segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Sporting: 3 semanas consecutivas de liderança (a primeira delas, repartida com o Benfica) merecem um post!

Aviso já, a quem não gosta de futebol e a quem não gosta de ler walls of text, que este post vai ser longooo :P

Ponto prévio: este post não visa generalizar todos os benfiquistas e portistas. Felizmente, como em tudo na vida, não pode ser tudo "metido no mesmo saco" e ainda há quem saiba ver e discutir futebol sem palas.

No início da presente época, quando o Sporting começou o campeonato com vitórias expressivas (goleadas frente ao Arouca e à Académica), muitos benfiquistas e portistas saudaram o regresso do Sporting, dizendo que fazia falta ao campeonato e que é mais interessante ver o título disputado a três. Meses depois, apercebo-me que essas bonitas palavras não passaram de pura hipocrisia. Pelos vistos era muito bonito ver o Sporting voltar ao pódio, desde que se ficasse pela terceira posição e não incomodasse muito quem pudesse andar lá mais para cima. Só que o bom momento do meu clube foi continuando, as vitórias foram-se acumulando. Mas, mais do que isso, o Sporting apresentava um bom futebol, o que se traduzia em muitas goleadas.

Em 15 jogos oficiais (13 para o campeonato, 2 para a Taça), o Sporting conta apenas com 2 empates (Rio Ave e Benfica, para a Liga) e com 2 derrotas (frente ao Porto para a Liga e frente ao Benfica para a Taça). Sendo que mesmo nesses jogos em que os resultados foram piores, o futebol apresentado era de elevada qualidade e os jogos foram bem disputados. À 13ª jornada do campeonato, o Sporting já tem quase tantos golos marcados como em toda a época passada, tem o melhor ataque, tem a 2ª melhor defesa (apenas mais um golo sofrido que o FC Porto) e tem à sua disposição o melhor marcador (Montero). E encontra-se, com todo o mérito, na liderança. E tudo isto tem incomodado muito os adeptos dos clubes rivais, que argumentam que o Sporting está no lugar que está por demérito dos rivais. Então mas o campeonato não é uma prova de regularidade?! É verdade que tanto Porto como Benfica têm estado uns furos abaixo do que se esperava, mas isso não tira mérito ao Sporting!

O que é interessante de ver é que estamos a assistir a uma luta entre milhões e tostões. Benfica e Porto investem, ano após ano, milhões de euros em jogadores. Inclusive, no clube de Carnide, falava-se que este era o melhor plantel dos últimos 30 anos. Então a melhor equipa das últimas 3 décadas não consegue passar a fase de grupos da Champions nem ganhar ao Arouca? Quanto ao Porto, há dias vi uma análise curiosa no programa Trio d' Ataque: o jogador Danilo custou mais do que todo o plantel actual do meu clube. Por sua vez, o Sporting está numa fase de reestruturação e passou a apostar ainda mais na sua formação. E os resultados estão à vista: Patrício, William Carvalho, Adrien e André Martins são titulares indiscutíveis, bem como Cédric (embora este discuta mais o lugar com Piris); Wilson Eduardo alterna a titularidade com Carrillo; e no banco contamos ainda com Dier e Carlos Mané. Estamos a falar de 8 jogadores formados em Alcochete, que têm sido aposta recorrente ao longo da época. Para além disso, grande parte das contratações foram tiros certeiros - e baratos: Jefferson, contratado ao Estoril, é o defesa esquerdo indiscutível; temos grande défice de centrais de qualidade, mas dentro do género o melhor é mesmo o recém-chegado Maurício; Fredy Montero é o goleador de serviço; e Slimani é a arma secreta.

Mas quer-me parecer que a melhor contratação foi mesmo Leonardo Jardim. Já disse várias vezes (aqui e no antigo blog também) que tinha algumas reservas quanto ao treinador, mas que daria o braço a torcer caso estivesse enganado. E é o que estou a fazer: Leonardo Jardim é o homem certo no momento certo. É um treinador que sabe lidar com equipas com orçamentos mais modestos. É um treinador que, regra geral, sabe onde e como mexer durante o jogo (apenas lhe aponto uma ou outra falha, de vez em quando). É um treinador que sabe como e quando deve falar, não só a nível interno mas também em termos de comunicação externa. É um treinador que tem uma filosofia de jogo bem definida e não abdica dela (não estacionou o autocarro nos jogos com Porto e Benfica, pelo contrário - jogou olhos nos olhos). É um treinador sereno, que sabe transmitir tranquilidade aos jogadores e que lhes alivia a pressão. Leonardo Jardim, juntamente com Bruno de Carvalho e Augusto Inácio: o trio que faz a diferença, os homens certos nos lugares certos. E são os grandes obreiros destes meses de sucesso: uma estrutura sólida e unida também surte efeitos no balneário. Eu diria mesmo que união é a palavra de ordem - há sintonia entre adeptos, estrutura dirigente, equipa técnica e jogadores.

Por tudo isto, e ainda mais, o Sporting é neste momento a equipa que pratica melhor futebol em Portugal. Acredito que isto faz comichão a muita gente, e só isso explica a azia de benfiquistas e portistas. Mas sou sincero: dá-me gozo vê-los a engolir as próprias palavras. Não, ao contrário do que muitos dizem, não é basófia por estar no primeiro lugar. É mesmo acreditar no karma: desvalorizaram algumas das nossas vitórias, mas depois escorregam com Belenenses, com Arouca, com Académica... O Sporting alia boas exibições a bons resultados, Porto e Benfas têm aliado várias vezes más exibições a maus resultados. O meu clube tem sido o que melhor tem jogado, ponto! E agora em que argumento querem pegar? Antes era porque ainda não tinha jogado contra as equipas mais complicadas (Porto, Benfica, Braga e Guimarães). Depois era porque não tinha jogos europeus (para fazer o que os rivais, equipas de milhões, não fizeram?). Agora é porque ainda não tivemos lesões nem castigos? E por acaso castigos já tivemos (Rojo e Wilson Eduardo já estiveram ambos suspensos por um jogo). E já agora, quanto às competições europeias... É verdade que os euros fazem muita falta. Mas eu também sempre disse, desde o final da época passada, que neste ano zero era preferível assim. Para haver uma reestruturação como deve ser, às vezes é preciso começar por baixo. E neste caso era mesmo preferível estarmos focados nas competições internas.

E agora... A eterna questão de sermos candidatos ao título... Não entendo a pressão idiota dos jornalistas, que tentam a todo o custo forçar o Leonardo Jardim e os jogadores a assumirem uma candidatura. E a atitude do nosso treinador tem sido irrepreensível! É um facto que o plantel não foi preparado para isso. O objectivo é a qualificação para as competições europeias (preferencialmente o 3º lugar, que dá acesso à pré-eliminatória da Champions) e a pré-época foi preparada nesse sentido. Depois, estamos a falar de miúdos de 20 e poucos anos, muitos deles estão agora a fazer a sua primeira época na equipa principal. Mudar o chip numa altura tão precoce (falta mais de meio campeonato) ia trazer pressão aos jogadores. Assim vive-se sem a pressão dos resultados e sem a pressão dos adeptos. Porque nós somos os primeiros a dizer: joguem como têm jogado, com garra e amor à camisola; se o fizerem, não vamos assobiar um terceiro lugar! A única coisa que podemos assobiar é falta de atitude - e felizmente este ano não há falta de empenho! Há neste momento uma harmonia perfeita, como nunca vi no Sporting: uma sintonia fantástica entre os adeptos e a equipa (quando jogamos fora até parece que estamos a jogar em casa). E Bruno de Carvalho tem sido essencial nessa harmonia: no fim de cada jogo, nenhum jogador recolhe ao balneário antes de ir junto dos adeptos aplaudir e agradecer o apoio; a camisola nº 12 foi retirada do plantel para sempre, e é exclusiva dos adeptos numa alusão ao 12º jogador; no início da época as claques voltaram a estar todas juntas na Curva Sul e acabaram-se as divisões e rivalidades; etc.

E aos aziados que nos acusam de andarmos a festejar como se já fôssemos campeões, apenas uma consideração: quem é que na época passada andava a cantar vitória e a dizer que ia ganhar tudo? Benfica... Eu só me pergunto: se o Porto e o Benfica passassem por aquilo que o Sporting passou nos últimos anos mas em especial na última época, os seus adeptos iam ter o espírito que têm tido os adeptos do Sporting? Somos únicos e especiais e tenho o maior orgulho na nossa massa associativa.

Para concluir:
Não somos candidatos ao título. Somos candidatos a voltar a ser o Sporting!
Orgulhosamente sportinguista! SL

10 comentários:

  1. :)) Não vou discutir futebol, porque nem sequer estou inteirada do assunto. Sou uma portista que foi sócia durante 25 anos, mas sem palas. Se não fosse azul, seria verde com toda a certeza.
    Parabéns ao teu Sporting :)

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Prefiro ver um campeonato discutido a três ou mais até do que alguém isolado na tabela, não dá tanta pica. E concordo contigo este ano o teu Sporting está com garra, com a força que o meu Porto teve noutros anos (e que ainda espero que recupere). Se há coisa que sempre admirei no Sporting enquanto clube foi a formação dos jogadores e a oportunidades que lhes dá de jogarem na equipa principal...acho importante fazerem esta aposta. O Porto faz muito de vez em quando, mas lá fica no banco de suplentes e e...o Benfica fez em tempo, lembro-me de João Pereira por exemplo. Dos três grandes penso que o Porto seja o pior nesse nível - sou sincera também não conheço muito bem este campo.

    Espero que o teu Sporting continue assim, mas que o meu Porto arrebite! E rápido para vocês não fugirem muito! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto uma falha (grande, na minha opinião) é Benfica e Porto pouco apostarem na formação. E isso acaba por se reflectir nas selecções: há cada vez menos jogadores portugueses a competir ao mais alto nível, o que acaba por se traduzir em menor qualidade e um leque de escolhas muito menor nas selecções.

      E o Sporting segue isolado na liderança, mas continua a ser um campeonato disputado a três. Porque a diferença pontual permite que sejamos igualados (em caso de empate) ou ultrapassados (em caso de derrota) ao mínimo deslize :P

      Eliminar
  3. Eu acho que está na altura de assumirem aa candidatura sim senhora! Praticam o melhor futebol em Portugal, são uma equipa a sério, estão em primeiro lugar isolados.. São candidatos sim senhora!

    (e sim, custa-me dizer isto publicamente lool)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto à candidatura, mantenho o que disse no post. E acrescento o que ouvi o Jorge Gabriel a dizer um dia destes no Trio d' Ataque: "Candidatos são todos os clubes que disputam o campeonato, enquanto houver possibilidades matemáticas. Ser favorito é claramente diferente de ser candidato" :P

      E é bom ver uma tripeira a dizer publicamente essas coisas tão bonitas (que até são verdade) :P

      Eliminar
  4. Eu continuo a dizer que o campeonato é melhor assim :) Parabéns pelo teu Sporting, mesmo!!! Até porque pelo menos enquanto andam a celebrar as vitórias do Sporting não celebram as derrotas do Benfica, que isso é que me irritava, e claro também não vou generalizar nem colocar todos os adeptos no mesmo saco, eheheheh.
    Eu, enquanto não tirarem de lá o arruaceiro que é o 11º treinador mais bem pago do mundo não pago mais as quotas :p

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ainda por cima és sócia xD isso é mau gosto ao quadrado xD
      O JJ não deve ficar lá muito mais tempo, deixa lá lol como a coisa anda este ano, cheira-me que no fim da época (se não for antes) leva um pontapé no cu xD

      Eliminar
    2. No fim da época já vai tarde meu caro :p E não, não sou sócia, não gasto dinheiro praticamente nenhum com futebol ;) Foi só uma maneira de falar...

      O gosto é algo muito pessoal, sou uma pessoa de bons gostos, caso contrário não vinha aqui ao teu canto mandar umas larachas, eheheheh, não concordas?

      Eliminar
    3. Vá, só tens mau gosto futebolístico, pronto :P

      Eliminar

Real Time Web Analytics