Há um ano atrás, estávamos em eleições. Faz hoje um ano que Bruno de Carvalho foi eleito presidente do Sporting Clube de Portugal, o meu clube do coração. E sabem o que vos digo? Só lamento não ter contribuído (porque não sou sócio - mas pretendo sê-lo!) para que o homem fosse eleito de forma mais expressiva. Bruno de Carvalho tem sido o presidente que o Sporting precisava já há muito tempo.
Este primeiro ano superou qualquer expectativa. Em termos desportivos, os resultados estão à vista. A aposta no treinador surpreendeu, mas já é aposta ganha. Na equipa, apostou-se sobretudo na prata da casa, não só por necessidade mas também por uma questão de identidade: BdC sempre deixou bem claro que era sua intenção que o clube fosse visto como um formador de excelência. Reforçou apenas algumas posições onde havia lacunas, sendo que a maioria se revelou aposta ganha (Maurício, Jefferson, Montero, Slimani). Nesta altura, temos já garantida matematicamente a presença nas competições europeias, ou seja na Liga Europa já estamos de certeza, estando bem encaminhado o apuramento para a Champions. Matematicamente ainda podemos ser campeões, embora seja improvável, mas também nunca foi o objectivo desta época ("não se passa da pior época de sempre para a melhor época de sempre"). Tudo indica que podemos acabar esta época em segundo lugar, à frente do FC Porto, o que já não acontecia há alguns anos. Na pior das hipóteses, podemos terminar em terceiro, ainda assim indo à Champions (mas passando pela pré-eliminatória). Ficámos prematuramente afastados das Taças (well, a Taça da Liga ainda é um problema por resolver), mas não foi por falta de qualidade futebolística! Tudo isto com um orçamento bastante reduzido (só o Danilo, do FC Porto, custou mais do que TODO o plantel do Sporting).
Valorizámos os nossos activos, nomeadamente William Carvalho que há um ano atrás andava a rodar no campeonato belga e que actualmente é titular indiscutível no Sporting e internacional da Selecção A (e tem também sido apontado como o Jogador do Ano da Liga Portuguesa). Mas para além de William, podemos ainda falar do crescimento de Adrien e Cédric (e o Patrício já há muito que é aposta ganha). Conseguiu valorizar dois activos que era do conhecimento público que não queriam jogar pelo Sporting, e eu sou da opinião que quando assim é, venham propostas decentes e deixe-se sair o jogador: não queremos balneários minados por meninos mimados. Desta forma, despachou o Bruma e o Illori, encaixando mais de 17 milhões de euros por dois putos que poucas vezes tinham calçado pela equipa principal - excelentes negócios portanto. Blindou ainda os nossos futuros e actuais craques, com cláusulas de rescisão decentes, para mostrar que a época de saldos pertence ao passado.
Depois, o trabalho menos visível mas nem por isso menos importante. BdC conseguiu dar um novo fôlego ao Sporting. Conseguiu a aprovação da reestruturação financeira, conseguiu levá-la adiante, travando uma dura batalha com a banca. Reduziu a despesa do clube, sobretudo nos custos com pessoal. O encaixe financeiro da venda de jogadores aliado à redução da despesa permitiu que o Sporting acabasse o primeiro trimestre da época com 7,2 milhões de euros de lucro (em contraste com os 7,7 milhões de prejuízo em igual período da época passada), sendo o único "grande" a registar lucro. Avançou com a já há muito esperada auditoria, onde acredito que se vão descobrir os podres do passado que levaram o Sporting a um estado de falência técnica.
Mas Bruno de Carvalho não se ficou pelas mudanças no Sporting. Apresentou propostas concretas que visam melhorar o estado actual do futebol português: há quanto tempo não víamos ninguém a mexer-se nesse sentido?! Vemos também um presidente que quer devolver a honra e o prestígio que o clube merece, fazendo frente à corrupção, às más arbitragens, aos poderes instalados (sobretudo mais a Norte, if you know what I mean). Não se calando face às injustiças. Não sendo satélite de ninguém (nos últimos anos, em muitos momentos parecia que o Sporting era um satélite do Porto). Não se deixando pisar, não aturando gozos e vexames. Basicamente, Bruno de Carvalho tem sido um homem com tomates! Há momentos em que acho que se terá excedido em algumas palavras, há momentos em que não concordo a 100% com ele. Mas tenho a dizer que desde os longínquos anos de presidência de João Rocha que não tínhamos um presidente tão à altura do clube.
Bruno de Carvalho sabe o que faz. Passou a vida a preparar-se para isto. Não só tem um amor gigante ao clube (sendo por isso de facto um de nós, ficando definitivamente para trás a longa lista de presidentes de cabeça de cotonete ligados à banca e armados em finos), como de facto foi pautando a sua vida à espera deste momento: é licenciado em Gestão, mestre em Gestão Desportiva, tem o nível II de curso de treinador da UEFA, foi vice-presidente da Secção de Hóquei em Patins e também da Associação de Patinagem do Sporting. Por isso, sabe o que faz. E tem um amor ímpar ao clube. É o melhor presidente que me lembro de ver no meu Sporting (não sou do tempo de João Rocha).
Quando BdC foi eleito (e sempre foi o candidato que apoiei), estava confiante mas também expectante. Não queria que as minhas expectativas fossem defraudadas, pelo que estava numa de "ver para crer". Um ano depois, posso dizer que confio no trabalho de Bruno de Carvalho. Aliás, mais que isso: aplaudo! Um ano depois, as minhas expectativas não só não foram defraudadas como ainda foram largamente superadas. E só espero que BdC se mantenha como presidente do Sporting Clube de Portugal durante muitos e bons anos, e que esses anos acabem com muitas vitórias!
Post agendado
Onde é que eu posso subscrever este post? :)
ResponderEliminarGrande abraço!
Considera-o subscrito :P
EliminarAbraço