domingo, 22 de setembro de 2013

Primeiro rugido do leão aqui no tasco

Tinha prometido a mim mesmo (e cheguei, inclusive, a comentar com uma blogger) que só ia falar do meu Sporting depois da 5ª jornada. E é o que vou fazer - apesar do meu clube me ter presenteado com a pior exibição até ao momento precisamente na 5ª jornada.

Há muita coisa para dissecar, uma vez que estive em silêncio desde Maio/Junho. Não segui com muita atenção a pré-época (só vi 2 jogos) mas tenho visto todos os jogos do campeonato (nem sempre com a atenção necessária, por estar a trabalhar). Por isso o post vai ser longo, get ready.

Vou começar pelo mais importante e mais visível: o bom trabalho que tem sido desenvolvido na equipa de futebol. O Sporting decidiu assumir o que já devia ter assumido há muitos anos: somos um clube que assenta na base da formação, é essa a nossa identidade e por isso vamos potenciá-la. Temos ali muitos putos com talento e não é por acaso que nos últimos 2 jogos, 7 dos 11 titulares eram provenientes da nossa academia (Patrício, Eric Dier, Cédric, Adrien, William Carvalho, André Martins e Wilson Eduardo). São putos com talento e com amor à camisola, que dão tudo por tudo e que sentem o Sporting - dos mal-agradecidos falarei depois. Estamos a ter o melhor início de campeonato dos últimos 17 anos, salvo erro, e isso é de valor, sobretudo depois de tanta gente nos marcar o funeral no ano passado.

Patrício é o dono incondicional da baliza e felizmente conseguimos segurá-lo novamente (mas tenho noção que quase de certeza que será o seu último ano de leão ao peito - sobretudo se a selecção portuguesa se apurar para o Mundial do próximo ano e se sobressair nessa competição, porque o jogador vai valorizar). Maurício e Montero foram as melhores contratações. Ambos me têm surpreendido: o primeiro é um lutador e o segundo um goleador. Jefferson, na lateral esquerda, também se tem mostrado uma boa aposta. William Carvalho é a grande surpresa: um puto talentoso, que se entrega de corpo e alma e que tem tudo para ser o patrão do meio-campo. Aliás, aquele meio-campo com ele, Adrien e André Martins está poderoso! Acrescento ainda que me mantenho expectante com o Slimani - por causa de Montero ser uma aposta ganha desde o primeiro jogo, o argelino ainda não teve oportunidade de mostrar serviço uma vez que tem jogado muito pouco (só tem entrado nos últimos minutos).

As boas exibições, aliadas aos bons resultados, têm levantado a lebre sobre as ambições do Sporting. Incrivelmente, os mesmos que vaticinavam a morte do Sporting há meia dúzia de meses, são os que agora pressionam para que em Alvalade se assuma a luta pelo título. Confesso que esta conversa, que tem surgido em quase todas as conferências de imprensa, já me anda a enjoar. Porque, como sportinguista, sou o primeiro a dizer que não peço ao meu clube que lute já este ano pelo primeiro lugar. Vamos lá ver... Estamos a falar de um clube em reestruturação! A todos os níveis! Às vezes é preciso bater no fundo para conseguir voltar à tona, e é isso que se passa com o Sporting. É preciso calma, paciência e sobretudo dar ritmo competitivo a todos estes jovens. O que se pode exigir, isso sim, é que o Sporting volte a onde pertence: aos lugares cimeiros, ao lote dos 3 grandes. Logo, o que se exige é uma classificação no pódio. Mas o título? Aliás, pior: falar já nas primeiras jornadas na possibilidade de sermos campeões?! Lá para o Natal podemos ter uma noção daquilo a que podemos ambicionar, mas por favor não embandeiremos em arco! A equipa ainda tem muito para crescer, e o jogo de hoje foi prova disso. Tenho uma esperança renovada no meu clube, sim, mas não peço milagres!

Desde que foi anunciada a contratação do Leonardo Jardim para treinador que tenho algumas reservas quanto à escolha. Reservas essas que mantenho. Serei o primeiro a dar o braço a torcer se estiver enganado, mas por enquanto..... Estou como S. Tomé: ver para crer.

E agora é tempo de dar destaque ao bom trabalho que tem sido feito por esta direcção. Bruno de Carvalho trouxe, sem dúvida, um novo fôlego ao Sporting. É um lufada de ar fresco, um romper definitivo com o passado. Tem apresentado uma boa gestão e boas soluções, desportiva e financeiramente. Tem-se mostrado sempre disponível para esclarecer os sócios e adeptos, com os já famosos comunicados que andam a fazer comichão a muito boa gente mas que, a meu ver, são irrepreensíveis no que toca ao esclarecimento das diversas situações que têm surgido. O caso Bruma foi extremamente bem gerido, bem como o de Tiago Illori: duas vendas que podem ascender aos 20 milhões no somatório (se forem atingidos os objectivos estipulados) de dois jogadores que claramente só iam minar o balneário uma vez que não tinham qualquer interesse em vestir a verde e branca. Melhor: duas transferências a um preço fenomenal, se tivermos em conta que eram dois putos que só fizeram meia dúzia de jogos pela equipa principal e que ainda não mostraram nada no futebol profissional!

Uma última palavra sobre a massa associativa. Tem sido arrepiante o apoio que a equipa tem tido. Nos dois jogos fora (em Coimbra, frente à também minha Académica, e no Algarve, frente ao Olhanense) parecia que estávamos a jogar em casa. E quando jogamos em casa, os cânticos de apoio abafam os comentadores nas transmissões televisivas! A massa associativa do Sporting é, sem dúvida, a melhor em Portugal. Até porque, como já ouvi muita gente dizer, e bem, se fossem o Benfica e o Porto a passar por tudo o que o Sporting tem passado, as coisas não se passariam assim. Aliás, basta ver o que se tem passado no outro lado da 2ª Circular.

A casa foi limpa, o orçamento "familiar" está a ser bem pensado e bem gerido e este é sem dúvida o melhor Sporting das últimas duas décadas, a todos os níveis. Agora? Pensar jogo a jogo, aproveitar o facto de não estarmos em competições europeias para nos dedicarmos a 100% ao campeonato (há males que vêm por bem) e mostrar a todos aqueles que nos tentaram derrubar que o leão está vivo e de boa saúde.

Sporting sempre!

7 comentários:

  1. "Estamos a ter o melhor início de campeonato dos últimos 17 anos, salvo erro, e isso é de valor, sobretudo depois de tanta gente nos marcar o funeral no ano passado."

    "William Carvalho é a grande surpresa: um puto talentoso, que se entrega de corpo e alma e que tem tudo para ser o patrão do meio-campo. Aliás, aquele meio-campo com ele, Adrien e André Martins está poderoso!"

    "Tenho uma esperança renovada no meu clube, sim, mas não peço milagres!"

    "Desde que foi anunciada a contratação do Leonardo Jardim para treinador que tenho algumas reservas quanto à escolha. Reservas essas que mantenho. Serei o primeiro a dar o braço a torcer se estiver enganado, mas por enquanto..... Estou como S. Tomé: ver para crer."

    "Bruno de Carvalho trouxe, sem dúvida, um novo fôlego ao Sporting. É um lufada de ar fresco, um romper definitivo com o passado."

    "A massa associativa do Sporting é, sem dúvida, a melhor em Portugal."

    "Sporting sempre!"

    É o resumo daquilo que eu penso!

    ResponderEliminar
  2. Não sendo "leoa", concordo que o SCP tem feito jogos muito bons quer a nivel de resultado quer a nivel das exibições.

    Quanto ao Jardim, desde que o ouvi chamar "Monteiro" ao Montero.. pah, não me passa a imagem de pesosa credivel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neverzinha, o homem é madeirense, dá o desconto ao sotaque pah xD
      Há erros piores... tipo não tirar o Wilson Eduardo no jogo com o Olhanense, quando estava a fazer um jogo miserável :P
      Mas a ver vamos :)

      Eliminar

Real Time Web Analytics