sábado, 25 de janeiro de 2014

Há 10 anos atrás, o futebol português viveu um dos seus episódios mais marcantes

Faz hoje 10 anos que, num momento tão raro no futebol, não houve clubismos perante a morte, em campo e em directo para milhares de telespectadores, de um jovem atleta. Faz hoje 10 anos que morreu Miklos Fehér. O húngaro tinha 24 anos e era jogador do Benfica. Naquela noite, jogava em Guimarães. Eu estava a ver o jogo em directo. Naquela época tinha Sport Tv em casa e apesar de sermos sportinguistas gostávamos de ver futebol, por isso estávamos a ver aquele jogo. Lembro-me que até estava a ser uma noite de uma certa satisfação, porque o Benfica estava a ver-se grego para ganhar - o golo surgiu um minuto antes de Fehér cair inanimado no relvado (curiosamente aos 92min...).

Lembro-me que naquele momento, naquela sala, ficou tudo em silêncio. A forma brutal como Fehér caía inanimado antevia algo muito grave. Algo que se ia confirmando ao longo daqueles penosos minutos, com a cara de desespero dos jogadores de ambas as equipas. Eu estava a ver aquilo absolutamente arrepiado e, confesso, de lágrimas nos olhos. Sou sportinguista (e bem ferrenho, como vocês já constataram), mas as rivalidades não me cegam ao ponto de me tornar num monstro. E naqueles minutos, aos meus olhos o Fehér não era um jogador do Benfica, era sim um jovem atleta que estava a lutar pela vida. A morte de um jovem é das coisas mais duras da vida, é alguém que tem uma vida pela frente. E naquele momento questionava-se como é que era possível um atleta de alta competição, que faz exames médicos regularmente e que é seguido com todo o rigor, poder morrer de forma tão súbita. Tudo isto tocou-me ainda de forma mais particular porque tenho problemas cardíacos diagnosticados há vários anos, o que me condicionou alguns sonhos.

No dia seguinte, não se falava de outra coisa. Na escola, toda a gente tinha na mão jornais desportivos. E os benfiquistas andavam com os seus cachecóis, ainda incrédulos com tudo aquilo. Nesse dia, fiz algo pela primeira (e única) vez na vida: durante alguns minutos, tive sobre os ombros um cachecol do Benfica, juntamente com um amigo que era benfiquista e que também era jogador de futebol.

10 anos se passaram. Miklos Fehér teria hoje 34 anos. Em condições normais, ainda hoje jogaria futebol, mesmo que estivesse já muito perto do final da carreira. E hoje, eu, sportinguista de alma e coração, achei por bem lembrar aqui um dos momentos mais marcantes e mais tristes do futebol português.


12 comentários:

  1. Também estava a ver o jogo... (casa de benfiquistas, uma sportinguista não opinava). E lembro-me desse dia como se tivesse sido ontem... dois dias depois morria o meu bisavó. Não a jogar à bola, mas também de ataque cardiaco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uns meses antes, um dos meus melhores amigos também tinha morrido subitamente, de ataque cardíaco :/
      Shit happens :/
      ***

      Eliminar
  2. O dia 25 de Janeiro tem cá um historial...Eusébio, Miklos Fehér. Um nasce no dia de hoje, outro morre. Ambos traídos pelo coração. Creepy!

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me deste dia como se fosse hoje e há dez anos atás também levei o cachecol para a escola. Morte cruel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me lembro perfeitamente deste dia... Sem dúvida que foi uma morte cruel...

      Eliminar
  4. Lembro-me perfeitamente do momento em que o Fehér cai, da confusão no relvado, do desespero no rosto de todos os jogadores, das pessoas no estádio, dos comentadores não saberem o que dizer. O meu lado ferrenho portista esqueceu-se que existia e só queria saber como ele estava, o que se tinha passado para ele cair daquela forma no chão e que fosse o que fosse passasse e ele voltasse a jogar.
    Tal como disseste não houve clubismos naquela altura, todos estavam perplexos como tinha acontecido algo daquela natureza a alguém jovem, que realizava exames médicos assiduamente e que estava a jogar normalmente. Foi o meu primeiro embate com a morte. E é daqueles momentos que nunca mais esquecerei...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um momento demasiado doloroso para haver clubismos, acho que mexeu com a emoção de todos. O homem morreu jovem, em campo e em directo perante milhares de pessoas, foi chocante e um dos momentos mais tristes do futebol português...

      Eliminar
  5. Ainda agora me arrepio com a imagem...um jovem a sorrir e a cair no segundo seguinte. Um jovem aparentemente saudável, sempre seguido pelos melhores médicos, um desportista. Cada vez mais sei que devemos viver a vida um dia de cada vez porque a qualquer momento ela pode dar uma volta tão grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Pequeniña. Foi algo muito marcante para todos...

      Eliminar
  6. Na altura não estava a ver o jogo, mas ouvi os comentários dos meus pais que estavam a ver. E quando mais tarde veio a confirmação da morte fiquei incrédula, sem querer acreditar. É algo que não tem explicação, que não se entende, mas que ainda assim acontecem. Foi um dia muito triste. :( E já lá vão 10 anos. :(
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daquelas coisas que nunca esperamos num atleta de alta competição, que é seguido com todo o rigor... Foi marcante :/

      Eliminar

Real Time Web Analytics