sábado, 27 de junho de 2015

Quero voltar a investir na minha formação!

Ando a pensar seriamente em voltar a estudar.

Deixei de estudar em 2007, não chegando a concluir o secundário, porque valores mais altos se levantavam (ajudar financeiramente a minha família). Mas sempre disse que não haveria de ficar por aqui, que haveria de voltar a estudar, fosse quando fosse. E acho que "esta" (entre aspas, porque não será já já) é a altura ideal: voltar a estudar até aos 30 anos. Quero voltar a apostar na minha formação, o saber nunca ocupa lugar e eu quero ser mais qualificado do que sou actualmente.

Esta ideia tem apenas um senão: a conjugação com a minha vida profissional... A disponibilidade é pouca - não tenho horários fixos, normalmente trabalho bem mais que 8h por dia, as folgas são sempre rotativas... E há ainda outro pormenor: nas ilhas, a oferta é escassa no que toca ao ensino superior... Estes dois factores dificultam um bocado a tarefa. Mas terei tempo para amadurecer esta ideia e para ver as melhores soluções.

Até lá, também terei que perceber o que quero exactamente. Na adolescência, a ideia sempre foi a comunicação social (a par da música, mas essa em Portugal......). Acabei por entrar profissionalmente no ramo audiovisual, pelo que também seria uma mais-valia poder aliar a minha experiência profissional a uma formação académica na área. Mas depois a minha lista de interesses e fascínios também é extensa: psicologia, sociologia, desporto, informática (esta última seria mais complicada, por causa da minha aversão a números ahahah).... Enfim, acho que hoje em dia me é mais complicado escolher do que teria sido na adolescência - porque nessa altura eu tinha uma ideia fixa, que hoje já não é assim tão fixa...

Uma coisa é certa: vou tratar de preparar a vidinha para voltar a estudar a curto/médio prazo (se tudo correr bem, nos próximos 2 anos).

8 comentários:

  1. Olha, eu tenho 31 e estou agora a acabar a minha licenciatura.
    Deixei de estudar não por motivos como os teus, mas porque era jovem e parvo e tinha as prioridades trocadas.

    Mas isto teve uma parte positiva: quando comecei a tirar o curso, ia focado nisso e não fui para lá para passar o tempo (como poderia acontecer se tivesse entrado com 20 anos). Sendo trabalhador e estudante, a responsabilidade é outra e encaras tudo de forma mais séria. E, claro, estás mais ciente daquilo que queres fazer, seja escolher um curso de vá ao encontro do que já fazes; ou mudar para algo completamente diferente e novo.

    Para entrares também tens mais opções: por exames ou pelos Maiores de 23. Não te envergonhes de entrar pela segunda opção. Não te incomodes que digam que tiveste a entrada "facilitada". O Maiores de 23 foi criado mesmo a pensar em pessoas como tu: tiveram de desistir por alguma razão e que, mais tarde, querem voltar a investir na sua formação. O que realmente vai importar é o que fazes depois de entrares.

    Trabalhar e estudar vai ser complicado, muito complicado. Nos últimos 3 anos quase não tive vida social e grande parte do meu tempo fora do trabalho era passado na universidade ou em casa a estudar e a fazer trabalhos. Vai custar, vai doer e vais desesperar, mas no final vai saber ainda melhor!

    Nunca é tarde para se estudar ou tirar um curso. Sabemos que não é um curso que define a pessoa nem as suas capacidades. Também sabemos que, hoje em dia, não é ter um curso que nos garante um trabalho. Mas acima de tudo, vais aprender coisas novas, vais enriquecer o teu cérebro e a tua vida, e, isso, é impagável e vale sempre a pena!

    Força nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela força, pá.
      De facto, hoje em dia ter um curso superior não garante trabalho nem perspectivas de melhoria na vida. Mas o saber não ocupa lugar, e sempre foi um objectivo para mim. Teve que ser adiado, mas há-de ser cumprido.
      Mas ainda tenho que ver bem as coisas, com calma, pelos motivos que frisei no post: a minha falta de disponibilidade, a falta de oferta nas ilhas, e as minhas dúvidas em relação à área a seguir. Mas ainda tenho tempo para ponderar tudo muito bem. Uma coisa é certa: é uma meta a atingir, sem dúvida!

      Grande abraço

      Eliminar
  2. Força! Agora a licenciatura é só de 3 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "No meu tempo" (isto é, em 2007) também já era só de 3 anos.
      Obrigado!

      Eliminar
  3. Apoio a 300%! ;) Agora com outra maturidade... sabes bem o que queres. Nunca é tarde para se evoluir ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não sei bem o que quero, como disse no post ahahah :P mas sim, percebi o que queres dizer, e sim, é diferente agora. Sou, sem dúvida, mais adulto, mais responsável, mais maduro, o que levará a um maior empenho e a uma maior dedicação. Nunca é tarde mesmo :)

      Eliminar
  4. Acho que fazes muito bem :) o saber nunca ocupa lugar e mesmo que não sirva para trabalho, serve para crescimento pessoal. É escolheres o que seguir, ver como queres e podes entrar e siga.
    O principal é estares focado e querer mesmo isso, o resto arranja-se :)

    ResponderEliminar
  5. É isso mesmo :)
    E quero mesmo isto, é uma meta que nunca foi descartada, apenas adiada pelas circunstâncias da vida. Mas sempre foi minha intenção voltar a estudar :)

    ResponderEliminar

Real Time Web Analytics