Quando uma pessoa diz a outra que vai fazer uma coisa, mas afinal não vai fazer essa coisa mas sim outra, isso é ou não mentir?
Agradece-se o esclarecimento, ainda que a pergunta esteja descontextualizada (e também não vou contextualizar), porque gostava mesmo de compreender o raciocínio do ser humano...
"gostava mesmo de compreender o raciocínio do ser humano"!!!!!!!!!!!!!!! - Boa sorte com isso, Roger!
ResponderEliminarEntretanto, depois escreve um livro com as tuas descobertas e partilha-as!! ;)
Aquele abraço!
A mente humana é demasiado complexa para decifrar, meu caro...
EliminarAbraço
Rogerzito, para mim é mentir. :) Eu não compreendo mentiras piedosas... Mais vale ser sincero, sem meias palavras e meios sentires.
ResponderEliminarOra nem mais. Mentir, comigo não dá. E quem mente uma vez, mente duas ou três. E quem mente em coisas banais aos meus olhos é capaz de mentir nas coisas sérias. Prezo muito a honestidade. E prefiro SEMPRE uma verdade mais dura do que uma mentira piedosa!
EliminarNa minha opinião, quando uma pessoa diz a outra que vai fazer uma coisa e faz outra, só mente se já sabia que não a ia fazer no exacto momento em que disse que ia. Ou seja, só porque não fez a coisa que disse que ia fazer não significa que estivesse a mentir no momento em que disse que faria.
ResponderEliminar"só mente se já sabia que não a ia fazer no exacto momento em que disse que ia." - isto!
EliminarNão vou contextualizar a situação, que não é para isso que serve este blog. Mas mesmo que fosse como descreves na segunda frase, no contexto em que foi, ocultar também não seria bonito. Mas enfim, não vou divagar, porque isso ia levar-me a ter que contextualizar e não vou fazê-lo de todo.
Quando disse "no exacto momento em que disse que ia", quis dizer "aquando da verbalização" e não "no momento futuro em que a acção "prometida" deveria decorrer". Acho que agora fui mais clara :P
EliminarOcultar e mentir também não é igual, ainda que eu perceba que não gostes de nenhuma (quem gosta?). Ocultar é não falar para não complicar uma situação provavelmente já complicada. Mentir é afirmar que determinada coisa nunca aconteceu mesmo quando se é colocado diante dessa pergunta. Muitas vezes o que se oculta tem prazo de validade, e aguarda apenas o momento em que a relação (seja de que género for) esteja solidificada o suficiente para que se queira partilhar o que outrora foi ocultado. E partilhar porque se sente vontade disso tem tão mais valor do que despejar tudo de uma vez (demasiadamente cedo). Porque despejar soa-me a uma forma de dizer "ainda não vivemos o suficiente para que queira contar-te absolutamente tudo de mim [ou: ainda não sou confiante o suficiente para te contar tudo sobre mim], mas vou fazê-lo mesmo assim na esperança que a confiança cresça três milésimos de segundo depois disso".
É difícil conseguir fazer-me entender sem contextualizar...
EliminarEntendo o que queres dizer, mas não foi isso que aconteceu...
Desiste, que nunca vais compreender. xD
ResponderEliminarPois, I know :/
EliminarBem, pode sempre acontecer a pessoa ter intenções de fazer a primeira opção e depois, por qualquer motivo não o poder fazer e ter de optar por uma alternativa. Nesse caso poderá ser simplesmente um imprevisto, mas claro que tentará sempre avisar da alteração de planos.
ResponderEliminarSe for propositado, a mim parece-me estar a mentir. Eu pelo menos sentir-me-ia desrespeitada, quiçá traída, dependendo da gravidade da situação.
Respondi ao que pretendias? ;)
beijinho
Respondeste sim :)
Eliminar"Se for propositado, a mim parece-me estar a mentir. Eu pelo menos sentir-me-ia desrespeitada, quiçá traída, dependendo da gravidade da situação." - bingo, that's how I feel...
Oh :(
EliminarSei que custa, mas com o tempo vais superar e vais deixar de dar importância ao que essa pessoa fez. Mais, vais deixar de dar importância a essa pessoa e pronto...assunto resolvido. ;)
beijinho
É isso mesmo :)
EliminarBeijinho
Mentir, é mentir ponto final. Blá Blá blá...porque sim mas também...tretas.
ResponderEliminarBom dia Rogerzito:)
Nem mais, Surizinha. Como diria alguém conhecido do mundo do futebol, "um vintém é um vintém, um cretino é um cretino". E eu digo "um vintém é um vintém, uma mentira é uma mentira".
EliminarSe foi propositado... Sim! Isto é, se te disse que ia fazer "x" quando sabia que ia fazer "y" !
ResponderEliminarOu se já estava a fazer "y".
EliminarBingo.
Se ja estava a fazer ainda era pior ... =/
ResponderEliminarYap....
Eliminar:x Abracinho *
ResponderEliminarObrigado *
EliminarTudo passa :)
Mentir é sempre mau... No matter what...
ResponderEliminarSe decifrares a mente humana, do share! :)
Mentir é sempre algo que condeno.
EliminarAo fim de 26 anos, começo a achar que decifrar a mente humana é tarefa impossível xD mas se eu descobrir como fazê-lo, eu aviso :P
Olá Roger,
ResponderEliminarNão sou a favor da mentira mas há muitas situações que julgamos que houve mentira e foi ocultar algo sem ofensa para ambas as partes, e este caso tem uma pergunta que pode ter algumas respostas, depende muito da relação que tu tens com essa pessoa.
Sendo pessoal acho que a resposta vai vir com calma, não vale a pena julgar, eu tento sempre me colocar no lugar da outra pessoa e se teve alguma razão para fazer ou ter essa atitude. Não quero com isto dizer que se deve mentir ou ocultar, acho apenas que a cabeça deve estar fria e o julgamento se tiver que ser feito que seja depois e não numa altura quente ou explosiva.
Espero que tudo se resolva e desculpa se não ajudei de todo.
Abraço e bom fim-de-semana.
Omitir é diferente de mentir, Sérgio. E neste caso foi uma mentira, não uma omissão. E mentiras é algo que eu condeno. Não compactuo com mentiras, de todo.
EliminarObrigado, bom fim-de-semana.
Grande abraço
Pode ter sido uma mudança de planos de ultima hora...digo eu...
ResponderEliminarNot really...
Eliminar