quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O derby aos meus olhos

Se é fácil apontar o dedo no fim, quando as coisas correm mal? Claro que é. Mas eu não sou assim. E a verdade é que eu não estava confiante para o derby. Disse isso mesmo aqui no blog por duas vezes: a primeira aqui em resposta à CM (clicar para abrir link); e a segunda aqui, quando escrevi no post que o adiamento do jogo arruinou o factor surpresa (clicar para abrir link).

Não gosto de ser profeta da desgraça, mas a verdade é que já se adivinhava que a coisa não ia correr de feição. Depois do jogo ter sido adiado, Leonardo Jardim perdeu a única coisa que jogava a seu favor: o factor surpresa. Jorge Jesus teve 48h para desmontar a táctica do Sporting. E Leonardo Jardim hoje errou, quando apostou nessa táctica. Compreendo aquilo que ouvi, inclusive em programas desportivos, que iam no sentido de que se deveria apostar no mesmo esquema táctico, sob pena de depois se acusar o Sporting de ter medo e não querer jogar ao ataque. Mas, a meu ver, foi um erro. Depois de descoberta a surpresa (que, confesso, tinha curiosidade de ver como teria sido no domingo, porque acredito que pelo menos na primeira parte o Benfica ia tremer), Leonardo Jardim devia ter sido mais cauteloso e voltar ao 4-3-3: é como os jogadores se sentem mais confortáveis, é a táctica treinada desde o início da época. Mas LJ inventou... E inventar no futebol pode dar origem a uma factura pesada - foi o caso. Leonardo Jardim é um excelente treinador (e aqui dou a mão à palmatória: quando, no Verão, foi anunciada a sua contratação, eu torci o nariz), o melhor que passou pelo Sporting nos últimos anos. É um facto que desta vez deu um tiro nos pés, mas caramba, foi o primeiro! Por isso espero não ver sportinguistas otários já a crucificar o homem!

Claro que tudo se agrava quando se olha para o banco e não se vê soluções. Não é novidade para ninguém que o plantel do Sporting é curto e não dá para fugir muito ao 11 base. Ainda assim, tendo em conta as alternativas disponíveis para hoje, eu teria recuado o Dier para a defesa (central) e tinha posto Rojo do lado esquerdo, Adrien a trinco, André Martins e Vítor a completar o meio campo, Heldon e Capel nas alas e Montero como PL. No banco teríamos como soluções Slimani, Wilson Eduardo e Carlos Mané, para mexer à posteriori. Mas pronto, todos nós somos treinadores de bancada, né?

William Carvalho e Jefferson fizeram uma falta descomunal e deixaram a nu a escassez de opções no Sporting. O primeiro é insubstituível (aquele amarelo infantil contra a Briosa, pá.... Foi aos 91 minutos desse jogo que começámos a escrever o bilhete de suicídio de hoje...), mas a única alternativa válida que tínhamos saiu por empréstimo em Janeiro (Rinaudo)... Seria sempre uma tarefa de outro mundo substituir William e Dier, claramente, não esteve à altura. Faltou ao Sporting uma das suas grandes armas: o poderio do meio-campo, nas recuperações de bola, na construção de jogo, na qualidade de passe. Quanto ao Jefferson... Basta dizer que o seu substituto, Piris (lateral direito de raiz, adaptado a lateral esquerdo), deixou o corredor esquerdo a parecer uma auto-estrada...

Quanto ao jogo... Acho que dizendo que quis ver o derby mas acabei por ver só o Benfica, já digo tudo... O Sporting deve ter sido arrastado pela tempestade Stephanie, porque hoje não se viu o meu clube em campo. Ganhou a única equipa que fez por ganhar o jogo. E, embora me cause uma certa azia dizê-lo (porque como sportinguista que sou, custa-me muito ter dar mérito a um rival directo), a verdade é que o Benfica está de parabéns porque foi um justíssimo vencedor. O meu clube hoje não merecia sair da Luz com outro resultado. Ressalvo ainda a excelente arbitragem. Foi das melhores que me lembro de ver em derbies/clássicos: sem casos, sem decisões erradas, sem influência no resultado.

Uma breve nota para alguns adeptos do Benfica: parece que no ano passado ainda não aprenderam a lição... Depois do jogo, estava eu a ver a RTP Informação e dou com benfiquistas a serem entrevistados à saída do estádio... Diziam coisas como "já somos campeões, olhem para cima"... O ano passado saiu caro festejarem antes do tempo, mas pelos vistos não serviu de lição. Como eu digo muitas vezes: não é só preciso saber perder, também há que saber ganhar. E muitos adeptos do Benfas não sabem nem uma coisa nem outra.

Quanto ao meu Sporting... Agora há que levantar a cabeça. Vêm aí jogos difíceis. Dentro de 5 jornadas recebemos o FC Porto, mas antes disso temos deslocações a Vila do Conde e a Setúbal, e recebemos o Braga (e também o Olhanense, já na próxima jornada). Há que aprender com os erros, mas sem dramatizar. E isto é válido para os jogadores (mas para isso está lá o LJ), mas também para alguns adeptos, que parece que se esqueceram que não podemos passar da pior época de sempre para a melhor época de sempre. Os objectivos da época mantém-se intactos: ficar num lugar de acesso à Champions, ou seja, ficar no pódio no campeonato. Houve adeptos que se deslumbraram... Eu sei que é difícil isso não acontecer, quando se vê a equipa na luta pelo primeiro lugar, até porque qualquer adepto quer é ver o seu clube a ganhar. O que eu mais quero é voltar a ver o Sporting campeão! Mas há que baixar as expectativas e acalmar os ânimos: o nosso objectivo esta época não é sermos campeões, este é o ano zero de um novo Sporting a nível financeiro e desportivo! 

Ainda a propósito... Não gostei de ver, na RTP Informação, ser discutida entre comentadores uma questão que era mais ou menos assim: "esta derrota obriga os adeptos do Sporting a descer à terra?". Como eu disse mais acima: sim, há adeptos que se deslumbraram. Mas é favor não esquecer que foi a comunicação social que, à segunda ou terceira jornada, já pressionava o Sporting para se assumir como candidato ao título! Nunca fomos candidatos de coisa nenhuma e a mensagem passada pelo clube é exactamente essa! Foi a comunicação social que nos quis pôr nos píncaros! São os jornalistas que precisam de descer à terra, não os sportinguistas!

Finalizo dizendo:
A ganhar ou a perder, sou Sporting até morrer!
Sporting sempre!
Saudações leoninas!

(Escrevo p'ra camandro, eu sei :$ mas para além de não gostar de discutir os assuntos pela metade - e por isso faço análises extensas - aqui o estaminé também serve para deitar cá para fora o que tenho a deitar: às vezes são poucas palavras, outras vezes são muitas :P)

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Curta sou, grossa nem por isso xD

      Eliminar
    2. Vou dormir.... sabes porquê? Porque "aqueles" efeitos secundários também se sentiram (e continua a sentir) por aqui... :$

      - podias ter tirado outro dia para estar em sintonia comigo :$

      Eliminar
    3. :$ not my fault, but sorry anyway :$

      Eliminar
    4. Hasta mañana, chico! <*** **3

      Eliminar
    5. Hasta mañana! Dorme bem <3 ******

      Eliminar
  2. Concordo por completo!!!

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Sabem o que vos digo Roger e Lia? Não se pode contar com vocês pah :p ando eu a ver jogos da concorrência e nem um golo festejo?!?! Tá mal....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me digas nada :/
      O que me deixou pior nem foi a derrota em si, foi ver um Sporting péssimo, como ainda não tinha visto esta época :/ Mas pronto, há que levantar a cabeça já no próximo jogo!

      Eliminar
    2. Neverzinha, podendo, mandava uma galheta no Leonardo Jardim, mas não posso... Por isso, resta-me pedir-te desculpa pela péssima exibição :$

      Eliminar
  4. Como tenho dito, não estou muito atento ao que se passa no futebol, mas pelo pouco que vejo e oiço, andam por aí comentadores "profissionais" que escrevem e falam muito mais e pior do que tu.
    E quanto a ser seportinguista ou benfiquista para sempre, também já devo ter dito nalgum comentário que não sinto qualquer paixão por aquilo que considero ser somente um entreposto de sul-americanos a caminho da Europa.
    O Benfica até pode ganhar as taças todas, que para mim não passa de um exército de mercenários. xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, obrigado. Acho, de facto, que percebo um pouco de futebol, se calhar até mais do que muitos comentadores xD mas não tenho pretensão de lhes tirar o lugar ahahah :P
      Quanto ao que dizes do Benfica, só posso concordar. Mas corrijo-te num pormenor: a onda dos sul-americanos já lá vai, agora são mais sérvios xD

      Eliminar
  5. Sim, continuam a haver benfiquistas que assim que têm 2 ou 3 pontos de avanço começam logo a festejar. Não concordo, até porque não faço isso, mas percebo. Coitados, têm de aproveitar para festejar quando podem, né. :) eheheheh
    Agora concluo:
    A ganhar ou a perder, sou Benfica até morrer!
    Benfica sempre.
    Saudações benfiquistas. :D
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas festejar antes de tempo dá azar, como viram bem no ano passado :P
      Quanto à parte final do teu comentário, reservo-me o direito de não dizer nada :P
      Beijinho

      Eliminar

Real Time Web Analytics