quarta-feira, 24 de junho de 2015

A novela do Verão - parte II

A contratação de Jorge Jesus para o Sporting foi uma oportunidade de negócio: ou era agora, ou não era. Só que essa contratação trouxe outra situação por arrasto: o despedimento de Marco Silva. E aqui vou dividir a questão em duas partes...

Para que conste, e deixo isso bem frisado, não apoio a forma como Marco Silva foi despedido. Não me revejo nessa postura. O Sporting é um clube conhecido por também formar homens, e como tal é tido como um clube de valores, de princípios. O processo de despedimento foi mal gerido e mal conduzido, e foi, provavelmente, o maior tiro no pé de Bruno de Carvalho nestes 2 anos de mandato. Muitos dos argumentos apresentados não lembram a ninguém!

No entanto, não vejo no Marco Silva a inocência que muitos lhe atribuem. E aqui faço um parêntesis: nunca vi, em Portugal, alguém com tão boa imprensa! Isto devia ser um case study! Ver o Carlos Daniel (um dos jornalistas/comentadores desportivos que mais gosto) a dizer que Marco Silva foi a melhor coisa que aconteceu ao futebol português desde Mourinho...é de quem está com graves alucinações! 

Continuando... Um treinador e um presidente não têm que ser melhores amigos (veja-se JJ e LFV, que até jogavam à sueca, e olhem como a história acabou :P). Têm, isso sim, que ter uma relação cordial e de respeito mútuo. Aparentemente, isso não acontecia entre MS e BdC. E se é verdade que o presidente do Sporting pode ter agido mal com o treinador, o inverso também é verdade! Que legitimidade tem Marco Silva para mandar farpas públicas ao seu presidente (e por isso seu superior)? "Eu prefiro falar com os jogadores olhos nos olhos"? Quando se deram estes acontecimentos, ainda a novela BdC/MS não tinha começado, e já eu, como adepto, fiquei incrédulo com estas declarações. Por muita razão que o treinador pudesse ter, não tem que mandar farpas públicas a quem lhe paga o ordenado, ponto! Isso fica tão bem como vocês, enquanto trabalhadores por conta de outrem, andarem aos berros na rua a falar mal do vosso patrão... Roupa suja lava-se em casa, não em público.

Marco Silva não é anjinho... Percebeu, a dada altura, que tinha com ele grande parte da massa adepta, ao estar a conseguir resultados satisfatórios - mais um parêntesis: valeu a Taça de Portugal (sobretudo com o factor de conseguir eliminar o Porto no Dragão) e valeu a boa campanha europeia, porque o campeonato deixou um pouco a desejar, uma equipa que luta pelo título não pode ter 10 empates... E ao perceber que tinha os adeptos do seu lado, Marco Silva quis fazer publicamente de Bruno de Carvalho o lobo mau. Várias foram as afrontas (mais directas ou mais discretas) que o treinador fez ao presidente em conferências de imprensa e em flash-interviews... E deixo ainda aqui uma pequena nota para reflectirem: viram o enorme sorriso de Marco Silva à saída da reunião que ditou o seu despedimento? Em algum momento o viram assim tão sorridente? As expressões corporais revelam mais das pessoas do que as suas palavras - digo-o eu, que sou muito observador.

Concluindo, a meu ver, nenhuma das partes sai incólume desta novela. Tanto o treinador como o presidente agiram mal, em vários momentos. Considero Marco Silva um treinador talentoso, embora obviamente ainda tenha que ganhar mais estaleca. Não sou mal agradecido, pelo contrário: foi o treinador que pôs o Sporting a ganhar novamente títulos oficiais depois de um jejum total de 7 anos. E também considero que saiu pela porta pequena e não o merecia. Mas irrita-me solenemente esta campanha de diabolização de Bruno de Carvalho e de beatificação de Marco Silva. MS não é inocente nesta história, soube foi gerir melhor a sua imagem pública (contando com a ajuda da melhor imprensa que me lembro de ver em Portugal perante alguém do mundo do desporto).

Agora? Agora que acabem as novelas e que comece a bola a rolar! Que venha a Supertaça, que venha a pré-eliminatória da Champions e que venha o campeonato! E olhem que a próxima época promete ser quentinha: o Sporting tem que justificar o investimento e provar que "valeu a pena" despedir Marco Silva; o Benfica tem que demonstrar que consegue ganhar mesmo sem Jesus; e o FC Porto não pode ficar 3 anos sem ganhar nada, sob pena de ruir toda a estrutura - os adeptos não vão perdoar 3 anos de total jejum. Portanto adivinha-se uma época quentinha, quentinha, porque todos têm algo a provar.

Post agendado

2 comentários:

  1. Totalmente de acordo! Acho que ainda muito se vai saber sobre o que MS ando a fazer toda a época passada...é aguardar para ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que sim. As coisas acabarão por vir a público. Lá está, acho que tudo o que veio a público é mau demais para ser verdade, mas acredito que existam motivos (plausíveis, entenda-se) para a justa causa. Não vejo no Marco Silva a inocência que a comunicação social quer passar... Acho que se aproveitou (e muito) da imagem controversa de Bruno de Carvalho para levar a água ao seu moinho. E acho, sinceramente, que a boa imprensa que o MS tem é digna de um case study - ou isso, ou tem muitos amigos influentes na comunicação social...

      Eliminar

Real Time Web Analytics