sábado, 14 de dezembro de 2013

Merdas que estragam uma noite de amena cavaqueira

"Atrás de mim virá quem de mim bom fará."

É só o que tenho a dizer...
Eu sei o que valho. Conheço-me bem, sobretudo desde o dia em que me "obriguei" a fazer introspecções periódicas, como se de uma máquina se tratasse e as diversas tarefas de manutenção fossem a chave para a durabilidade. Conheço a carrada de defeitos que tenho. Tal como conheço as virtudes. Não sou nenhum modelo de virtudes, nem nenhum poço de defeitos. O lado bom e o lado menos bom equilibram-se na maior parte do tempo.

Conhecendo-me bem como me conheço, sei que não sou propriamente a pessoa mais paciente do mundo. Mas também sei que quando alguém ganha a minha confiança e me leva a gostar desse alguém, a minha paciência vira elástico - estica, e estica, e estica. Se sinto empatia, amizade, amor, whatever, acabo por permitir demasiadas coisas. E às vezes abusam. Abusam da minha boa vontade, da minha paciência, das minhas tentativas de manter tudo bem nem que para isso procure esse alguém 500 vezes para acabar com mal-entendidos e azedumes desnecessários. E o quanto me irritam azedumes desnecessários.... Se me querem tirar do sério, respondam-me torto sem motivos aparentes: é meio caminho andado para me verem passado, sobretudo se perguntar 500 vezes "o que é que foi?" e o azedume continuar, em vez de se conversar sobre isso.

Isto tudo para dizer que a minha paciência é de facto como o elástico: estica... Até ao dia em que rebenta. E rebenta quando se nota uma tentativa de me fazer gato-sapato sem apelo nem agravo, quando se nota uma tentativa de forçar uma discussão sem pés nem cabeça. Apesar de não entender, de todo, os motivos aparentes do azedume, percebo que as pessoas têm diferentes sensibilidades. E por isso, faço um pedido de desculpa, seguido de uma explicação. Não surte qualquer efeito, para além da continuação do azedume. Faz-se um segundo pedido de desculpas e o azedume continua. Então porra, aí o elástico rebenta! Ou bem que as pessoas querem resolver mal-entendidos ou bem que não querem. Mas se não querem, deixem-se de amuos idiotas e de forçar discussões! Sobretudo quando não se tem moral nenhuma para falar, porque diariamente fazem o mesmo...

A minha paciência também se esgota... E como todas as pessoas têm as suas sensibilidades, eu tenho as minhas e há coisas que, definitivamente, não aturo. Sobretudo quando são excessivas e completamente desprovidas de sentido.

5 comentários:

  1. Também não tenho paciência para amuos e arrufos. A diferença é que a minha paciência não é elástica. Costuma partir no primeiro esticão.
    Não percebo porque razão um assunto discutido, se há de prolongar indefinidamente. Diz-se o que se tem a dizer e a vida continua. :/

    ResponderEliminar
  2. "Se me querem tirar do sério, respondam-me torto sem motivos aparentes: é meio caminho andado para me verem passado, sobretudo se perguntar 500 vezes "o que é que foi?" e o azedume continuar, em vez de se conversar sobre isso" - somos iguaizinhos. Nem dá para comentar porque de facto, disseste tudo.
    O que posso dizer, visto que na blogosfera nos conhecemos há pouco tempo, isso de me saltar a tampa acontece com mais probabilidade se eu gostar da pessoa. Se eu não gostar, relativizo mais mas nem sempre.
    E acontece se eu já tiver cedido 90% das vezes.
    Posso-te dizer que já fiz de tudo por quem gosto: já troquei de emprego, já mudei de cidade, já transformei a minha vida.
    E muitas vezes, não há elásticos que segurem as desilusões resultantes da Não cedência, Não resolução das coisas e do azedume que falas.
    Gosto muito de te ler, obrigada por tanto que chega a este lado.

    Beijinhos,
    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.com.pt

    ResponderEliminar
  3. Acho que fazes bem. Quando tentamos uma, duas, três vezes e mesmo assim não querem saber, olha, que se lixe. Eles é que perdem. Nós, bola p'ra frente.
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Como eu te entendo, quando sentimos empatia por alguém parece que nada do que essa pessoa nos faça de mal nos afecta até que um dia a paciência esgota-se e esgotam-se as desculpas para não armar confusão...a minha está perto de acabar... é muito mau sentir isso.
    Beijinhos
    idecidetobehappy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Obrigado a todos pelos vossos comentários.
    Já tudo se resolveu, de cabeça fria.
    Obrigado, mais uma vez

    ResponderEliminar

Real Time Web Analytics