quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ser chefe não é andar à boa vida

Já tinha dito no blog (neste post - clicar para abrir) que tinha sido promovido. E tem sido um desafio constante. E, pegando no post anterior, posso estabelecer aqui uma comparação com conquistar alguém: quanto mais difícil for o desafio, mais saboroso se torna quando as coisas até correm bem.

Tem sido difícil. Muito mais do que pensei, confesso. Julgava-me estar preparado para o que ia enfrentar, mas tem sido muito mais desafiante do que alguma vez pensei. Lidar com pessoas não é fácil. Cada pessoa tem a sua própria sensibilidade, os seus pontos fortes, os seus pontos fracos, ... E gerir equipas é mais complicado do que se pensa. Há que saber jogar com os pontos fortes de cada um em prol do colectivo, por exemplo. Acho que aí tenho uma pequena vantagem dadas algumas características da minha personalidade. O facto de ser muito observador (mesmo quando parece que estou noutro mundo) ajuda-me a perceber determinadas coisas que à primeira vista podem passar despercebidas.

Acho que aquilo que me é mais difícil é ter que agir "à chefe". E entenda-se por isso ter que "repreender", chamar à atenção, chatear-me. Nestes meses, posso dizer que apenas uma mão chega para contar as vezes em que tive que ter atitudes "à chefe". Regra geral, sou um tipo tranquilo. Desde que não abusem :P mas sei lá... Ainda continua a ser estranho ser chefe daqueles que continuo a ver como colegas (e alguns até considero mesmo amigos). E acreditem: trabalhar com amigos às vezes é complicado...

Mas o balanço é, sem dúvida, positivo. Apesar do aumento da responsabilidade, apesar de todos os problemas que estas situações por vezes trazem, apesar de tudo... O balanço é francamente positivo. E sinceramente, orgulho-me de estar a saber lidar com esta nova responsabilidade. Quem me conhece minimamente sabe que eu não sou nada de peneiras nem merdas, e o mesmo se aplica ao trabalho. Quando tenho que me chatear, chateio-me (trabalho é trabalho, conhaque é conhaque!), mas regra geral sou um tipo porreiro e disponível. E aprendi a gerir bem uma coisa: o trabalho fica onde tem de ficar. Se tiver de "agir à chefe" agora, ajo. Se houver problemas para resolver, resolvem-se. Mas ficam resolvidos ali. À hora de saída, vamos beber um caneco e estamos na boa. Ou nem é preciso chegar a tanto: depois do problema estar resolvido, estamos na boa. Não gosto de misturar as cenas, muito menos misturar vida pessoal com trabalho. E acho que me tenho safado bem nesse aspecto.

Desengane-se quem pensa que a vida de chefe é fácil. Não é. Gerir personalidades, egos, sensibilidades, expectativas e afins, exige muito jogo de cintura e um bom-senso descomunal. O meu maior medo era não conseguir ter esse bom-senso, porque às vezes falho na racionalidade. Mas lá está, na vida profissional consigo ser infinitamente mais racional do que na minha vida pessoal. Mas também sou muito perfeccionista e exigente comigo próprio na minha vida profissional, e acho que é isso que me tem feito ir um bocadinho mais longe todos os dias.

9 comentários:

  1. Afinal Roger , a primavera está mesmo á tua frente! Sente a!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Explico sim!!!
      Queria dizer que após ler posts teus onde andavas numa fase menos primaveril....agora com a tua promoção, a música a vontade de voltares a escreveres aqui...isto quer dizer que a primavera está á tua frente,,laproveita -a bem Roger!

      Vive , e sente-a!
      Capicccii ?
      Bjinho

      Eliminar
    2. A vida pessoal continua numa fase menos primaveril xD
      A vida profissional é que, nos últimos meses, tem salvo o ano :P
      Obrigado Xi :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Eu que não mando em ninguém imagino o quanto deve ser difícil especialmente com amigos mas nada que uma boa conversa resolva para manter o bom ambiente. Ainda bem que és um chefe descontraído ;) ninguém gosta de uma pessoa embirrenta eheh. Resumindo estou orgulhosa de ti e espero que corra sempre tudo bem nesta nova fase da vida.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigado :)
      Não é nada fácil, não. E há dias do carago, que os há. Mas tento sempre ser o mais justo possível (tem sido o meu maior receio: poder ser injusto com alguém...). Mas o balanço é positivo felizmente :)
      Obrigado mais uma vez!

      Beijinho

      Eliminar
    2. Entendo, é normal ter esse receio mas ainda bem que está tudo a correr bem :)
      Não tens que agradecer, beijinhos :)*

      Eliminar
  3. Lidar com pessoas é difícil em qualquer situação, principalmente quando se comanda. Ainda bem que te estás a safar bem. :) Fico contente que esteja a correr tudo de feição. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de haver dias mais difíceis que outros, e situações mais complicadas que outras, o balanço é positivo :)
      Acima de tudo, acho que privilegio o bom-senso :)
      Beijinho

      Eliminar

Real Time Web Analytics