quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Cara e atitude de "toda a gente me deve e ninguém me paga"

Faz-me confusão e irrita-me, confesso, ver pessoas mal-dispostas e carrancudas a atender o público em estabelecimentos comerciais. Bem sei que dias maus todos temos. Mas no trabalho há que ser profissional e cordial, porque ninguém tem culpa que tenhamos acordado com os pés de fora.

Pior que isso, são aquelas pessoas que são SEMPRE antipáticas e mal-encaradas. Dia após dia, continuam com aquela cara de "toda a gente me deve e ninguém me paga". Dia após dia, respondem torto e com maus modos. Dia após dia, não sabem esboçar um sorriso. Dia após dia, nem sequer se dão ao trabalho de serem minimamente educadas. Quanto a vocês não sei, mas falando por mim: maus modos constantes por parte de funcionários de estabelecimentos, perdem-me como cliente. Porque perco a vontade de ter que encarar com frequência pessoas que não se regem por educação e simpatia e que nem sequer se dão ao trabalho de perceber que um estabelecimento também fideliza o cliente com simpatia. Se o cliente sentir amabilidade do outro lado, a loja/café/restaurante/whatever ganha pontos junto do cliente.

Quando chego a um estabelecimento, a primeira coisa que digo é "bom dia/boa tarde/boa noite". Muitas vezes não oiço de volta esse cumprimento. Regra geral, uma vez que infelizmente já é hábito isto acontecer, nem ligo: ignoro e prossigo. Mas quando me apanham também a mim num dia menos sorridente, aí sai-me quase automaticamente um ríspido "bom dia também para si".

A mim foram-me ensinadas regras de boa educação e de saber estar em sociedade. Foi-me ensinado a saudar com "bom dia", que até pode ser seguido de um "como está?". Foi-me ensinado a pedir com maneiras, com um "por favor". Foi-me ensinado a agradecer, nem que seja os pequenos gestos (a Lia pode comprovar quantas vezes já aconteceu eu dizer-lhe "obrigado" e ela perguntar "estás a agradecer porquê?" xD). Foi-me ensinado a, à saída de um estabelecimento, despedir-me com um "até amanhã" ou "até à próxima". Foi-me ensinado ser educado: não falar com "arrogância" ou rispidez, mas sim com um sorriso na cara e na voz. Foi-me ensinado olhar para as pessoas, nos olhos, quando estou a ser atendido (pronto, às vezes esta escapa, quando estou a contar os trocos na carteira por exemplo :$). E só posso lamentar que se constata que estas regras tão simples de boa educação se estão a perder. 

Obrigado mãe, obrigado pai (e obrigado avós, e obrigado restante família), a maior herança que tenho de vocês é a minha educação, da qual muito me orgulho.

26 comentários:

  1. Roger, este é post com que me identifico a 100%! Até já escrevi sobre isso no blog! Faz-me espécie esses tipo de situações... Só que ao contrário de ti, mesmo que esteja bem-disposta, eu reclamo sempre. Sai-me sempre um 'Bom dia também para si', 'A boa educação não toca a todos' ou 'Não devem ter Santos em casa'. Fico literalmente 'possuída pelo demónio' ahahahah As pessoas já não sabem sorrir. Tornaram-se egoístas. Mas daí a não ser minimamente bem-educado... por favor! Então aqueles que estão à frente de um estabelecimento... UI! Fico doida! Sou extremamente carrancuda e até presunçosa para perceberem que há gente pior que eles. :P Desculpa a exaltação... Mas se há coisas que me enervam, são estas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não consigo "descer o nível". Pelo contrário, até me obrigo a ser ainda mais simpático e a abrir ainda mais o sorriso, para ver se eles se mancam xD sempre ouvi dizer que mais vale termos pedras para atirar do que levarmos com elas ;)

      Eliminar
    2. Mas eu não desço o nível. ;) Digo naquele tom de brincadeira que o pessoal nunca leva a mal mas fica recomendado. :P Tudo depende do tom que utiliza. Nunca sou mal educada. Eu prefiro nem levar nem atirar ahaha Mas se tiver de ser... que seja atirar!

      Eliminar
    3. Oh rapariga, por alguma razão coloquei aspas no "descer o nível" xD o que eu queria dizer é que não consigo pagar na mesma moeda (só se me apanharem num dia realmente mau) xD

      Eliminar
    4. Oh rapaz, mas eu gosto de explicar. Não vás tu pensar que sou uma arruaceira! ahahahahah Eu não consigo ficar calada.... :P

      Eliminar
    5. Eu não faço juízos de valor ahahah :P

      Eliminar
  2. Tenho educação idêntica... mas quando me acontece isso, tenho tendência a dar na moeda em que recebo. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como respondi à Buxexinhas: nessas situações eu sou ainda mais simpático ;) mas quando me apanham em dia não, aí sim salta-me um bocado a tampa e sai-me um "bom dia também para si" xD

      Eliminar
  3. Bom dia Rogerzito:)
    Está tudo dito e muito bem dito:)

    jinhoooosssss

    ResponderEliminar
  4. é....afinal parece que a evolução também é negativa!
    na falta de educação e valores, e é uma pena!
    Beijinhos Roger, concordo MESMO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade... A maior crise de todas é a de valores...
      Beijinho :)

      Eliminar
  5. Eu entendo os dois lados. Alguém no atendimento ao público não deve estar com má cara, não importa o que se passe, e eu cumpro sempre isso. E como tu há pessoas educadas e que dão vontade de ser educada. Mas existem pessoas, e são a maioria, que são tão mal educadas, que quem paga é o cliente seguinte. Claro que não estou a defender a má cara. Muito pelo contrário, sorrisos geram sorrisos, mas consigo por vezes compreender.
    Ainda no outro dia fui à Zara comprar uma peça de roupa e quando fui pagar reparei que a rapariga estava com uma constipação brutal. E perguntei-lhe se estava bem. E ela ficou super surpreendida. Depois disso começamos a conversar até ser a vez do cliente seguinte. E no final ela disse-me que tinha sido a única pessoa com um sorriso, a única pessoa a perguntar se ela estava bem, e que não a tinha ignorado como se ela fosse só um acessório.
    Sim, as pessoas deviam ser simpáticas no atendimento ao público, mas os clientes (não todos, mas alguns) também deviam ser simpáticos para quem os atende. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo o que queres dizer. E tens razão no que dizes.
      Mas também é verdade que, se estás a trabalhar em atendimento ao público, não estás a fazer um favor a ninguém. Estás a efectuar uma função pela qual és paga. E se estás a dar a cara pela loja onde trabalhas, até por uma questão de brio profissional deves ser o mais competente possível: e neste caso a competência também passa pela forma como atendes as pessoas. Os clientes também ficam fidelizados pela simpatia!

      Eliminar
  6. Detesto aquele tipo de funcionário que parece que nos está a fazer o favor de nos atender. É verdade que todos temos dias não, mas para certas pessoas, todos os dias são não. Devia haver, no processo de seleção, mais cuidado e, por exemplo, em vez de se escolher a candidata com umas boas pernas ou um grande par de mamas, escolher uma que sorria. xD

    ResponderEliminar
  7. Há sítios onde até temos medo de levar com qualquer coisa na cabeça, não há? Eu bebo café todos dos dias, de manhã, num sítio desses. Apetece-me não voltar, mas a logistica seria complicada. Há gente que não teve educação, e gente que, até a teve, mas é mesmo assim. É mal educada e nem que nascesse de novo, a coisa teria solução.

    Que esses nunca nos impeçam de continuar a dizer "Bom dia" e "por favor".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admiro a tua capacidade de voltar lá, dia após dia. Porque eu, quando noto que diariamente quem me atende está com maus modos, começo a deixar de aparecer :P

      E tens toda a razão: que nunca nos impeçam de continuarmos a ser cordiais e educados :)

      Eliminar
  8. Concordo! eu moro ao pé de um Intermaché e aquilo até mete impressão! Contam-se pelos dedos as pessoas simpáticas daquilo, juro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente cada vez há mais pessoas antipáticas :/
      Eu até compreendo que seja frustrante muita gente andar a estudar durante anos, gastar dinheiro a tirar um curso e depois por não conseguir trabalho na área ter que sujeitar a trabalhar no comércio. Mas ao menos que haja brio profissional!

      Eliminar
  9. Também fui educada assim e até levo a chávena ou o prato ao balcão do café quando termino alguma refeição.
    Encontro muitas pessoas mal encaradas e que não abrem a boca quando alguém as cumprimenta. Acho feio e de mau tom.
    Olha que muitas vezes tenho de respirar fundo e contar até 10 ou até 20 para não lhes mandar uma chapada nas fuças!!!

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levar a loiça para o balcão, confesso que nem sempre me lembro :$
      Mas isso de contar até 10 também eu faço, mais vezes do que seria desejável xD

      Eliminar
  10. Concordo a 100%. E posso dizer-te que desde que trabalho no atendimento ao público sou ainda mais exigente enquanto cliente. Porque se eu tenho de aturar os outros e faço-o com a maior das delicadezas, os outros também o podem fazer comigo.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso. Se há quem consiga ser super atencioso mesmo para com as pessoas mais antipáticas, todos deviam conseguir.
      Beijinho

      Eliminar
  11. Eu já perguntei a pessoas dessas se estavam chateadas. Ainda ficam mais lixadas! Ehehehe!

    ResponderEliminar

Real Time Web Analytics