sábado, 18 de outubro de 2014

"Um dia conheci uma pessoa"

Há umas semanas atrás, respondi a um desafio que me foi proposto (post aqui - clicar para abrir).
Uma das perguntas era: "Se pudesses reviver um dia da tua vida (sem lhe alterar coisa alguma), qual seria?". Respondi dois dias. O dia em que soube que ia ser pai; e um dia que me mudou irremediavelmente por vários motivos (19.10.07).

Através do texto que vou colocar de seguida, terão uma ideia do porquê deste dia me ter ficado marcado. Ou pelo menos, conseguirão perceber mais ou menos com que está relacionado. Mas amanhã explicarei então o contexto da situação, como é que este dia me mudou em todos os sentidos (a forma de encarar o mundo, a forma como encaro as relações amorosas, etc).

Texto escrito pela C. S. (copy/paste integral), sendo eu o destinatário, datado de 17.02.08 e cujo título é o mesmo deste post.

"Um dia conheci uma pessoa….daquelas que nos marcam sem querer. Uma pessoa daquelas que nos agarram só por serem aquilo que são. Conheci-o sem querer…por acaso….ou talvez não. E com o tempo fui aprendendo a gostar dele…e ele de mim.
 
Passou algum tempo, tornámo-nos cúmplices, confidentes, melhores amigos. Ele ouvia-me chorar e ouvia-me rir. E eu fazia o mesmo com ele. Estava lá…dava-lhe a mão quando ele queria atirar-se para o chão e desistir…e não deixava. Não deixava que ele desistisse de nada, tal como ele fazia comigo. Puxava-o para cima e fazia-o viver todos os dias mais um bocadinho. Enfrentar aquilo que o magoava e faze-lo ser mais forte! E ele conseguia…devagarinho dava mais um passo todos os dias. Com a minha ajuda e com a ajuda de todas aquelas pessoas que são importantes para ele. Elas também lá estavam, também eram importantes. 


No entanto, entre nós era tudo diferente. Era tudo novo, forte, intenso. Sem querer escrevemos uma história de cumplicidade muito bonita, que aos nossos olhos era apenas uma história de uma amizade que nasceu por força do acaso.
Mal sabíamos nós o que se ia passar a seguir.

Todos os dias falávamos, todos os dias tínhamos alguma coisa para contar um ao outro. Fosse bom ou fosse mau partilhávamos quase tudo. Não tínhamos medo de confiar…e ao mesmo tempo que era uma confiança estranha….era boa, muito boa. Falávamos de nós muitas vezes, da amizade especial que nos unia. Escrevemos coisas um ao outro, dissemos coisas um ao outro. Chorámos quando nos afastámos, chorámos quando tivemos sem poder falar todos os dias… E era tudo tão estranho para nós…e ao mesmo tempo tão bom. Não se podia explicar…mesmo que tentássemos ninguém ia compreender…porque era mágico. Era só nosso. Apenas podíamos sentir e viver aquela historia lado a lado todos os dias.

A verdade é que sempre foi diferente… sempre foi especial, demasiado especial para ser um acaso.
Ele estava lá sempre. Não havia dia em que não me viesse á cabeça por esta ou aquela razão. Quando me ligava o sorriso com que eu ficava era estranhamente delicioso. Quando ouvia a voz dele a sensação de paz com que ficava era qualquer coisa que ainda hoje não sei explicar… ou se calhar sei, como tu também sabes.

Hoje faz tudo tanto sentido…os sorrisos, as lágrimas, o aperto no coração. As conversas até ás tantas. As vezes em que falávamos das conversas no sofá…
Faz sentido…agora faz sentido. Fazem sentido as reacções estranhas (sabes do que estou a falar). Fazem sentido os comentários que ouvíamos este tempo todo.

Aquela amizade especial que não se explicava começava a ser mais que isso. De repente demos por nós e era tão mais do que isso. Mas o medo era tão grande. O medo de que do outro lado o sentimento não fosse o mesmo (o que nas nossas cabeças era o mais provável). O medo de contar porque podíamos pôr a amizade em risco. 


Também tive medo…tive medo de arriscar, tive medo de te contar tudo. Tive medo que fugisses por não saber lidar com isto. Uma vez escrevi uma mensagem em que te contava tudo. Tudo o que sentia, as sensações que me causavas sem saberes, mas depois não tive coragem de arriscar e pôr em risco tudo aquilo que tínhamos construído. Mas tu contaste…tu disseste que estavas apaixonado. E de cada vez que me lembro da sensação de felicidade que senti naquele momento, solto aquele sorriso genuíno que soltei quando li aquela mensagem. A mensagem que mudou as nossas vidas.

Porque de repente a minha vida deu uma volta de 180º. Ficou virada ao contrário. Tudo aquilo que antes era tão certo passou a ser só algo que eu já quis mas que agora já não faz sentido.
Agora fazia sentido arriscar, fazia sentido largar tudo e escrever uma nova história ao teu lado…que na realidade não era tão nova assim. Era apenas a continuação daquilo que já estava escrito. Era apenas o assumir de qualquer coisa que vinha crescendo com o tempo.

Hoje estamos juntos. Os amigos que se tornaram gémeos…hoje em dia são parte integrante do mesmo ser. Um ser que se equilibra com as forças dos dois. Um ser mais forte, capaz de tudo para se manter de pé!
Hoje somos um só. De mãos dadas, lado a lado."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Real Time Web Analytics