terça-feira, 23 de junho de 2015

A novela do Verão - parte I

Primeiro foi o meu aniversário (e todo o rebuliço que já aqui relatei), depois foi o PC que decidiu que era porreiro falecer, e no meio disto tudo ainda não abordei aqui aquele que é (até ao momento, pelo menos) o assunto quente deste Verão: Jesus no Sporting, e tudo o que é inerente a essa novela.

Começo pelo princípio: não sou simpatizante da persona Jorge Jesus. Nem é tanto pelas calinadas, que aí um gajo ri a bom rir - e hei-de continuar a rir. Mas não gosto da postura... Não gosto de uma certa arrogância (que, muitas vezes, nem sequer teve razões para existir), não gosto do excesso de gesticulação no banco, e não gosto daqueles episódios que lhe são conhecidos (a cena com a Polícia, por exemplo). E também não gostei do "limpinho limpinho" de há duas épocas atrás. Não simpatizo com o homem, ou, pelo menos, com a sua postura pública. 

No entanto, admito que é um bom treinador. Atenção: eu disse bom, não disse brilhante, como muitos benfiquistas quiseram fazer dele nos últimos anos... Todos os profissionais têm os seus pontos fracos, e JJ não é excepção, e já teve muitos pontos fracos - que até foi conseguindo, de alguma forma, melhorar nos últimos 2 anos. Foi o Benfica de Jesus que levou 5 do Porto, numa das maiores humilhações que já se viram nos clássicos... E isso aconteceu porque nem sempre Jorge Jesus soube jogar os jogos grandes (o Sporting-Benfica da última época, por exemplo, é um exemplo claro disso - o Benfica não jogou para ganhar!).

Jorge Jesus não seria o meu treinador de eleição, não seria a minha escolha para assumir a equipa técnica do meu clube. Mas agora que é o treinador do Sporting, tem da minha parte o benefício da dúvida, tal como todos aqueles que representam ou que algum dia representaram o meu clube. Serei crítico quando achar que o deverei ser, e serei elogioso para com ele da mesma forma. Porque é essa a minha postura enquanto adepto: todos os que servem o meu clube são dignos do meu benefício da dúvida, sendo que estão sujeitos ao meu (e ao de todos os adeptos) escrutínio.

Mas não poderia deixar de inflamar o post com uma pequena confissão: só pela azia dos benfiquistas, esta contratação já valeu a pena. Foi delicioso vê-los a espumar de raiva. Porque embora os rumores já existissem umas duas semanas antes da confirmação, ninguém acreditava (nem eu) que Jesus atravessasse a 2ª Circular. Esta contratação foi um golpe de mestre por parte de Bruno de Carvalho, foi uma verdadeira facada no coração do maior rival! Foi uma jogada que feriu o orgulho dos benfiquistas e que fragiliza o Benfica, pelo menos no imediato - sobretudo se tivermos em conta que o primeiro jogo oficial da época será um Sporting-Benfica...

Agora noutro plano... JJ é uma aposta de risco, e espero que todos os sportinguistas tenham noção disso. Isto pode correr muito bem, mas também pode correr muito mal... É um alto investimento, que, como qualquer outro, acarreta um grande risco: sem sucesso desportivo, este será um acto falhado. Porque representa um enorme risco financeiro. Há 2 anos atrás, o Sporting estava à beira da falência. E contratar um dos treinadores mais caros do mundo é algo muito arriscado, numa fase em que o Sporting precisava de estabilizar... Depois, não podemos esquecer que Jesus não é propriamente conhecido por apostar na formação, que é o ex-libris do Sporting - ou seja, até aí é um risco, porque não nos podemos dar ao luxo de comprar jogadores ao desbarato (os Samaris de 10 milhões são situações do outro lado da 2ª Circular...).

Continua no post seguinte

10 comentários:

  1. A esperar a segunda parte para te comentar ;-)
    Já tinha saudades destas crónicas desportivas, Roger!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A segunda parte só sai amanhã :P
      E eu já tinha saudades de te ter por cá, ABT :) *

      Eliminar
  2. A faca espetada nos corações encarnados e brancos - que ainda lá está, a fazer verter mais umas gotas - é uma jogada brilhante! Quanto ao JJ, sabes que tenho precisamente a mesma opinião. Não gosto da sua forma de estar, mas que seja bem vindo e faça um enorme trabalho! Tão grande, que me faça (quase) esquecer a sua forma de estar!

    ResponderEliminar
  3. Acho que foi a jogada mais brilhante do Sporting nos últimos anos - verdade seja dita, ultimamente as jogadas do Sporting não têm tido grande brilhantismo, se olharmos para os últimos 25 anos lol as últimas grandes jogadas foram com o Paulo Sousa (nos anos 90) e com o João Pinto (em 2001).

    Acima de tudo, independentemente da minha (falta de) simpatia por Jesus, quero títulos no Sporting. E se Jesus conseguir isso, terá obviamente o meu apreço. O meu apoio, já o tem, a partir do dia em que foi anunciado como treinador. A partir desse dia, é o meu treinador, e tem o meu apoio como qualquer pessoa ligada ao Sporting, seja dirigente, treinador ou jogador. Obviamente cá estarei para avaliar o que acontecer, mas dou sempre o benefício da dúvida. Mas quando tiver de criticar, criticarei. Se há coisa que eu sou, é um adepto com bom-senso. Sou sportinguista ferrenho, mas não vejo o mundo todo verde, sei analisar as coisas sem palas e sei criticar quando tenho de o fazer.

    ResponderEliminar
  4. Como portista devo dizer que me deu um gostinho especial assistir a esta troca do Jorge Jesus. (pode ser que o Benfica fique muito abalado e o Sporting não lide bem com o novo treinador, já que o Lopetegui continua infelizmente) Mas ninguém acreditava que existisse esta troca, eu incluída. Conseguia ver mais facilmente o Jesus a ir para o estrangeiro do que para o Sporting. A verdade é que ele foi e não sei como se vai dar por lá, já que, tal como mencionas, a aposta na formação não é uma mais valia do dito senhor. Aguardemos para ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu próprio acreditava que o JJ fosse para o Sporting. Quando as notícias começaram a surgir, eu pensava que era a habitual especulação - tal como em tempos se especulou que JJ fosse para o Porto (depois da saída do Villas-Boas, se não me falha a memória).

      Vamos ver no que dá... Mas uma coisa é certa: hoje, na apresentação, o homem foi com a pica toda xD

      Eliminar
    2. Não tenho visto as notícias, nem vi a apresentação do homem.

      Na altura em que surgiu as notícias da possível ida para o Porto acreditava mais nisso do que ele ir para o Sporting.

      Eliminar
    3. Não quero que te falte nada :P
      https://www.youtube.com/watch?v=_1h-c93fPRs

      Eliminar
    4. Obrigada! O homem ficou emocionado com o vídeo. Disse pouco mas como adepta ficava contente se o meu treinador dissesse aquilo, agora é ver como vai formar a equipa, como vai lidar com a pressão...acredito que, se fizer bem as coisas, consiga levar o Sporting a lutar verdadeiramente pelo título.

      Eliminar
    5. Por isso é que disse que o homem chegou cheio de força :P
      No fundo, isto comprova o que já se sabia: o JJ é sportinguista, e um grande sportinguista. Mas como é óbvio, isso só não chega, portanto cá estaremos para ver o trabalho do homem. Eu acho que ele pode vir a desenvolver um excelente trabalho: se o William ficar, com o Jesus pode vir a ser ainda mais monstruoso (quem está atento ao futebol, sabe que a posição 6 é fulcral para o JJ e das mãos dele saíram monstros como Matic, Javi Garcia e, na última época, um bom Samaris - que nem era um 6); Carrillo pode finalmente explodir ao mais alto nível (na última época já esteve uns bons furos acima); Paulo Oliveira pode tornar-se um central de excelência; etc etc

      Eliminar

Real Time Web Analytics