quarta-feira, 3 de junho de 2015

É mais do que um clube, é um amor para a vida!

Quem me segue há mais tempo, certamente terá reparado que escrevo cada vez menos sobre futebol. E isso acontece porque, se bem se lembram, já tive "dissabores" blogosféricos por causa do futebol. Como tal, deixei de fazer grandes análises futebolísticas, e limito-me a falar do meu Sporting de vez em quando.

E não poderia deixar de falar do Sporting agora. Porquê? Porque ser do Sporting é diferente. Porque somos adeptos diferentes. Porque somos adeptos fiéis. Porque não é por acaso que a nossa massa adepta é acarinhada além fronteiras. Porque ser do Sporting é ter um coração mais forte que os outros - porque sofremos mais do que os outros. É fácil ser de um clube que ganha quase sempre - ou porque é que acham que, volta e meia, lá encontramos pessoas que dizem "eu sou de quem ganhar"? Apoiar quem ganha é fácil, porque não implica grandes sacrifícios, grandes dores ou grandes sofrimentos.

Ser sportinguista não é fácil... Mas é um orgulho imenso. Quantos clubes grandes e históricos se podem orgulhar de ter uma massa adepta que não abandona o clube nos piores momentos? Lembrem-se de onde estava o Sporting há 2 anos: pior classificação de sempre, pior época de sempre, e ainda assim os adeptos estavam lá... Ok, não tínhamos estádio cheio, é certo, mas tínhamos sempre meia casa... Fazendo a comparação, digam-me lá como é que foi o último jogo do Porto esta época: pior assistência de sempre no Dragão para o campeonato, e com os adeptos em silêncio, depois de uma semana com esperas de pás e picaretas...

Hoje há quem nos goze. Hoje há quem nos diga  "festejam assim a Taça, parece que foram campeões". Hoje há quem desvalorize a nossa conquista - os mesmos que há 1 ano atrás se gabavam do "triplete", por exemplo: aí a Taça já interessava, não é? Meus caros, o Sporting ganhou mais do que a Taça: o Sporting recuperou o orgulho ferido de 7 anos sem qualquer título oficial. Depois do período mais negro da sua história, o Sporting foi capaz de se reerguer. Num clube da grandeza do Sporting, 7 anos sem títulos são uma eternidade. E por isso estamos a festejar muito mais do que a Taça de Portugal (que, entenda-se, é a segunda competição mais importante do nosso país). Estamos a festejar um renascimento. Há 2 anos atrás, punha-se em causa a sobrevivência do clube... O clube estava à beira da falência... E o clube renasceu! 

E, doa a quem doer, o grande obreiro deste renascimento chama-se Bruno de Carvalho. Recuso-me a ser seguidista seja de quem for, não concordo com tudo o que o meu presidente diz e faz, sou o primeiro a dizer que já cometeu muitos erros neste mandato, sou o primeiro a admitir que BdC às vezes fala demais (e que por vezes acerta no conteúdo mas falha na forma). Mas foda-se, é o presidente mais raçudo que tivemos nas últimas décadas. Mas foda-se, foi o primeiro presidente a conseguir vender um treinador de forma "milionária" (Leonardo Jardim para o Mónaco). Mas foda-se, foi o primeiro presidente em muito tempo a conseguir fazer boas vendas (Rojo, Illori, Bruma). Mas foda-se, foi o primeiro presidente em muito tempo a conseguir fazer uma boa gestão do clube, apresentando lucros sucessivos. Mas foda-se, foi o presidente que iniciou o processo do pavilhão (um clube eclético como o Sporting não pode não ter pavilhão para as suas modalidades!!!). Mas foda-se, foi o primeiro presidente em muito tempo a acertar em cheio nos treinadores (vamos ver como fica a continuidade de Marco Silva, mas isso dava outro post - talvez um dia destes). Bruno de Carvalho também erra. Erra muito. E, por vezes, são erros demasiado primários, é um facto. Mas olhem para os últimos 25 anos da história do clube, e digam-me se houve alguém melhor...

Ser sportinguista orgulha-me. Envaidece-me. É um amor que não se explica. É ter coração de leão, é sofrer todos os anos, é ter constantes jogos impróprios para cardíacos. Mas é por tudo isso que ser sportinguista não é para quem quer, é para quem tem alma de leão!

Post agendado

6 comentários:

  1. Ah leão!
    Quanto ao BDC, não tenho dúvidas que os adeptos de outros clubes não o gramam nem com maionese, precisamente por saberem que está ali um Presidente com eles no sítio. Também não concordo com tudo (alguém algum dia concordará??), mas não tenho dúvidas que é o Presidente certo.
    Quanto ao Marco Silva, acho que sai...não sei se será um erro, ou não. Depende, claro está, de quem venha e dos resultados que consiga.

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo, esta conquista deve-se ao trabalho feito por Bruno de Carvalho. Pode falar demais mas por vezes fala acertado. Tenho pena que o presidente do meu clube esteja a deixar de ser assim...talvez seja a idade, mas estamos a precisar de uma renovação jeitosa para estes lados.

    Parabéns ao Sporting pela conquista da Taça :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, uma portista a admitir o bom trabalho do BdC? A minha alma está parva ahahah :P
      Obrigado ;)

      Eliminar
    2. Sou portista mas tenho olhos na cara. E o nosso presidente que em tempos foi O presidente está a deixar de ser, não sei se é da idade, se está a ficar mole, sei lá. Estes últimos anos, com certas escolhas que têm feito é simplesmente para esquecer.

      (Agora deixa-me dizer, a ser verdade as notícias que o Jesus vai para o Sporting não entendo. Não vejo onde ele se enquadra no plano do clube.)

      Eliminar
    3. Uma portista sensata, portanto :P
      Quanto à novela da semana (da qual não andei muito a par, confesso, mas lá chegarei lol), há-de sair um post sobre isso um dia destes :)

      Eliminar

Real Time Web Analytics