sábado, 8 de março de 2014

Dia do Homem...surpreender as mulheres da sua vida! (repost do antigo blog)

Há um ano atrás, no antigo blog, escrevi um post a assinalar a data de hoje. Como considero que esse mesmo texto diz tudo o que eu poderia dizer hoje, volto a postá-lo aqui.

Hoje comemora-se o Dia da Mulher.
Uma efeméride como tantas outras. Sim, acho relevante existir um dia especial que homenageie as mulheres. Mas elas devem ser cuidadas, amadas, respeitadas e bem tratadas todos os dias. De que serve assinalar a data mas depois maltratar as mulheres ao longo do ano? É um pouco com o Dia dos Namorados: o amor deve ser comemorado diariamente.

Homem que é homem respeita todas as mulheres da sua vida, em todos os dias da sua vida. Muitas vezes falamos em maus-tratos. Não existem só os físicos. Muitas vezes a violência psicológica é mais forte e dói mais do que a física. A chantagem emocional, as traições, as mentiras, as humilhações, ... Tudo isso é violência. E quem o faz nem merece ser chamado de homem, tal é a pequenez e a pobreza de espírito. Homem que é homem respeita a sua mulher, a sua mãe, as suas irmãs, as suas sobrinhas, as suas cunhadas, as suas primas, as suas tias, as suas avós, as suas amigas, as suas colegas de trabalho, ... E as desconhecidas com quem se cruza na rua.

Hoje celebra-se o ser mulher. Eu sou um homem que gosta de mulheres mas que acima de tudo gosta DAS mulheres. Não sou um falso moralista e tenho defeitos, como qualquer pessoa. Mas pouca coisa me indigna tanto como os maus-tratos ao sexo feminino. Eu sou daqueles que interfere em situações de violência em público, porque acho o lema "entre marido e mulher não se mete a colher" a coisa mais estúpida do mundo. É um incentivo à violência doméstica! E a violência doméstica é um crime público, pode ser denunciado por qualquer pessoa e, na minha opinião, todo o cidadão deve denunciar essas situações. Já presenciei, já interferi, já denunciei. As pessoas que me são próximas vivem de coração nas mãos: um dia posso apanhar um maluco pela frente e levar um tiro ou uma facada. Mas não consigo assistir, impávido e sereno, a situações de violência contra mulheres e crianças, é uma coisa que me tira completamente do sério. Sinto-me na obrigação de fazer algo, a minha consciência assim o obriga!

Há que abolir o machismo também. Defendo a igualdade de direitos. Indigna-me que, em pleno século XXI, ainda existam mulheres a ser despedidas quando engravidam. Indignam-me também, perdoem-me a franqueza, os movimentos feministas: são contra o machismo e defendem a mesma teoria, mas no sentido inverso? Sou pela igualdade de direitos e qualquer extremismo, por parte de homens ou mulheres, é coisa que me tira do sério. Mesmo que as mulheres sejam os seres mais maravilhosos do mundo, mesmo que estejam identificadas as diferenças entre os sexos (porque as há, psicológicas e obviamente físicas), como cidadãos devemos ser tratados por igual. Porque acima de tudo somos humanos. E a Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que "toda a pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição". Não ao extremismo, por favor.

A todas as mulheres que fazem ou fizeram parte da minha vida, sem excepção, um obrigado por existirem e um grande beijinho. Um beijo especial às duas grandes mulheres da minha vida, a minha mãe e a minha namorada - amo-vos com todas as minhas forças, vocês são o meu maior orgulho!

Deixo ainda um beijinho a uma mulher que estará eternamente ligada à história da minha vida: a mãe do filho que o destino quis que não nascesse. Curiosamente, hoje também é o seu aniversário. Parabéns Carolina.

Last but not least, um beijinho a todas as seguidoras aqui do cantinho :)

Feliz Dia da Mulher a todas!

4 comentários:

  1. Na parte que me toca... Obrigada! ;) Feliz Dia para ti tb... que as Mulheres da tua vida são umas sortudas! Beijinho Roger

    ResponderEliminar
  2. Man! I feel like a woman

    Achei que devias ter banda sonora ehehe :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah é bem :P obrigado pelo complemento ao post :P

      Eliminar

Real Time Web Analytics