dos nossos rivais ganhe. Isto é válido para todos os jogos de todas as competições de todas as modalidades. Não torço por Benfica e Porto nunca, seja qual for o adversário. Não sou anti-nada, sou é SPORTINGUISTA! Não sendo o meu clube a ganhar (ou a Académica), não torço por mais ninguém. Isso não me faz menos português nem menos patriota (o amor à pátria vê-se noutras coisas... como por exemplo no acto eleitoral, não contribuindo para a abstenção!). Até porque, se formos a ver, o Sevilha (adversário do Benfas na final da Liga Europa) tem mais portugueses titulares do que o Benfica. E, espantem-se, formados no Sporting Clube de Portugal!

4 comentários:

  1. O que eu tenho sofrido com isto.. ele é hino, ele é imagens coladas nas paredes... Oh bida!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano ninguém os cala xD
      É que mesmo que percam as 3 taças, já são campeões, portanto haverá sempre fanfarronice -.-'

      Eliminar
  2. Eu sou benfiquista e não me revejo no que dizes. Defendi que não se deveria ter tratado um atleta que já deu tanto à casa, como o Cardozo, da maneira que o trataram, mesmo que tenha tido uma atitude menos correcta. Defendi que o JJ não deveria continuar. Continuou. Critiquei o facto de não dar lugar ao Cardozo e o Cardozo só perdeu a titularidade porque esteve muito tempo lesionado e perdeu competitividade. Acho que é normal, além de que o Lima e o Rodrigo também são muito bons. Não acho que os benfiquistas se tenham esquecido dele e a prova esteve em campo quando o aplaudiam mesmo estando pouco tempo em campo. Não tenho memória curta e lembro-me muito bem de tudo o que ele já nos deu. Reconheço que o JJ fez um bom trabalho este ano, mas os bons resultados não se devem só ao mérito dele, mas também ao demérito dos outros. Não quero que ele continue. E já disse que este ano ele tem a obrigação de ganhar tudo e depois sair. Acho que o ciclo dele acabou. Não gosto muitas vezes da postura dele. Quando digo isto dizem-me sempre: "então e quem é que vai para lá agora? Não têm ninguém melhor.". Não concordo. Acho que todos temos um tempo para estar num determinado cargo e o dele acabou. Por isso acho que o JJ deveria sair no fim desta época e deveriam escolher outra pessoa. Claro que se a direcção decidir mantê-lo apoiarei a equipa na mesma, mesmo que não concorde.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haja benfiquistas coerentes :P
      Quanto ao Cardozo, discordo de ti. A atitude é inqualificável, desrespeitou o seu superior, e isso não lhe devia permitir voltar a equipar pelo Benfica.
      Quanto ao JJ, também acho que com aquele plantel, ganhar tudo não seria mais do que a sua obrigação. Não o acho um grande treinador.

      Eliminar

Real Time Web Analytics